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Mauá contra Coronavírus

Comunicado - 17 de agosto de 2021

Comunicado sobre a retomada segura das aulas presenciais na Mauá

As atividades práticas já estão ocorrendo presencialmente e aos poucos vamos, com respeito às medidas de segurança preconizadas pelas autoridades da saúde, voltando a ter outras atividades presenciais.

O cronograma de retomada das atividades presenciais é o seguinte:

- aulas de laboratório, atividades de trabalho de conclusão de curso, de iniciação científica e competições acadêmicas: já estão ocorrendo presencialmente.

- aulas de exercícios e projetos: retorno ao modo presencial até 30.08.

- aulas de teoria: retorno ao modo presencial até 13.09.

Como há limite para ocupação segura das salas de aula, pode ser necessário algum tipo de revezamento entre alunos ou alterações de horários para divisão de turmas. Se necessário, isso será tratado pelos coordenadores de curso e responsáveis por disciplinas, com a devida comunicação aos estudantes.

Embora a presença às aulas de laboratório seja obrigatória, compreendemos que alguns alunos podem estar impedidos de comparecer neste momento. Assim, a partir de setembro serão oferecidas formas de reposições, que serão organizadas pelos responsáveis por disciplinas, com a devida comunicação aos estudantes.

As aulas de exercícios e teoria que voltarem a ser presenciais ocorrerão com transmissão das aulas via Zoom para aqueles que não puderem comparecer.

De acordo com o planejamento pedagógico de cada curso, algumas aulas de teoria permanecerão a ocorrer apenas remotamente, de forma síncrona, até o final do ano. Isso foi decidido pelos coordenadores de curso em conjunto com os responsáveis por disciplinas, Núcleos Docentes Estruturantes e Colegiados de Cursos e os estudantes serão devidamente comunicados.

Nos programas de pós-graduação, as orientações específicas de cada módulo já estão sendo transmitidas pelos professores e coordenadores.

Por fim, reiteramos a importância de todos seguirem as recomendações de higiene e distanciamento propagadas pelas autoridades, permanecendo em casa na eventualidade de algum sintoma que possa estar associado à infecção pelo Coronavírus.

Reitoria

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Comunicado - 14 de julho de 2021

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Comunicado - 07 de julho de 2021

Reabertura do Campus para atividades de TCC, Competição Acadêmica e Iniciação Científica

Com a publicação do DECRETO Nº 65.849, DE 6 DE JULHO DE 2021, está autorizada a retomada das atividades práticas nos cursos de educação superior, respeitando-se os protocolos de distanciamento, higiene e segurança.

Neste mês de férias escolares, poderão ser realizados trabalhos práticos de iniciação científica (IC) e de conclusão de curso (TCC). Poderão ser também retomadas as atividades práticas nos laboratórios das equipes de competição acadêmica.

A Mauá se preparou para receber os alunos com segurança. Para isso, fez adequações no Campus. As medidas tomadas somente serão eficazes com a sua colaboração. Portanto, a todos da comunidade Mauá será exigido:

  • trazer e utilizar máscaras;
  • higienizar frequentemente as mãos;
  • respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m;
  • portar seu próprio álcool em gel para utilização quando estiver distante dos "dispensers" instalados no campus;
  • seguir as instruções de higiene e segurança dos técnicos e profissionais dos laboratórios;
  • deixar o campus logo após o término de sua atividade;
  • portar sua própria água para beber, evitando, assim, o risco decorrente do contato com os bebedouros.

Para as atividades de TCC e IC é necessário realizar o agendamento prévio com a equipe técnica do laboratório.

Acesse aqui para o agendamento

O agendamento para uso de oficinas e laboratórios por parte de membros de equipes de competição acadêmica deverá ser feito pelo supervisor da atividade

Reitoria

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Comunicado - 24 de março de 2021

Em decorrência das antecipações de feriados nos municípios de São Paulo e São Caetano do Sul, serão suspensas as aulas nos dias 29 (segunda-feira), 30 (terça-feira) e 31 de março (quarta-feira).

Nos dias 1° (quinta-feira Santa), 2 (sexta-feira Santa) e 3 de abril (sábado Santo), também não haverá aulas, conforme previamente estabelecido nos calendários escolares.

Reitoria

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Comunicado - 05 de março de 2021

Prezados Alunos,

Durante a fase vermelha do Plano São Paulo, não realizaremos atendimentos presenciais nos campi de São Caetano do Sul e São Paulo.

Caso necessite de atendimento, entre em contato com o setor por e-mail. Seguem abaixo os endereços eletrônicos de contato.

Central de Relacionamento:

Reitoria

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Comunicado - 26 de fevereiro de 2021

Prezados alunos,

Como já esclarecemos anteriormente, o ensino superior não pode ter atividades presenciais nas fases laranja e vermelha do Plano São Paulo. Infelizmente, nossa região regredirá da fase amarela para a laranja na próxima segunda-feira, 01.03. Em decorrência disso, as atividades presenciais com alunos estarão suspensas a partir de segunda-feira.

Os professores responsáveis por disciplinas com atividades presenciais comunicarão aos alunos e farão os devidos esclarecimentos sobre os procedimentos a seguir durante essa fase.

Reitoria

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Comunicado - 05 de fevereiro de 2021

Com o retorno da Grande São Paulo para a fase amarela, voltamos a ter autorização para atividades presenciais no campus com limite de ocupação de até 35% dos matriculados. Nossa prioridade é realizar aulas práticas e de laboratório presencialmente, o que acontecerá a partir de 18.02.2021.

As atividades de recepção e integração dos calouros, que acontecerão de 08 a 12.02 serão remotas.

Para que o retorno seja seguro, reforçamos as seguintes determinações:

  • trazer e utilizar máscaras;
  • higienizar frequentemente as mãos;
  • respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m;
  • portar seu próprio álcool em gel para utilização quando estiver distante dos recipientes instalados no campus;
  • seguir as instruções de higiene e segurança dos técnicos e profissionais dos laboratórios;
  • chegar apenas no horário da aula para evitar aglomerações nos prédios e corredores;
  • deixar o campus logo após o término de suas atividades;
  • utilizar o protetor facial nos ambientes em que ele for exigido;
  • permanecer em casa se tiver algum sintoma.

Reitoria

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Comunicado - 25 de janeiro de 2021

Seja qual for a fase do Plano São Paulo em que estivermos, estamos preparados para 2021. Na Mauá terá aula!

A Mauá se orgulha por ter mantido os cursos em andamento ao longo de 2020 e com alta qualidade, apesar de todas as condições adversas e inesperadas. Para que isso fosse possível, foi essencial o engajamento dos alunos, professores e corpo técnico-administrativo. Seja atuando remotamente ou presencialmente, nossos professores mostraram sua competência. As aulas remotas eram realizadas de forma síncrona, respeitados os horários previamente estabelecidos, por meio de recursos digitais robustos.

Infelizmente, ainda há restrições impostas pela pandemia. Devemos obedecer o Plano São Paulo e mais especificamente o Decreto 65.384 do Governo do Estado, que prevê 3 etapas de retomada das aulas presencias de acordo com a evolução da pandemia. Na fase laranja, todas as atividades devem ser remotas, mediadas por tecnologia. Na fase amarela, Etapa I, permite-se presença de até 35% dos alunos matriculados, o que limita a quantidade de atividades presenciais. Na Etapa II, fase verde, serão permitidos 70% e na Etapa III não haverá mais restrição.

A partir do retorno da região à fase amarela, priorizaremos a realização das aulas práticas presencialmente, da mesma forma como vínhamos fazendo desde agosto de 2020, seguindo rígidos protocolos de segurança. É assim que procederemos  enquanto houver restrições, priorizando a retomada das atividades práticas presenciais e atuando remotamente em aulas de teoria para maior segurança e para nos mantermos dentro dos limites legais.

Esse é o nosso plano para 2021. Estejam seguros que, assim como ocorreu em 2020, na Mauá vai ter aula sem prejuízo da aprendizagem.

Reitoria

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Comunicado - 02 de outubro de 2020

Como é de conhecimento da comunidade Mauá, o IMT elaborou um plano de retomada das atividades presenciais que consiste em quatro etapas. As duas primeiras fases já foram implementadas e aguardávamos autorização legal para evoluir para as fases seguintes.

Amparados pelo Decreto 65.061 do Governo do Estado de São Paulo, a partir de outubro teremos autorização para promover outras atividades presenciais além das práticas. No entanto, há imposição de limitação de ocupação dos campi, que é bastante restritiva.

Considerando que as atividades remotas estão sendo executadas a contento, promovendo aprendizagem de qualidade, que a pandemia ainda está presente e que há grandes restrições para a ocupação dos campi, optamos por um avanço modesto do nosso plano de retomada neste momento.

Assim, foi dada aos cursos liberdade de optarem por promover o retorno de algumas poucas aulas que vinham sendo executadas remotamente. Isso impactará apenas alguns cursos, em algumas séries. As informações sobre quais atividades retornarão serão transmitidas diretamente pelos coordenadores de curso ou professores responsáveis por disciplinas.

É fundamental reiterar que há protocolos a serem seguidos, de distanciamento, de higiene, de uso de equipamentos de proteção, de limpeza, enfim, uma série de medidas que devem ser obedecidas por todos, entre elas:

  • trazer e utilizar máscaras;
  • higienizar frequentemente as mãos;
  • respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m;
  • portar seu próprio álcool em gel para utilização quando estiver distante dos "dispensers" instalados;
  • seguir as instruções de higiene e segurança dos técnicos e profissionais dos laboratórios;
  • deixar o campus logo após o término de suas atividades;
  • utilizar o protetor facial ("face shield") nos ambientes em que ele for obrigatório; e
  • permanecer em casa se tiver algum sintoma ou se tiver tido contato com caso suspeito ou confirmado nos últimos quatorze dias.

Contamos com a colaboração de todos.

Reitoria

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Comunicado - 24 de julho de 2020

Em junho, informamos toda a comunidade sobre o nosso plano de retomada das atividades presenciais, que consistia nas 4 fases seguintes.

Amparados por Decreto do Governo do Estado, que estabelece as regras para a retomada gradativa das atividades presenciais, pudemos já implementar a fase 1. Assim, com todos os cuidados de segurança, o campus foi liberado para a realização de trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica e de competição acadêmica.

Na próxima fase de nosso plano, retomaremos aulas práticas, o que ocorrerá gradativamente a partir de 10.08.2020. Para que isso seja possível, os horários de aula foram modificados com relação aos do primeiro semestre.

Existem regras de segurança e distanciamento a serem seguidas, de modo que estratégias diferentes serão adotadas para realização das atividades práticas com segurança. A partir do reinício das aulas remotas, em 03.08, os professores responsáveis por disciplinas, assim como os coordenadores de curso, passarão a informar diretamente os seus alunos sobre as datas e formas de retorno das atividades de laboratório.

Para os estudantes que não puderem ou não quiserem retornar ao campus para essas aulas práticas em agosto, serão oportunamente oferecidas formas de reposição, também a serem estabelecidas e comunicadas pelos responsáveis por disciplinas.

Importante informar que, por ora, não existe ainda autorização legal para qualquer outro tipo de atividade no campus, que não sejam as práticas de laboratório. Por isso, não estamos apresentando neste momento informações sobre as datas para implementação das outras fases do nosso plano.

É fundamental reiterar que a segurança das pessoas é premissa desse plano. Há protocolos a serem seguidos, de distanciamento, de higiene, de uso de equipamentos de proteção, de limpeza, enfim, uma série de medidas que devem ser obedecidas por todos, entre elas:

  • trazer e utilizar máscaras;
  • higienizar frequentemente as mãos;
  • respeitar o distanciamento mínimo de 1,5 m;
  • portar seu próprio álcool em gel para utilização quando estiver distante dos "dispensers" instalados no campus;
  • seguir as instruções de higiene e segurança dos técnicos e profissionais dos laboratórios;
  • deixar o campus logo após o término de suas atividades;
  • utilizar o protetor facial ("face shield") que será fornecido nos ambientes em que ele for obrigatório, higienizando-o e devolvendo-o após a utilização;
  • permanecer em casa se tiver algum sintoma ou se tiver tido contato com caso suspeito ou confirmado nos últimos 14 dias.

Contamos com a colaboração de todos para que as medidas tomadas sejam eficazes.

Reitoria

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Comunicado - 16 de julho de 2020

Comunicado aos Estudantes 

Com o Decreto n.º 65061 do Governo do Estado de São Paulo, estamos autorizados a retomar algumas atividades presencialmente.

Reabriremos laboratórios e oficinas a partir de 20.07 para os alunos formandos que quiserem e precisarem realizar atividades práticas relacionadas aos seus TCCs e a partir de 29.07 para os alunos de iniciação científica e membros das equipes de competição acadêmica.

A utilização dos laboratórios e oficinas será permitida com restrições e com agendamento prévio.

É importante que todos sigam as determinações e orientações para segurança e bem-estar de todos.

Acesse aqui as medidas de segurança e formulários para agendamento

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Comunicado - 06 de julho de 2020

Comunicado da Reitoria aos Alunos dos Cursos de Engenharia sobre inscrição para as Provas Substitutivas de Agosto

Para fins de planejamento, foi criado um sistema de inscrição para aqueles que desejam realizar as atividades de avaliação que corresponderão às provas substitutivas de agosto - PS1. Se esse é o seu caso, acesse o "Sistema de Solicitação de Prova Substitutiva" na Mauanet de 06.07.2020 a 14.07.2020 e selecione as disciplinas das quais pretende fazer as atividades correspondentes à PS1. 

Caso você posteriormente deseje alterar suas opções, poderá fazê-lo enviando e-mail para src@maua.br

Reitoria
06.07.2020

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Comunicado - 01 de julho de 2020

Comunicado da Reitoria aos Alunos dos Cursos de Engenharia sobre as Provas Substitutivas de Agosto de 2020


Considerando o estado atual da pandemia e as determinações do Governo do Estado, decidimos pela não realização de provas presenciais em agosto - provas PS1.

Em vez das referidas provas presenciais, serão aplicadas atividades de avaliação remotas. Ficará a critério de cada responsável por disciplina, ouvido(s) os Coordenador(es) de Curso, estabelecer que atividades de avaliação serão aplicadas - podendo ser únicas ou múltiplas, realizadas individualmente ou em grupo, síncrona ou assincronamente.

Essas atividades que comporão as notas da prova PS1 serão aplicadas no período compreendido entre 10.08 e 05.09.2020. A composição da referida nota de prova será comunicada aos estudantes via OpenLMS e apontada como observação no plano de ensino da disciplina até 05.08.2020.

A semana de 03 a 08.08.2020, que constava no calendário escolar como sendo de período de aulas suspensas para realização das provas, passa a ser de aulas normais. O prazo para publicação das notas PS1 passa a ser 19.09.2020.

Reitoria
01.07.2020

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Comunicado - 24 de junho de 2020

COMUNICADO A ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

Tendo em vista a apresentação do Plano de Retorno da Educação para o Estado de São Paulo, ocorrida no dia 24.06, o IMT deverá ajustar seu Plano de Retorno aos Campi. Para isso, aguardará também a publicação do Decreto do Governo de Estado, prevista para ocorrer na primeira semana de julho, que tratará do assunto com mais detalhes.

Salientamos, portanto, que todas as datas do nosso plano de retomada gradual das atividades presenciais serão revistas e comunicadas oportunamente.

Reitoria

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Comunicado - 10 de junho de 2020

COMUNICADO REITORIA

Embora ainda sejam muitas as incertezas, ganhou força na Sociedade um movimento de flexibilização do isolamento social. Ciente disso, a Reitoria do Instituto Mauá de Tecnologia vem se posicionar diante da comunidade de alunos e professores.

O Instituto Mauá de Tecnologia já está elaborando um plano de retorno às atividades presenciais, que vem sendo aprimorado e atualizado constantemente. Esse plano estabelece um processo gradual e responsável de retorno em quatro fases.

Na primeira, os laboratórios passarão a receber os estudantes de iniciação científica e os formandos que necessitam das instalações para confeccionar protótipos e realizar experimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em sua segunda fase, serão retomadas, gradativamente, as aulas de laboratório, PAEs presenciais e Pós-Graduação. Na terceira fase, será a vez de as aulas de projetos e de aprendizagem ativa ser retomadas presencialmente. A última fase corresponde ao retorno das aulas teóricas expositivas.

No tocante a datas, ainda não é possível fixá-las. Trabalha-se, portanto, com previsões. Por ora, a expectativa é de implementar a primeira fase em 29.06.2020 e a segunda em 10.08.2020. Portanto, está planejado para agosto o retorno aos campi para aulas de laboratório e pós-graduação.

É fundamental destacar que a segurança das pessoas é premissa desse plano. Haverá protocolos a serem seguidos, de distanciamento, de higiene, de equipamentos de proteção, de limpeza, enfim, uma série de medidas para as quais todos os setores do IMT estão se preparando.

Com relação às férias escolares da graduação, já está definido que não serão alteradas, permanecendo de 02 a 31.07.2020. Porém, em sendo possível implantar a fase 1 do plano em 29.06, os laboratórios permanecerão abertos em julho para alunos envolvidos com trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica que desejarem dar seguimento aos seus projetos.

Com relação às provas substitutivas dos cursos de engenharia, realizadas na primeira semana de agosto, o plano prevê a sua realização presencialmente, mediante inscrição prévia dos alunos. Assim, será possível receber os estudantes com segurança, em salas devidamente preparadas e adequadas ao número de ocupantes.

É importante destacar mais uma vez que foram compartilhadas aqui expectativas e não certezas. À medida que as decisões forem sendo estabelecidas, toda a comunidade será informada.

Reitoria

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Comunicado - 22 de maio de 2020

Comunicado quanto ao feriado de 25 de maio

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou a antecipação do feriado de 09.07 para o dia 25.05. Portanto, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 25.05.

 

22.05, sexta-feira --> Não haverá aulas e PAEs (Feriado em São Caetano do Sul)

23.05, sábado --> aulas e PAEs normais

25.05, segunda-feira --> Não haverá aulas e PAEs (Feriado no Estado de São Paulo)

11.06, quinta-feira --> dia letivo normal

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Comunicados - 20 de maio de 2020

Comunicado quanto ao feriado

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou a antecipação do feriado de 11.06 para o dia 22.05. Portanto, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 22.05 e o dia 11.06 passa a ser dia letivo normal. Ainda não foi confirmada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a antecipação do feriado do dia 09.07 para o dia 25.05. Quando isso ocorrer, emitiremos novo comunicado.

22.05, sexta-feira | Confirmado que não haverá aulas e PAEs

23.05, sábado | aulas e PAEs normais

25.05, segunda-feira | aguardando definição da Assembleia Legislativa de São Paulo

11.06, quinta-feira | dia letivo normal

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Tramita na Câmara Municipal de São Caetano do Sul Projeto de Lei que visa antecipar o feriado de Corpus Christi de 11.06 para 22.05.2020. Em sendo aprovada essa Lei, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 22.05.2020 e o dia 11.06.2020 passará a ser dia letivo normal.

Tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo Projeto de Lei que visa à antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista de 09.07 para 25.05.2020. Em sendo aprovada essa Lei, não haverá aulas e PAEs dos cursos de graduação no dia 25.05.2020.

Ainda que essas Leis sejam aprovadas, no sábado, dia 23.05.2020, as aulas e PAEs mediados por tecnologia ocorrerão normalmente.

Novos comunicados serão emitidos se houver confirmação desses feriados afetando o município de São Caetano do Sul.

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Comunicado da Reitoria aos Alunos sobre as Provas de junho de 2020

Considerando o estado atual da pandemia, a expectativa de manutenção das recomendações de isolamento social por parte das autoridades de saúde e visando ao adequado planejamento das atividades de avaliação das disciplinas, ouvidos os Coordenadores de Curso e membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, decidiu-se pela não realização de provas presenciais em junho - P2 das disciplinas que têm provas bimestrais, P1 das disciplinas que têm provas semestrais e provas substitutivas PS dos cursos de Administração e Design.

Em vez das referidas provas presenciais, serão aplicadas atividades de avaliação não presenciais. Ficará a critério de cada responsável por disciplina, ouvido(s) os Coordenador(es) de Curso, estabelecer que atividades de avaliação serão aplicadas - podem ser únicas ou múltiplas, realizadas individualmente ou em grupo, síncronas ao assíncronas. A composição da referida nota de prova deverá ser comunicada aos estudantes via OpenLMS (MoodleRooms) e apontada como observação no plano de ensino da disciplina até 30.05.2020.

As aulas serão interrompidas para os cursos de Administração e Engenharia nos períodos de provas de junho estabelecidos em calendário escolar. Os Projetos e Atividades Especiais (PAEs) não serão interrompidos nesse período.

Os prazos estabelecidos em calendário para publicação das notas dessas provas na Mauanet estão mantidos.

Reitoria

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Comunicados - 30 de abril de 2020

Entrevista com o Pró-reitor - Expectativas sobre o Retorno às aulas

Sabemos que este é um momento de incertezas. Por isso, conversamos com o Prof. Marcello Nitz para saber as expectativas com relação ao futuro e ao retorno às atividades presenciais.

Quando voltaremos a ter aulas presenciais?
Estamos passando por um momento de muitas incertezas com relação à evolução da Pandemia e dependemos do posicionamento das autoridades. Portanto, não conseguimos ainda definir o momento e a forma de retorno às atividades presenciais. Isso poderá ocorrer ainda no primeiro semestre ou apenas no segundo semestre. De qualquer forma, estamos preparados para as duas possibilidades. Assim que houver definições, toda a comunidade será devidamente informada e orientada.

Se for possível voltar neste primeiro semestre, o retorno será total?
Dificilmente voltaremos a ter todas as atividades presenciais em curto prazo. E se realmente for viável o retorno às atividades presencias neste primeiro semestre, possivelmente proporemos um retorno gradual, iniciando por algumas atividades práticas de laboratório, pesquisas e TCCs, com medidas preventivas recomendáveis para cada situação.

E as provas bimestrais ou semestrais previstas em calendário para junho serão realizadas presencialmente?
Se for possível o retorno, realizaremos as provas de junho presencialmente, com distribuição de horários e salas que resulte em distanciamento adequado entre alunos. Se, por outro lado, entendermos que o retorno não é adequado ou possível, proporemos substituição dessas provas por trabalhos, de forma semelhante à praticada com as provas bimestrais P1.

Serão oferecidos PAEs no primeiro semestre?
Sim, estamos nos organizando para oferecer PAEs com atividades mediadas por tecnologia com início em maio. Não será uma oferta muito abundante neste momento. Nenhum aluno deve se sentir obrigado a cumprir atividades de PAE neste semestre, pois teremos uma oferta bem maior e diversificada quando pudermos retornar ao campus.

As férias serão mantidas em julho?
Considerando que as aulas mediadas por tecnologia estão cumprindo seu propósito, por ora não vemos motivo nem vantagem em alterar o período de férias escolares.

Existe alguma alteração prevista para o calendário do segundo semestre?
Por ora, não vemos motivo para alteração do calendário.

Existe alguma previsão de alteração do período de Eureka?
Pode sim haver alteração, se for entendida necessária ou conveniente e viável. Isso será avaliado mais adiante.

As aulas práticas que não puderam ser realizadas serão repostas? E no caso das disciplinas semestrais com atividade prática?

Cada disciplina realizará um planejamento para as atividades práticas essenciais, preferencialmente em horários de aula para não sobrecarregar o estudante no segundo semestre. No caso das disciplinas semestrais, não existe impedimento para que elas avancem, em casos especiais, no segundo semestre para atender a realização de práticas e projetos que não puderam ser trabalhados remotamente.

Deseja fazer outras considerações?

É importante destacar que apresentamos aqui expectativas e não certezas. As decisões serão tomadas na medida em que houver mais clareza sobre a evolução da pandemia e considerando as orientações das autoridades.

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Informativo - Mensalidade MAIO/2020 - Graduação

A Superintendência e a Reitoria do Instituto Mauá de Tecnologia, solidários com as dificuldades financeiras de alguns de seus alunos e familiares, dispõe-se novamente a sacrificar momentaneamente seus disponíveis, permitindo, para aqueles que necessitarem, a postergação do vencimento da mensalidade de maio.

Os boletos serão emitidos normalmente com vencimento para o dia 10/05/2020, mas aqueles que não forem pagos terão automaticamente o vencimento alterado para 31/08/2020, sem penalidades.

Graças ao comprometimento dos alunos e familiares que mantiveram seus pagamentos em dia foi possível conceder o benefício da postergação do vencimento também para a mensalidade de maio. Por isso, pedimos aos que podem, que continuem com o pagamento regular, ajudando, assim, o IMT a beneficiar os que mais precisam.

Cabe esclarecer que neste momento de excepcionalidade, o IMT continua investindo para a manutenção da qualidade de ensino, temporariamente mediado por tecnologia, bem como para a manutenção e melhoria da nossa infraestrutura. A inatividade do campus não reduz significativamente os nossos custos e despesas, que consistem majoritariamente em salários e encargos relativos aos nossos professores, técnicos e funcionários administrativos, cujas atividades não foram interrompidas.

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Comunicado - 24 de março de 2020

Novos canais de Atendimento

Considerando as determinações das autoridades e a fim de assegurar o bem-estar e a saúde de nossa comunidade, a partir de 24 de março (terça-feira) fecharemos nossos portões para acesso dos alunos.

Nesse período, os seguintes canais de atendimento devem ser utilizados:

Central de Relacionamento:

Agradecemos pela compreensão!

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Comunicado - 23 de março de 2020 - Alunos Graduação 

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Comunicado - 23 de março de 2020 - Alunos de Pós-Graduação 

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Informativo - Mensalidade ABRIL/2020 - Graduação e Pós-Graduação

Neste momento de excepcionalidade, a Superintendência e a Reitoria do Instituto Mauá de Tecnologia atentos às possíveis dificuldades financeiras de seus alunos e familiares resolveu sacrificar parte de seus disponíveis, momentaneamente, concedendo, para aqueles que necessitarem, a postergação do vencimento da mensalidade a vencer em 10/04/2020, pelo prazo de 3 (três) meses, ou seja, 10/07/2020, sem a cobrança de qualquer penalidade.

Os boletos serão emitidos normalmente, com vencimento para a data de 10/04/2020, mas, aqueles que não forem pagos, automaticamente serão reemitidos para 10/07/2020.

Caso você opte pelo pagamento antes do novo vencimento, entrar em contato com a Gerência Financeira, por meio do telefone  (11) 4239-3089 ou 4239-3171 ou ainda, por meio do endereço eletrônico tesouraria@maua.br.

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Comunidado -  20 de março de 2020

Com o intuito de minimizar os riscos de eventual transmissão do CORONAVÍRUS e alinhamento com as procedentes preocupações da comunidade e das orientações das autoridades da saúde, serão adotados novos horários de atendimento: 

  • Secretarias e Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e, aos sábados, das 08h às 12h 
  • Financeiro: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Importante: Pedimos, ainda, que avaliem a necessidade do atendimento presencial. Se possível,  entrem em contato com a Mauá por WhatsApp ou e-mail para atendimento inicial.

WhatsApp +55 800 019 3100
relacionamento@maua.br

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Comunidado -  17 de março de 2020

Pós-Graduação

Como forma de prevenir a propagação do Coronavírus e respeitando as orientações institucionais e governamentais, alinhadas à consciência coletiva, nossas aulas presenciais, que estavam suspensas até 18/03/2020, ficam agora suspensas por prazo indeterminado.

Estamos incansavelmente buscando alternativas que nos permitam dar continuidade aos cursos, levando em conta a especificidade de cada módulo.

Até o final deste mês, observando os desdobramentos da atual crise, informaremos sobre a possibilidade e forma de retomarmos as atividades.

Coordenação Geral Pós-Graduação

Graduação

Informamos que, em face das preocupações da comunidade e das orientações oficiais das autoridades de saúde, as aulas presenciais dos cursos de graduação permanecerão suspensas por tempo indeterminado.

Estamos nos organizando para que, quando aplicável, as disciplinas lancem mão de estratégias de ensino-aprendizagem mediadas por tecnologia e, dessa forma, retomem suas atividades a partir da próxima semana, gradativamente.

O MoodleRooms, nosso ambiente virtual de aprendizagem - AVA, será a principal ferramenta utilizada para a condução das atividades. Fiquem atentos às comunicações entre professores e alunos que ocorrerão por intermédio do MoodleRooms.

Eventuais alterações no calendário escolar no tocante a provas e períodos de férias, se realizadas, serão comunicadas oportunamente.

Informamos que as bibliotecas e laboratórios permanecerão à disposição dos estudantes e a utilização desses espaços deve ser feita seguindo as recomendações de higiene e evitando-se aglomerações e contato físico.

Reitoria

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Comunicado - 13 de março de 2020

Considerando a preocupação de toda a Comunidade com a evolução do Coronavírus, o Instituto Mauá de Tecnologia decidiu adotar a medida preventiva de suspender as aulas dos Cursos de Graduação de 13/03, a partir das 13h,  até 21/03/2020.

As aulas de Pós-Graduação serão suspensas no período de  16 a 19/03.

Nesse período, seguiremos acompanhando os desdobramentos e as orientações das autoridades de Saúde.

Com a intensificação de medidas de prevenção e conscientização, o retorno das atividades didáticas da graduação está previsto para 23/03/2020.

Em caso de confirmação da doença informe a Instituição pelo email rh@maua.br

Recomentação de Leitura: Coronavírus: 115 dúvidas respondidas