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Início
Agosto de 2022
Investimento
Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
Horário

Módulo: Gestão da Nova Mobilidade Urbana e Sustentável - Segundas e quartas-feiras das 19h às 22h30
Módulo: Mobilidade Autônoma e Conectividade - Terças e quintas-feiras das 19h às 22h30
Módulo: Veículos Híbridos e Elétricos - Segundas e quartas-feiras das 19h às 22h30

Mobilidade – Veículos Elétricos, Autônomos e Gestão da Mobilidade

As inúmeras possibilidades da mobilidade nos conduzem a uma mudança de paradigma em que nos deslocamos dos combustíveis fósseis e seguimos para a eletrificação nas suas mais variadas formas e, de proprietários para usuários de veículos. Toda esta movimentação é objeto do curso.

Objetivo

Formar e desenvolver profissionais da mobilidade com pensamento crítico para equacionar as decisões que serão necessárias no cenário de sustentabilidade ambiental e de negócios, economia de compartilhamento e horizonte pós-pandemia.

Diferencial

Um curso que desenvolve e amplia tanto as perspectivas técnicas como as habilidades do mundo dos negócios.

Público-Alvo

Profissionais da mobilidade que desejam aprimorar seus conhecimentos nas tecnologias de Veículos Autônomos e Conectados, Veículos Híbridos e Elétricos e se aprofundar na Gestão Estratégica da Nova Mobilidade Urbana e Sustentável.

O curso de Especialização em Engenharia Automotiva - Veículos Elétricos, Autônomos e Gestão da Mobilidade é composto por três módulos de 120 horas cada: Gestão da Nova Mobilidade Urbana e Sustentável (120 h), Mobilidade Autônoma e Conectividade (120h) e Veículos Híbridos e Elétricos (120 h).

Carga Horária

360

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 20 de junho R$ 1.340,00
Até 20 de julho R$ 1.420,00
Após 20 de julho R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valor da parcela já atualizado para o ano de 2022

São Caetano do Sul

Curso In Company Mais Informações

Coordenadores

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Mauro Carlos Andreassa
Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola de Comércio Alvarez Penteado com ênfase em Marketing e pela Faculdade de Economia e Administração da USP. Professor associado de Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia de 1999 a 2020 – nos temas Administração de Empresas, Indústria Automobilística, Física e Processos Especiais. Professor de Pós-Graduação do SENAI, Fatec-SP e IMT nos temas Manufatura Enxuta, Inteligência Artificial para a Indústria 4.0, Qualidade e Confiabilidade. Possui 42 anos de Indústria Automobilística atingindo a posição de Gerente Sênior para Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos na América do Sul – Ford Motor Company tendo passado por Laboratório, Engenharia de Produto e Veículo, Finanças, Manufatura, Manutenção, Qualidade e Marketing de Peças.
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Wanderlei Marinho
Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.
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Ricardo Takahira
Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV, Gestão Empresarial pela FGV, Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE. Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 30 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios. Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE. Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto e Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC.

Módulos de cursos



Criação do Ecossistema da Mobilidade
40h
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Descreve o produto (os game changers, i.e., veículos elétricos, híbridos, combustíveis alternativos etc.), os provedores de solução de software, a mudança de cadeia de fornecedores de hardware mecânico para elétrico/eletrônico dentro da cultura Lean. Para serviços, trataremos do impacto e harmonização de aplicativos de transporte e.g. Uber) assim como aluguel de bicicletas, patinetes, scooters etc. Também mostramos a utilização de ferramentas de simulação para movimentos & logística interna e movimento & logística externa.

Economia de Compartilhamento na Mobilidade
40h
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Este módulo faz uma análise da economia colaborativa com seus serviços e produtos com a visão de Customer Experience. Trata do redirecionamento do foco de produto para serviço, e.g. compartilhamento de veículos, leasing, aluguel em sua gestão, controle e monetização. A integração entre modais até a criação das Smart Cities. O futuro da economia de escala e as novas perspectivas de EBITDA (Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) e Compliance para tempos de nova Mobilidade.

Sustentabilidade da Mobilidade - Negócios e Ambiental
40h
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Descrição da nova visão da mobilidade urbana, locomoção, população, deslocamentos e trânsito. Um olhar crítico na infraestrutura: 5G, arquitetura, pontos de abastecimentos para veículos elétricos, padronização de conexão elétrica e.g. Big Data Analysis com conceitos de estatística, gestão de risco, rotas, custos, manutenção e operação. A sustentabilidade protegendo o meio ambiente - análise do modelo de eficiência energética e pegada de carbono e a sobrevivência dos negócios da nova era.

Aspectos da Infraestrutura das cidades e estradas para Veículo Autônomo
8h
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Franco entendimento de Mapas Digitais (para planejamento de percurso e recursos para localização de precisão), Intelligent Transport Systems - ITS, V2X (V2I, V2V, V2G, V2E, IoT, IoTT) Telecom OTA - Over the Air, Smart Cities. Conectividade para V.A.: GSM, DSRC, 5G. Analisar Aspectos de Cyber segurança.

Fundamentos de Dinâmica Veicular para Veículos Autônomos
8h
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Entendimento e reforço para base da robótica probabilística focando na Dinâmica Longitudinal, lateral, Sistemas de chassi, freio, direção, freio, pneu. Sistemas de estabilidade: Curvas, Manobras e Frenagem.

Fundamentos de Inteligência Artificial para Veículos Autônomos
28h
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Entender os fundamentos da Inteligência Artificial, e seus desdobramentos em Machine Learning, Deep Learning e redes neurais para Veículos Autônomos. Introdução ao Phyton.

Hardware e Ferramentas para Veículos Autônomos
24h
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Focando o entendimento dos componentes de hardware do carro autônomo, muitas vezes já presente no ADAS – Advanced Driver Assistance System, Níveis de Automação SAE J3016, Funcional Safety: ISO 26262. Visão Computacional, Sistemas de Visão (Estéreo, localização de objetos), Sensoriamento: Lidar, Radar, Sonar, câmeras. Calibração de sensores: Precisão, linearidade e sincronização. Sensor Fusion. Atuadores: aceleração, Direção e freio. Modelagem de atuadores, Simulação (i.e., Simulink) Plataformas de HW: ECUs, CPUs, DSP, FPGA, GPUs. HIL - Hardware in the Loop, SIL Hardware e Software in the Loop Redes de Comunicação: CAN, LIN, Flexray, Ethernet.

Integração de Sistemas
8h
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Visão sistêmica de Integração HW+SW+IA. Uso de Simuladores (i.e. Carla, LGSVL).

Marco Regulatório e Políticas Públicas
4h
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Conhecer o cenário internacional e necessidades locais para Regulamentação: Normas Internacionais, Marco Regulatório Brasileiro (Oportunidades e Desafios). Introdução ao direito de novas tecnologias. Aspectos jurídicos dos veículos autônomos.

Software e Ferramentas para Veículos Autônomos
24h
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Entendimento específico das ferramentas de Software para o Autônomo. Percepção, Sensoriamento: interpretação de cenários com Visão Computacional, Localização de Precisão, processamento dos sinais do Sensor Fusion pelo SW, Odometria, Localização (SLAM), Definição de Percurso (Path), planejamento da Rota Controle do Movimento, Nível de controle Básico (Low Level Control) A tarefa da direção, Modelamento do sistema, ROS-Robotic Operational System, Estrutura Básica, Robótica Probabilística, Exemplos de Rotinas com o Pacote ROS, Simuladores para V.A.

Workshop: Testemunhal de Projetos, Mentoria para o Projeto final em M.A. (Simulador)
16h
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Suporte na experimentação de conhecimento adquirido por projetos e trabalho final. Desenvolvimento pelos alunos de casos práticos relacionados à mobilidade autônoma com a mentoria dos Professores. Apresentação final pelos alunos.

Eletrônica de Potência Automotiva para Veículos Híbridos e Elétricos
16h
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A disciplina abordará os conceitos e aplicações da eletrônica de potência automotiva. As principais características e topologias dos conversores de potência aplicados aos sistemas de energia e de propulsão elétrica automotiva. Os principais componentes e sistemas eletrônicos de potência, aplicação e operação.

Estado da arte dos Veículos híbridos e Elétricos
4h
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Visão moderna da mobilidade elétrica. Serão destacados os principais aspectos relacionados a eletrificação veicular automotiva. O estado da arte e as arquiteturas de propulsão elétrica, sistemas de carregamento, desafios e tendências.

Modelagem e Simulação computacional de Veículos Híbridos e Elétricos
16h
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Entender os conceitos e aplicações da Modelagem e Simulação Computacional de Veículos Híbridos e Elétricos. Modelagem computacional das arquiteturas automotivas eletrificadas utilizando softwares de apoio ao desenvolvimento.

Motores elétricos para propulsão elétrica automotiva
16h
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Entender os conceitos e aplicações dos principais motores elétricos aplicados na propulsão elétrica automotiva. Motores de indução, de imãs permanentes e motores especiais aplicados a propulsão elétrica automotiva. Aspectos da modelagem computacional de motores elétricos aplicados à área automotiva.

Padrões e Normas, Homologação, testes e certificação de Veículos Híbridos e Elétricos
16h
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Entender os conceitos de padrões, normas e testes aplicáveis aos Veículos Híbridos e Elétricos. Homologação e testes de veículos híbridos e elétricos, aspectos de segurança e manutenção do sistema de carregamento.

Sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia para Veículos Híbridos e Elétricos
28h
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Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas de armazenamento, conversão de energia e carregamento de energia utilizados na propulsão elétrica automotiva. Aspectos principais das baterias de Íons de Lítio, carregamento, refrigeração e operação. Sistemas de carregamento de baterias - Battery Management Systems, tendências em sistemas de energia incluindo as células de combustível a hidrogênio e conceitos de Sistemas Integrados de suprimento de Energia - Smart Grid.

Sistemas elétricos e eletrônicos Embarcados na área automotiva
28h
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Entender os conceitos e aplicações dos principais sistemas eletrônicos embarcados na área automotiva. Sistemas elétricos e eletrônicos automotivos atuais, envolvendo sistemas de segurança ativa e passiva. Sistemas ABS, TCS e de Estabilidade - ESP entre outros. Advanced Drive Assistance Systems - ADAS, redes de comunicação automotiva, sistemas V2X, e tecnologias de Veículos Autônomos.

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Alessandro de Oliveira Santos

Graduado em Engenharia Elétrica (2001), pós-graduado em Engenharia de Segurança (2020) ambos os cursos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestrado em Engenharia de Sistemas (2005) e doutorando em Eletrônica de Potência para Física de Plasmas (em andamento) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisador e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia. Especialista em Eletrônica de Potência, com grande conhecimento no desenvolvimento de inúmeros conversores de energia, módulos de potência e fontes complexas de alimentação. Engenheiro sênior com experiência administrativa, operacional, em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia Elétrica; atuante como projetista, consultor e perito em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.

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Alexsander Tressino de Carvalho

Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela POLI-USP. Graduado em Materiais, Processos e Componentes Eletrônicos pela FATEC. São Paulo Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas embarcados automotivos em desenvolvimento de rastreadores e monitoramento veicular, atuando como engenheiro pela empresa Onetelecom. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e integrante do grupo de pesquisa em sistemas mecatrônicos, com pesquisa voltada para veículos híbridos e autônomos e responsável pelas disciplinas de SmartGrids, Sistemas Mecatrônicos Automotivos e Sistemas Veiculares Híbridos.

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Andrea Martinesco

Doutoranda em direito pela Université Paris-Saclay, vinculada ao Laboratório de Direito de Novas Tecnologias (DANTE). O objeto de sua tese – veículos autônomos, políticas públicas e direito penal – possibilitou que fizesse parte da equipe do Instituto VEDECOM (FR), no projeto da primeira demonstração pública do veículo autônomo durante o Congresso Internacional ITS Bordeaux 2015. Foi responsável pelo dossiê jurídico encaminhado para as autoridades francesas, para que o veículo fosse emplacado e pudesse circular por vias públicas em modo autônomo. É servidora do Ministério Público Federal (1999-). Foi Chefe de projeto da 1ª. Conferência Inmetro sobre veículos inteligentes (2018). É consultora da Seven Go (2019).

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Arnaldo Oliveira

Possui mais de 29 anos de empreendedorismo internacional e atua tanto na indústria como na academia. Possui formação de engenharia de computação e pós-graduação em qualidade. É apaixonado por mentoria e além de possuir uma sólida formação técnica, sua verdadeira vocação é a engenharia de pessoas. Como professor internacional de MBA, lecionou Gerenciamento de Projetos e Desenvolvimento do bloco B.R.I.C. por vários anos no IMT. É coautor do livro: “Gestão de Projetos de Produtos: A Excelência da Indústria Automotiva” (1ª Ed. 2004 -SAE). Orador público, e fluente nos idiomas português, inglês e espanhol.

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Camilo Adas

Engenheiro mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1984, atua no setor automotivo desde então. Há cerca de 35 anos na Mercedes-Benz e em empresas do Grupo Daimler AG foi responsável pelas áreas de conceituação veicular, chassis, sistemas de freios, sistemas de arrefecimento, suspensão, direção, mecatrônica, entre outras, com foco no mercado brasileiro, europeu e africano. Foi chefe de engenharia do produto e membro do Board of Management da Mercedes-Benz em Molsheim na França, responsável pela customização de veículos UNIMOG e de caminhões produzidos na maior fábrica de caminhões do Grupo Daimler. Foi Gerente do Projeto do Novo Actros SLT, caminhão para Cargas Indivisíveis até 250 ton., maior caminhão fabricado pela empresa no mundo. Foi responsável pelo projeto e construção do Campo de Provas da Mercedes-Benz em Iracemápolis, empreendimento de 130 hectares e 95 milhões de reais de investimentos. Tem título mestrado profissional em administração – gestão contemporânea das organizações – pela Fundação Dom Cabral, onde é professor convidado. Camilo Adas é Presidente do Conselho da SAE Brasil e Conselheiro.

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Claudio Crivellaro

Graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase Automação e Controle pela Universidade de São Paulo (1993). CAEG pela Fundação Getúlio Vargas (1999). Doutorado em Engenharia Mecânica pela USP (2008). Atualmente é pesquisador da área de veículos autônomos elétricos (AMRs industriais e agrícolas). Aplica nesta área ferramentas baseadas em técnicas de “Deep Learning” e “Reinforced Learning”. Apresenta também experiência nas áreas de dinâmica veicular, identificação de sistemas dinâmicos, modelagem matemática de sistemas, teoria de controle (clássico, moderno e robusto), dimensionamento de estruturas para sistemas mecânicos dinâmicos, sistemas de suspensão ativa/semi-ativa, desenvolvimento de atuadores semi-ativos baseados em fluidos magneto-rheológicos.

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Edson Kitani

O Prof. Edson trabalhou durante mais de 30 anos na indústria de autopeças. Atualmente, é professor na Fatec Santo André em várias disciplinas sobre eletrônica automotiva, também é professor convidado da FGV na área de Ciência de Dados. Faz P&D na área de condução autônoma e sistemas inteligentes, colaborando com indústrias e governo. É colaborador em pesquisas sobre condução autônoma com grupos na POLI-USP e na UFABC.

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Eduardo Lobo Lustosa Cabral

Doutor em Dinâmica dos Sistemas e Controle pelo Massachusetts Institute of Technology. Mestre em Tecnologia de Reatores Nucleares pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Graduado em Engenharia Mecânica pela USP. Professor da Escola Politécnica da USP e do Instituto Mauá de Tecnologia. Atua nas áreas de inteligência artificial, redes neurais e dinâmica e controle de sistemas.

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Emerson Miguel

Com mais de 25 anos de experiencia em Gestão Logística no setor Automotivo em várias áreas como Comercio Exterior, Transporte Internacional e Nacional, Wharehousing, Supply Chain, Programação de Produção e Desenvolvimento de Humano. Graduado em Propaganda e Marketing, especializações em Logística, Controladoria e Recursos Humanos além de formação como Six Sigma Black Belt pela 6S Academy e Executive e Master Coach pela SLAC - Sociedade Latino-Americana de Coaching. Desenvolveu inúmeros projetos de melhoria de processos e redução de custos e lançamentos de novos produtos e plantas durante sua carreira como executivo. Sempre fascinado pelo novo, fundou o primeiro provedor de internet do ABC (Triarquia) em 1996 e, criou o conceito de “Work and Fun” aplicado hoje em sua empresa a Loggikka, uma companhia de inovação que atua com um conceito diferente em vários segmentos e áreas do mercado.

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Fabiana Giusti Serra

Iniciou sua carreia na área de Sistemas de Gestão da Qualidade e Controle da Qualidade de Processo e Produtos na Ford Camaçari, STMicroeletronics e Karmann Ghia. Durante 4 anos implementou o Sistema Toyota de Produção na cadeia de fornecedores da Toyota do Brasil através da BRASA (Associação dos fornecedores da Toyota do Brasil). Gerente de Excelência Operacional da fábrica de Motores e Geradores da ABB Sorocaba, responsável pela qualidade de processo, produto, inspeção e atendimento ao cliente de geradores eólicos. Desde 2012 consultora em Lean, desenvolvendo consultorias e treinamentos em Lean Office, Lean TI, Lean Gestão de Dados, Lean Health Care e Lean Manufacturing.

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Fabio Delatore

Formado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário FEI, Mestre em Engenharia Química pela UNICAMP e Doutor em Engenharia Elétrica pela POLI/USP. Professor com quinze anos de experiência, lecionando em cursos de graduação em engenharia nas áreas de eletrônica automotiva e de controle de sistemas & servomecanismos. Além disso, é coordenador da equipe de Formula SAE Elétrico do Centro Universitário FEI, colaborando com o desenvolvimento do powertrain, do pack de baterias e na modelagem do veículo.

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Fernando Malvezzi

Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela USP. Graduado em Engenharia Mecânica pela Mauá. Graduado em Administração de Empresas pela USCS. Professor do Instituto Mauá de Tecnologia, Conselheiro e Membro da Comissão Técnica da AEA. Atua na área de Dinâmica de Sistemas Multicorpos, com ênfase em Mecanismos e Veículos.

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Gehard Ett

PhD em Energia / Materiais pela USP / IPEN. Químico e Eng. Químico pela Universidade Mackenzie e Mecânico de Aeronaves, EMA. Especializações em Eletrólitos de sais fundidos com professor Jacques Dr. BOUTEILLON da Universidade de Grenoble, França e professor Dr. Harmut Wendt da Technische Universität Darmstadt, Alemanha; "Industrial production of lithium-ion pouch cells" - Fraunhofer Institute ISIT - Alemanha (2017); "Gerenciamento de Projetos" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2016); "Gestão da Inovação" - Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT (2015); "Gasification" - Technische Universität Bergakademie Freiberg, Alemanha (2011); "Thermal Spray" - ASM, Estados unidos (1990) e "Curso de combustão"- IPT (2013). Fundador da Start-up Electrocell e Anod-arc; coordenador da ABNT, gerente e chefe do Laboratório de Engenharia Térmica no IPT (2011-2017) e professor convidado da USP (PECE e POLI) e IEE (USP). Atualmente professor do Centro Universitário FEI, vice-presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI) e presidente do conselho da ABH2 (Associação Brasileiro do Hidrogênio).

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Jeferson de Brito Coura

Engenheiro Eletricista pelo Centro Universitário FEI. Mestrando em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI, linha de pesquisa dinâmica e controle. Integrante da equipe Fórmula FEI Elétrico do Centro Universitário FEI por sete anos, atuando na pesquisa, desenvolvimento e construção do sistema de armazenamento de energia e dos sistemas de gerenciamento e proteção do veículo.

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Luis Morroni

Com mais de 30 anos de experiencia no setor automotivo, atuando nas mais diferentes áreas como Engenharia do Produto, Engenharia da Qualidade, Produção, Engenharia de Manufatura, Supply Chain, Transporte Internacional e Nacional e Desenvolvimento de Pessoas. Principais passagens profissionais foram Ford Motor Company e DHL Logistics (Trabalhando em Supply Chain na Fiat em Betim). Engenheiro mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá em 1988, especializações em Qualidade, Financeiro e Recursos Humanos, com MBA em Gestão de Pessoas, além de certificação como Six Sigma Black Belt pela Ford. Desenvolveu inúmeros projetos de lançamentos de novos produtos e processos e implementação de novas Plantas da Ford. Hoje atuando como Gerente de Operações na empresa WMF Solutions, na área de óleo e petróleo.

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Marcelo Tirelli

Doutor e Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, tem pós-graduação em Higiene Ocupacional (2020), MBA em Gestão Ambiental (2019) e Engenharia de Segurança do Trabalho (2014). Possui qualificação DFSS/Green Belt. Trabalhou por nove anos como engenheiro do produto na General Motors do Brasil, onde obteve experiência nas áreas de Materiais no projeto e desenvolvimento de veículos automotores, com foco em análise de falhas e homologação de diversos componentes automotivos, com foco na especificação de materiais, atendimento aos requisitos do produto, trabalhando em projetos de redução de peso, custo e inovação. Na área de Higiene e Segurança do Trabalho, trabalhou como focal point dentro da planta de Engenharia de Produto em São Caetano do Sul.

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Marcelo Utiyama

Master Black Belt Sensei e Executivo na Hitachi ABB Power Grids, mestre em Administração e professor em cursos de graduação e pós-graduação, possui mais de 20 anos de experiência em áreas da logística, qualidade e melhoria de processos, com 14 projetos implementados, atuou suportando Black Belts em mais de 600 projetos DMAIC / DFSS. Desenvolveu o curso Lean Six Sigma Scrum de desenvolvimento ágil de projetos lean 6-sigma.

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Max Mauro Dias Santos

Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pelo Instituto Católico de Minas Gerais (1993); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996); Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Aveiro – Portugal (2005/2006). Possui mais de 20 anos de experiência na indústria e academia. Atualmente é Professor do Departamento de Eletrônica (DAELE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa (UTFPR-PG) onde atua como Professor dos cursos de Graduação em Engenharia Elétrica, Mestrado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação. É membro sênior do IEEE, do comitê de educação em engenharia da SAE e de Veículos Autônomos. Foi coordenador de projetos de P&D com as seguintes instituições: FCA (Fiat Chrysler Automobiles) (OEM), OpenCadd (Tier-1), Chiptronic (Tier-1), CNPq (Edital Universal – Faixa C), Renault & Fundação Araucária, FAPEMIG. Trabalhou nas empresas IBM, Volvo e General Motors. Foi pesquisador convidado do IRCCyN, Ecole Centrale de Nantes, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. Atua e atuou como consultor e instrutor das seguintes empresas: Senai/CIMATEC, ITAIPU Binacional, C.E.S.A.R, Marcopolo, RCS, USIMINAS, ACESITA, FORD, AEA, SAE Brasil, AUTOTRAC, Ciclo Engenharia, GRABER, Chiptronic, Veltec entre outras. É autor ou coautor de 8 livros, mais 130 artigos, relatórios técnicos em veículos de comunicação técnico científicos nacionais e internacionais indexados, com mais de 126 citações e h-index = 13 (Web of Science) e 289 citações e h-index = 10 (Google Scholar).

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Murilo Zanini de Carvalho

Possui graduação em Tecnologia Eletrônica - ênfase em Automação Industrial pela Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo (FATEC-SBC) em 2009 e em Tecnologia Mecatrônica pela Faculdade SENAI de Tecnologia Mecatrônica em 2011, com mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC, Santo André, SP) em 2012. Atualmente é professor no Instituto Mauá de Tecnologia e na Faculdade de Tecnologia de Santo André. Tem experiência na área de Ciência da Computação, Robótica e Mecatrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Programação de Dispositivos Móveis Nativos e Híbridos, Paradigmas de Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados, Robôs Móveis, Sistemas Multi Robóticos, Sistemas Embarcados, Dispositivos Inteligentes, Aplicações com Internet das Coisas , Inteligência Artificia e Aprendizado de Máquina.

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Pedro Pereira de Paula

Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Pós-Doutorado no Laboratoire d’Electrotechnique de Grenoble, França (2004). Foi Engenheiro do IEE-USP, do IPT. Foi professor Titular de Engenharia Elétrica da Unicsul e Pesquisador convidado do LMAG/EPUSP. Atualmente é engenheiro do CTMSP-Centro Tecnológico da Marinha em SP, Professor do Curso de Engenharia de Soldagem (Pós-graduação) no PECE/EPUSP e consultor em projetos de aplicações especiais de máquinas elétricas.

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Ricardo Takahira

Engenheiro Eletricista pela FEI, Mestrando na UNICAMP – LCV, Gestão Empresarial pela FGV, Administração Industrial pela Fundação Vanzolini, Engenharia de Computação pelo FDTE – USP-PECE. Consultor e Docente Cursos Especiais Em HEV e Software, 30 anos de experiência na Industria automotiva em P&D e negócios. Membro e coordenador de Comissões Técnicas ABNT, AEA e SAE. Ex-Diretor de pesquisa e Tecnologia da ABVE. Líder de Projetos de Fomento Lei de Informática PPB, Inovar Auto e Membro de Comitês e subgrupos do Rota 2030 pelo Promobe-GIZ DKTI no extinto MDIC.

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Rodrigo Koji Nishigasako

Engenheiro Eletricista pela UNESP; Mestrando em Microeletrônica, pela POLI-USP; Especialização em EV / PHEV / HEV. Atua há mais de 12 anos na área de engenharia automotiva, General Motors do Brasil-GM e na Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Responsável no desenvolvimento de produtos nas áreas de veículos autônomos (V2V, V2X, V2I), veículos elétricos e híbridos, veículos a hidrogênio e eficiência energética (coordenador do INOVAR Auto), além de soluções inovadoras na qual possui uma patente de inovação internacional (USPTO Patent #20110025584). Engenheiro especialista em Homologação / Regulamentação de EV / VEH / PHEV e soluções de eficiência energética.

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Theodoro Paraschiva

Profissional com mais de 45 anos de experiencia na Implantação e Gestão de Processos, com formação em Engenharia de Produção (FEI) e MBA em Gestão de Negócios (FGV). Executivo em empresas nacionais e multinacionais como Ford, CNH (Fiat Industrial), Terex e Metalfrio, liderou a equipe de Engenharia de Manufatura na implantação do Complexo Industrial Ford em Camaçari-BA, e na reativação da fábrica da CASE em Sorocaba. Atualmente é Consultor de Empresas, Gerente de Soluções da Ótima Estratégia e Gestão.

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Vinicius Luluski de Souza

Mestre em Automação e Controle pela Poli-USP, Especialista em Administração pela FGV e em Direito no Trabalho pelo Insper, Graduado em Engenharia Eletrônica pela Mauá. Mais de 20 anos de experiência no setor automotivo, nos últimos 5 anos atuou como Diretor de Operações em uma das maiores montadoras do mundo, com sólida experiência em posições estratégicas e de linha de frente nas áreas de Produção, Relações Trabalhistas/RH e Engenharia de Manufatura. Empreendedor, palestrante, consultor e curioso. Experiência multicultural na liderança de equipes regionais e globais, repaginação de sistema Lean, calibrador de Melhoria Contínua em mais de 30 plantas em todo globo, estrategista de Footprint, empreendedor e entusiasta da indústria nacional.

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Wanderlei Marinho

Engenheiro Eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.