INSCREVA-SE

Intercâmbio Acadêmico

O que é a Intercâmbio Acadêmico?

A Intercâmbio Acadêmico é o termo que utilizamos para o período de estudos no exterior, em uma universidade e com conteúdo acadêmico.

A Mauá, cada vez mais, introduz em seu cotidiano questões relativas à internacionalização. Participar em competições, assistir matérias lecionadas em inglês e desenvolver atividades em conjunto com outras instituições é um caminho para estar incluso nessas iniciativas. Durante o ano, vários professores de universidades estrangeiras nos visitam e trazem conteúdo relevante para o curso, essas atividades geralmente são livres e sem custos.

Tipos de Intercâmbio Acadêmico

• Programa Sanduiche - Este acordo possibilita aos estudantes da Mauá, a oportunidade de estudar por um ano ou um semestre, como parte de sua graduação preservando todos os créditos estudados no exterior, sem prejuízo de tempo na formação.

• Dupla Diplomação - Os alunos da Mauá têm a oportunidade de cursar o último ano no exterior e obter dois diplomas.

• Mobilidade em pesquisa – Alguns alunos, participantes dos grupos de pesquisa, podem ter essa possibilidade dentro do contexto de seu trabalho em um grupo de pesquisa do IMT.

• Missões acadêmicas e cursos de curta duração: São oportunidades pontuais, geralmente realizadas em períodos de férias, portanto sem impacto no calendário acadêmico e que, geralmente requerem investimentos.

Como Participar

Várias iniciativas de internacionalização acontecem no Campus e são abertas à participação de todos os alunos. O Intercâmbio Acadêmico, no entanto, possui algumas regras que podem variar de acordo com a oportunidade e com os pré-requisitos da universidade parceira.


É preciso estar atento à página de relações internacionais da Mauá, na aba "Oportunidades abertas" ela é atualizada a cada início de semestre com as possibilidades disponíveis para o semestre seguinte, as inscrições são online.

Critério da Seleção:

Uma boa parte das oportunidades possui limitação de vagas, sendo necessária uma seleção prévia da Mauá

Em linhas gerais, é preciso ter:

- Bom desempenho acadêmico, avaliado pelo Coeficiente de Rendimento.

- Proficiência no idioma em que a universidade ministra os cursos. Cada instituição tem uma exigência específica com relação à proficiência do idioma, em muitos casos, certificações como DELF, TOEFL, IELTS, DELE.

- São levados em conta a participação em atividades no IMT como Monitoria e Iniciação Científica, GCSP e equipes de competição acadêmica.

- Ausência de pendência financeira.

Custos

Alunos que participam de intercâmbio acadêmico podem, eventualmente, estar sujeitos a taxas na universidade de destino. Isso se aplica, geralmente, às universidades de países de língua inglesa. Para praticamente todos os demais, não há custos com a universidade.


As despesas referentes à viagem e manutenção do custo de vida como: acomodação, alimentação, seguro, bilhete aéreo e visto, entre outros, são sempre de responsabilidade do aluno.

Aproveitamento dos estudos

Recomendamos que cada aluno consulte seu coordenador de curso sobre as matérias disponíveis na universidade parceira que poderiam ser aproveitadas no Brasil. Assim, o aluno terá uma clara ideia do que pode ser aproveitado.


Além disso, a Mauá possuí itinerários de formação com o intercâmbio acadêmico, são os programas de graduação-sanduíche e dupla diplomação. Nesses casos, basta o aluno seguir as rotas indicadas para obter a validação de todo o conteúdo estudado no exterior. Esse procedimento é um facilitador da validação, mas o aproveitamento não é exclusivo dos programas mencionados. Há, por parte da Instituição, o esforço para aproveitar conteúdo de todo programa do intercâmbio acadêmico em que alunos tenham sido aprovados.

Benefício da Interrupção de Curso

Todo aluno da Mauá em intercâmbio acadêmico tem o benefício da interrupção do curso, que o mantém vinculado à Mauá, no entanto isento do pagamento de mensalidades pelo período de estudo no exterior. Esse é um benefício da instituição permite ao aluno concentrar-se nas despesas logísticas da mobilidade. A interrupção de curso é solicitada diretamente na Secretaria, com uma carta de aceite da universidade estrangeira em mãos. É mandatório não possuir débitos com a Mauá para receber o benefício.

Dicas

Acessar o site da Universidades estrangeira e pesquisar pelo curso que deseja cursar, bem como as disciplinas. Se informar sobre o campus, cidade e pais em que a Universidade se localiza. Também é importante pesquisar sobre a moeda local, vacinas necessárias, etc.

Adquirir conhecimento em outros idiomas é um item fundamental para participar de todas as atividades de internacionalização do IMT. Em muitos casos, certificações como DELF, TOEFL, IELTS e DELE são requeridas.


Outras iniciativas, como manter boas notas e engajar-se em atividades da Mauá, como Iniciação Científica e Monitoria, GCSP e equipes de competição acadêmica, sem dúvida vão cooperar ainda mais nesse sentido.


O passaporte atualmente tem 10 anos de validade, portanto é também uma boa sugestão o ter em mãos para eventuais oportunidades durante o curso.

Aluno aprovado

Providenciar e apresentar toda a documentação necessária para a realização da inscrição.


Selecionar as disciplinas que serão cursadas na universidade parceira, elas podem ser encontradas no site da universidade. Você deve apresentar essas disciplinas ao coordenador de curso do IMT, para que juntos, elaborem um plano de estudos no exterior.


Responsabilizar-se pela tradução da documentação, caso seja necessário.


Cumprir todos os prazos estabelecidos, pois implicam no bom funcionamento do programa.


Após a nomeação, o aluno deve preencher a aplicação da universidade parceira que será enviado por e-mail.


Contrate um seguro de saúde internacional, válido no país selecionado. Cada instituição tem uma exigência específica com relação ao seguro saúde.

 Passo a Passo da Intercâmbio Acadêmico