O InovaMauá é uma organização de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia que desenvolve projetos, ideias e campanhas capazes de inovar e promover a sustentabilidade, buscando sempre envolver nossos pilares em nossos desafios.
Com diversas pesquisas, muito estudos e experimentos buscamos verificar se as ideias são aplicáveis na prática. Quando obtemos sucesso nos desenvolvimentos, nosso trabalho é levado para competições acadêmicas, feiras e eventos internos e externos para divulgarmos nossas ideias e avanços.
Em 2018 três projetos foram desenvolvidos: confecção de biopolímero a partir de amido de mandioca, tratamento de água contaminada com o uso de algas e material compósitos a base de papel reutilizado.
Desenvolvemos campanhas para incentivar a reciclagem e a economia circular, como o uso consciente dos copos plásticos dentro do campus e o Mauá recicla.
Em 2019 foram elaborados dois projetos: o tratamento de água contaminada com metais pesados através das fibras da casca de banana e do coco; e o desenvolvimento de uma biofralda inteligente geriátrica, onde além de possuir um material sustentável a fim de substituir o plástico, também foi construído um sensor para que fosse possível alertar o cuidador e/ou responsável do idoso, através de um aplicativo para smartphones, o momento mais adequado para a troca da fralda.
Em 2020 dois projetos foram desenvolvidos: criação de um centro comunitário sustentável e um aplicativo educacional sobre uso e descarte de resíduos.
Participamos de um Hackthon onde ficamos entre as 20 equipes finalistas.
Desenvolvemos uma campanha com a Startup Trash2Money para coleta de resíduos na faculdade para posterior reciclagem.
Os pilares do INOVA são:
- Engenharia;
- Ética;
- Sustentabilidade;
- Educação;
- Originalidade;
- Pensamento crítico;
- Inovação.