Um HPA-IMT é uma aeronave movida exclusivamente à potência humana ou Human-Powered Aircraft. No Instituto Mauá de Tecnologia o HPA é um tema prático de Projetos e Atividades Especiais (PAEs), objeto principal de dedicação dos alunos da disciplina de Projeto Básico de Aeronaves e ainda um objeto de desenvolvimento de vários Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). O HPA-IMT, denominado Tuiuiú, passou a ser mais seriamente estudado e projetado pelos alunos de Engenharia e Design, a partir de 2017.
Seu principal objetivo é oferecer um tema de aprendizagem centrada em projeto com desafios significativos, técnicos e comportamentais, aos alunos interessados, que podem ser provenientes de qualquer série ou curso oferecido pela Mauá. A participação no projeto assegura aos alunos a exposição necessária para desenvolvimento de habilidades e competências em várias frentes, já que engloba multidisciplinaridade, trabalho em equipe com diversidade, o desenvolvimento completo de um produto da sua concepção com base em requisitos até a sua operação, restrições orçamentárias, busca de soluções tecnológicas, de patrocinadores, envolvimento com a indústria e outras instituições de ensino. O projeto também visa envolver e motivar alunos de Instituições de Ensino Médio para estimular a formação de pessoas e disseminação de conhecimentos nas áreas de Ciências, Tecnologias, Humanidades, Engenharia e Matemática.
O projeto não tem um cronograma fixo já que seu principal propósito é didático, no entanto os envolvidos têm a oportunidade real de pensar, contribuir, conceber, projetar, construir e voar um HPA funcional, com potencial para tornar-se o primeiro capaz de voo sustentado e controlado no Brasil.
Etapa A: Voo retilíneo, com (i) decolagem não assistida, (ii) voo estável de pelo menos 60 metros a uma altura em que o efeito solo seja desprezível (em torno de 3 m sobre a pista); (iii) pouso sem danos. A aeronave deve demonstrar repetibilidade nesse voo.
Etapa B ou Circuito "8": Cumprimento das regras da "Kremer" (The Royal Aeronautical Society I, 1974). Nesta etapa a aeronave deve demonstrar estabilidade longitudinal e látero-direcional, além de sua capacidade de controle nos 3 eixos
Etapa C ou HPAs: Cumprimento das regras da competição Kremer Human Powered Aircraft for Sport (The Royal Aeronautical Society - II, N/A). Nesta etapa a aeronave demonstra integralmente sua estabilidade, capacidade de controle nos 3 eixos e a elevada integridade estrutural necessária para fazer curvas mais fechadas e voar contra ventos moderados.
Mais de 60 alunos da Mauá já participaram e contribuíram para o projeto Tuiuiú, desde 2017, e cerca de 8 professores estão disponíveis para oferecer mentoria no projeto. Atualmente conta também com o envolvimento e apoio da Flyer Industria Aeronáutica®, DuPont®,ANSYS®, ESSS® e Dassault Systèmes®.
Responsável: Prof. Dr. Joseph Youssif Saab Junior