Logo Logo
MBA em Engenharia de Negócios

Pós-Graduação em

MBA em Engenharia de Negócios

Ícone de localização Campus:
Ícone de início Início:
Ícone de horário Horário:
Ícone de carga horária Carga Horária:
Inscreva-se no curso

Investimento no curso (360 horas)

Evolua na carreira e decole no mercado

Explore o curso e suas possibilidades

O curso de Especialização em Engenharia de Negócios (MBA) do Instituto Mauá de Tecnologia contempla, a profundidade e a robustez dos métodos quantitativos com a elegância da gestão de negócios, aplicados na tomada de decisões corporativas estruturadas.
Em conformidade com o DNA de uma das mais tradicionais escolas de engenharia do País, a Mauá criou um curso pioneiro que oferece vivências acadêmicas e práticas que possibilitam sólida formação teórica e experiência em engenharia de gestão de negócios.
Os três módulos, de 120 horas cada, que compõem a Especialização em Engenharia de Negócios são: Empreendedorismo de Alto Impacto (120 horas), Fatores de ESG - Environmental, Social and Corporate Governance (120 horas) e Finanças Disruptivas (120 horas).

O participante será exposto a uma gama de aplicações que possibilitam um desafiador mergulho numa atmosfera prática e intelectual interdisciplinar sem fronteiras, estimulados a alterar, construir e gerenciar os mais diversos processos que envolvem construção de negócios e tomada de decisões com o apoio de métodos quantitativos.
Os docentes dos cursos de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia possuem sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. As aulas são presenciais, em modernos ambientes de aprendizagem que valorizam a aplicação dos fundamentos teóricos em ensaios em laboratórios, específicos para decisões complexas.
Novas tecnologias corporativas são contempladas no programa, dentre elas: ICO (Initial Coin Offering), crowdfunding, P2P e P2B Lending, DLT (Distributed Ledger Tecnology), Robo Advisor, RegTech (Regulatory Technology), Sandbox regulatório, Fintechs, estratégias net zero, mitigação de greenwashing, tokenização, stablecoins, CBDC (central bank digital currencies), DeFi, Ransomware, cybersecurity.

Engenheiros, administradores, economistas, contadores, matemáticos, físicos, químicos, gestores, consultores e profissionais interessados no desenvolvimento e gestão de negócios com soluções estruturadas e fundamentadas em robustas metodologias quantitativas.

Ícone de Formatura

Sólida formação acadêmica

Ícone Atuação em empresas líderes

Atuação em empresas líderes

Coordenadoria e corpo docente

Coordenadores

Foto de Luciano Gonçalves Ribeiro
Coordenador

Luciano Gonçalves Ribeiro

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.

Foto de Ricardo Balistiero
Coordenador e Docente

Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

Foto de Carlos Alberto Di Agustini
Coordenador e Docente

Carlos Alberto Di Agustini

Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.

Docentes

Foto de Luiz Henrique Tadeu Ribeiro Pedroso
Docente

Luiz Henrique Tadeu Ribeiro Pedroso

Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP. PMP - Project Management Professional pelo PMI. Mestre em Engenharia na área de Gerenciamento de Riscos em Projetos, pela POLI-USP. Professor de Gerenciamento de Projetos nos treinamentos para o exame de certificação do PMI.

Foto de Carlos Alberto Di Agustini
Coordenador e Docente

Carlos Alberto Di Agustini

Doutor em engenharia de produção, mestre em administração e pós-graduado em finanças pela New York University (Stern) e University of California (UCLA). Foi CEO de empresa financeira da Volkswagen, executivo do Banco Itaú e da Caterpillar. É autor de diversos livros na área de finanças e mercado de capitais, professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da FGV. Atua como membro de conselho de administração.

Foto de Alcides Carlos de Araújo
Docente

Alcides Carlos de Araújo

Doutor na área de métodos quantitativos e informática pela FEA/USP. Possui mais de 10 anos de experiência na área de análise de dados. Atua há mais de 3 anos como cientista de dados líder na Datakron, participando de entregas de projetos de alta escala de dados nos segmentos como Telecom, energia e marketing digital.

Foto de Ricardo Pedro
Docente

Ricardo Pedro

Ricardo Pedro é especialista em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Doutor em Engenharia de Materiais pelo ITA, Mestre em Química pela USP, Especialista em Cosméticos pelas Faculdades Oswaldo Cruz, Especialista em Marketing pela ESPM, Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário Fundação Santo André, Especialista em Perfumaria pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Especialista em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Maringá. Orientador de mais de 150 Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas de Microbiologia Aplicada, Boas Práticas de Fabricação e Controle, Marketing, Cosméticos, Saneantes, Tintas, Biocidas, Biotecnologia, Perfumaria, Produtos Naturais e Sustentabilidade. Experiência de 29 anos na indústria e como docente. Atualmente, atua como coordenador do curso de Tecnologia de Cosméticos da FATEC Diadema e coordenador de curso de Especialização em Tricologia Cosmética nas Faculdades Oswaldo Cruz.

Foto de Patricia Taeko
Docente

Patricia Taeko

Administradora formada na Universidade Federal do Paraná, com pós- graduação em Sustainable Systems (2012) pela The University of Queensland, mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (2015) pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutorado em administração pela Universidade de São Paulo e pesquisadora-visitante na University of Surrey. Interesse em pesquisas sobre avaliações de impacto, abordagem sistêmica, empreendedorismo inovador e sustentabilidade. Possui mais de 13 anos de experiência em auditorias e indicadores socioambientais em diversas regiões no Brasil, Equador, Austrália e Nova Zelândia. Como consultora, atuou na gestão de projetos de planejamento territorial em riscos e desastres e laboratórios de planejamento colaborativo, além da implementação de indicadores de sustentabilidade em cadeias de fornecimento. Atualmente, é professora convidada na pós-graduação em Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Senac.”

Foto de Giovanna Lovato
Docente

Giovanna Lovato

Possui graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011), é Mestre (2014) e Doutora (2018) em Ciências pelo Programa de Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Realizou parte de seu doutorado na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Tem pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e experiência profissional em pesquisa, na área de conhecimento Engenharia de Processos Biológicos, com ênfase em processos aplicados ao tratamento de águas residuárias e biorrefinarias. Atualmente é Professora e Pesquisadora no IMT.

Foto de Osvaldo Braz dos Santos Moderno
Docente

Osvaldo Braz dos Santos Moderno

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo na área de Gestão de Operações, possui graduação em Engenharia Mecânica pela FEI. Pós-graduação em Administração pela ESAN (FEI) e Marketing pela ESPM. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de inovação e tecnologias de processos em operações. Possui mais de 25 anos de experiência profissional na liderança das principais áreas de operações, tais como: Gerenciamento e desenvolvimento de projetos e programas, Compras avançadas de projetos e desenvolvimento de fornecedores em multinacionais do setor automotivo. Atuou em gerenciamento de projetos da FIA/USP no projeto para a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério da Economia.

Foto de Antonio Carlos Braz
Docente

Antonio Carlos Braz

Doutorando e Mestre em Administração de Operações pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo Internacional em Gestão de Projetos pela FGV. Especialização em Inovação pelo MIT e em Gestão de Projetos pela Universidade da California. Graduado em Química pelas Universidades de Guarulhos e UFSCar. Mais de 25 anos de experiência profissional como gerente e diretor em empresas multinacionais da Indústria Química, Automotiva e Eletrônica, atuando nas áreas de Gestão de Operações, Novos Projetos, Inteligência de Negócios e Compras. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2019 e na FIA/USP desde 2021 como professor convidado. É consultor na área de gestão de operações sustentáveis e estratégia de novos projetos.

Foto de Ricardo Balistiero
Coordenador e Docente

Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

Foto de Afonso Carlos Braga
Docente

Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

Fundo investimento

Investimento em pós-graduação

MBA em Engenharia de Negócios

Ícone de localização Campus:
Ícone de início Início:
Ícone de horário Horário:
Ícone de carga horária Carga Horária:

MATRÍCULA R$ 1.780,00

+ 35 parcelas fixas de R$ 950,00 ***

Outras opções de pagamentos

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro - Especialização 360h

Matrícula %

Matrícula:

R$ 1.780,00

50% de desconto

para pagamento até 31/05/2026

R$ 890,00

Matrícula + Parcelas %

+ 1x R$ 27.461

+ 5x R$ 5.675

+ 11x R$ 2.664

+ 17x R$ 1.780

+ 23x R$ 1.358

+ 29x R$ 1.111

+ 35x R$ 950

Mais Informações

Informações gerais

Desconto

Ícone de desconto

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2022: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Matrícula

Ícone de matrícula

Aproveite 25% OFF na matrícula até 21/06!

Taxa de Reserva: R$ 300,00

Ícone de calendário

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto , cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula.

Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor.

Pós-Graduação

Conheça as disciplinas e módulos do seu curso

Comunicação

Tem interesse? Receba mais informações

Mais Informações

Infraestrutura

Conheça os espaços de estudo e convivência da Mauá

  • Mão apontando para código em tela de computador, com outra pessoa usando teclado e mouse.
  • Homem de jaleco e óculos de segurança opera máquina industrial em laboratório do Instituto Mauá de Tecnologia.
  • Mulher de jaleco e óculos de segurança opera máquina industrial em laboratório do Instituto Mauá de Tecnologia.
  • Um homem ensina outro a programar em um laboratório de informática com vários computadores.
  • Dois homens em um laboratório de engenharia, um aponta para um painel de controle complexo com fios.
  • Edifício moderno com fachada de vidro e concreto, cercado por árvores e com carros estacionados.
  • Torre com logo do Instituto Mauá de Tecnologia em dia ensolarado, com prédios e árvores ao redor.
  • Edifício moderno de concreto com varandas e painéis metálicos sob céu azul.
  • Laboratório com robôs industriais, máquinas e equipamentos em um ambiente de pesquisa e desenvolvimento.
  • Edifícios de tijolos e concreto com janelas, cercados por árvores frondosas. O Instituto Mauá de Tecnologia é visível.
  • Sala de aula moderna do Instituto Mauá de Tecnologia com mesas e cadeiras, tela na parede.
  • Quadra de Esportes

Networking & Impacto

Mercado de trabalho

Seu próximo passo define a sua carreira do futuro. Na Mauá, você se prepara com excelência para ocupar posições estratégicas em grandes empresas do setor.

A Mauá oferece um ecossistema completo de apoio à carreira, que acompanha o aluno desde a graduação até após a formação, por meio do Portal Mauá Conecta e da Academia de Talentos — espaços dedicados à orientação profissional, desenvolvimento de competências, elaboração de currículo e preparação para entrevistas, além de promover a conexão com empresas.

Carreiras IMT