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Regra para a Monitoração e Auditoria de Segurança da Informação

Introdução

O usuário dos recursos de tecnologia da informação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é informado, por meio da política de segurança da informação, de que a utilização feita por ele dos acessos concedidos para possa desempenhar suas atividades administrativas ou acadêmicas é monitorada e auditada.

A monitoração dos usos dos recursos de tecnologia da informação é uma medida de controle para minimizar os riscos de que malwares, ataques, invasões, ações mal-intencionadas, erros operacionais, erros humanos e outros tipos de ameaças cibernéticas afetem o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e as pessoas que participam de suas atividades.

A auditoria de segurança da informação, por outro, é uma verificação periódica, executada por equipes internas ou externas, da robustez das medidas de controle de riscos implementadas.

Bases Legais da Monitoração e da Auditoria

As bases legais para a monitoração e para a auditoria de segurança da informação são as leis brasileiras que tratam da obrigação das organizações de proverem ambiente seguro de trabalho para os seus colaboradores e prover serviços que não coloquem em risco os clientes de seus serviços.

Entre estas leis se destaca a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que traz para as organizações que são agentes de tratamento de dados a exigência de aplicarem medidas de segurança da informação aptas a protegerem os titulares contra os riscos de vazamento ou uso inadequado dos seus dados pessoais.

Aplicação da Monitoração e da Auditoria

A monitoração de segurança da informação e a auditoria são executadas de forma impessoal e tem por base, além dos registros (logs) e trilhas de auditorias de sistemas, os alertas gerados por ferramentas de segurança como AntiSpam, antivírus, firewall, sistema de prevenção de intrusão (IPS), sistema de prevenção ao vazamento de dados (DLP) e outras similares.

Grupos com Acessos Privilegiados ou Maior Exposição ao Risco

Para grupos de usuários que tenham acessos administrativos aos sistemas do Instituto Mauá de Tecnologia ou, por motivo de sua função, exerçam atividades mais expostas aos ataques cibernéticos, o acompanhamento do uso dos recursos de tecnologia é mais abrangente e a efetividade dos controles aplicados sobre eles é um dos focos principais das auditorias externas e internas de segurança da informação.

Confidencialidade da Monitoração e das Auditorias

A monitoração de segurança da informação e as auditorias de segurança da informação são conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e as informações que trata são classificadas como confidenciais.

O propósito da monitoração é identificar incidentes de segurança da informação e permitir a resposta efetiva aos incidentes de segurança da informação. Para este propósito, os dados pessoais coletados e analisados são o userid e os registos, trilhas de auditoria e alertas de ferramentas de segurança sobre o uso efetuado pelo usuário dos recursos disponibilizados pelo IMT.

Em casos de incidentes de segurança da informação estes dados podem ser retidos como evidências do incidente e utilizados pelo jurídico do IMT na condução de eventuais medidas legais.

O tratamento de dados pessoais para fins de monitoração é conduzido em conformidade com as políticas de segurança da informação e de privacidade do IMT, em caso de dúvidas sobre este tratamento, o usuário pode consultar o DPO IMT.

Revisão

Jean Marcos Barbosa de Souza
Analista de Segurança

Carlos Alberto Iglesia Bernardo
Consultor

Aprovação

João Carlos Corrêa
Gerente de TI

A GTI aprova esta política e autoriza sua publicação e vigência

Versão: 1.0
Data: 19/09/2023
Autor: IT Secure / GTI