No dinâmico setor ferroviário e metroferroviário, em que as novas tecnologias são rapidamente incorporadas aos produtos, exige-se do profissional constante aperfeiçoamento numa vasta gama de conhecimentos técnicos.
Programa
O Programa Educacional em Ferrovias e Metroferrovias permite que os profissionais atuantes no setor (funcionários de empresas do setor ferroviário e metroviário), funcionários das empresas, concessionárias ferroviárias e metroviárias ou profissionais que tenham interesse em atuar nesse setor que desejem especializar-se em sistemas ferroviários e metroferroviários, com diferentes especialidades da Engenharia, tenham a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos quanto aos aspectos de concepção, projeto, execução, operação e gestão de equipamentos e sistemas ferroviários e metroviários.
Público-Alvo
Engenheiros que buscam alta qualificação para destacada atuação em atividades ferroviárias e metroferroviárias, nas concessionárias, nas indústrias, nas empresas de projetos e consultoria e demais empresas e instituições que atuam no sistema ferroviário e metroferroviário.
Diferencial
O curso possui um corpo docente que reúne alguns dos melhores profissionais da área com sólida formação acadêmica e destacada atuação em empresas-líderes do setor. O curso possibilita ao aluno desenvolver conhecimentos abrangentes e com a profundidade exigida num cenário ferroviário e metroferroviário globalizado. Garante, ainda, capacitação ao profissional para atuar com competência nas áreas técnica e gerencial, com base numa visão do desenvolvimento dos sistemas ferroviários e metroferroviários.
Efeitos das Resistências Normais; Dinâmica do movimento; Evolução do contato roda-trilho; Os Perfis Verticais e Horizontais da Via Permanente; Movimentos Parasitas nos veículos; Dinâmica do movimento dos trens; Trabalho e Potência de Tração; Força de Tração, Esforço Trator; Aderência, Demanda de aderência e força de aderência; Simulação de marcha; Dimensionamento de trens.
Técnicas modernas de manutenção de equipamentos e instalações, Gestão da manutenção, manutenção produtiva total, manutenção centrada na confiabilidade, sistemas de manutenção corretiva, preventiva e pró-ativa; Análise de falhas, medidas globais de eficácia e de desempenho.
Programação linear, programação inteira mista, fluxo em redes, teoria das filas e simulação. Estudo voltado aos sistemas ferroviário e metroferroviário.
Sistemas de Transportes; Participação relativa dos diversos modos no Brasil; Participação e Importância da Logística no setor; Principais corredores ferroviários brasileiros: commodities e transporte intermodal; Potencialidades e ameaças, Marketing Share entre as ferrovias.
Engenheiro Eletricista pela Escola de Engenharia Mauá (1974), Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental pela FIPT- Instituto de Pesquisas tecnológicas do ESP (IPT-2007), créditos das disciplinas do Curso de Mestrado em Finanças-Escola de Economia e Administração- USP (1988-1991) e Pós-graduação em Economia de Empresas, CEAG-FGV-Fundação Getúlio Vargas-SP (1978-1980). Experiência ampla em empresas de consultoria e industriais com atuação local e internacional tais como Engevix, Indústrias Villares S.A., Sigla-Jeumont Schneider, Resana S.A.-Indústrias Químicas, CMW/Alstom, Siemens, TIISA S.A. e SSBB Consultoria. Consultor técnico da Revista Ferroviária e em alimentação (tração) elétrica de sistemas de transportes metroferroviários.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Católica de Petrópolis, atuante no setor desde 1983, com especialização em engenharia industrial e sistemas de potência. Pós-graduado em Management pela FGV e engenharia metroferroviária pelo IME-Instituto Militar de Engenharia. Coordenador dos cursos de pós-graduação em Engenharia Metroferroviária do CEPEFER-Centro de Pesquisas Ferroviárias (MBRail-Master Business Rail) e da primeira ferrovia-escola, Ferrovia-Escola de Paraíba do Sul. Ocupou cargos de gerência, diretoria e consultoria em diversas empresas como Cia. Industrial Santa Matilde, Schneider, Alstom, Siemens e T´Trans.