Matrícula
para pagamento até 16/12
Sextas-feiras das 19h às 22h30; Sábados das 8h30 às 17h30
A Engenharia de Segurança do Trabalho tornou-se uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão da saúde e do controle ambiental. A prevenção de acidentes é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais e melhoria da produtividade e qualidade de vida dos colaboradores. Conforme disposições legais, as empresas devem manter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia especializados em engenharia de segurança, saúde e higiene do trabalho.
O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho é composto por quatro módulos de 180 horas cada: Tópicos de Engenharia de Segurança do Trabalho e Aplicações de Ergonomia em Ambientes e Postos de Trabalho (180 h); Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos, Instalações, Áreas e Edificações (180 h); Higiene Ocupacional, Medicina do Trabalho, Normas Técnicas e Regulamentadoras, Laudos Periciais (180 h); Gerenciamento de Riscos, Proteção ao Meio Ambiente, Direito do Trabalho e Previdenciário (180 h). Cada módulo cursado confere um Certificado de Aperfeiçoamento.
Diferencial
O curso proporcionará habilitação profissional complementar, certificada e reconhecida no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA SP). Dentre os principais diferenciais de formação destacam-se o desenvolvimento de raciocínio e senso crítico, intercâmbio de experiências e soluções de casos reais, fornecimento de instrumental prático que permita aos participantes efetivamente contribuir nos serviços de segurança, saúde e higiene do trabalho de suas empresas.
Oferecido no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas (síncronas on line e/ou assíncronas gravadas) e formatado em quatro módulos de 180 horas cada. Na conclusão de cada módulo, o aluno recebe o Certificados de Aperfeiçoamento. Na conclusão dos quatro módulos, o aluno recebe o Certificado de Especialista.
Serão promovidos intercâmbios e convênios com instituições e associações nacionais e internacionais, visitas técnicas, formação de grupos de pesquisas aplicadas e motivação para publicação de artigos técnicos e científicos.
Objetivo
Habilitar o (a) Especialista capaz de atuar nas áreas de Segurança, Saúde e Higiene do Trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador, em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção de bens e de prestação de serviços.
Público-Alvo
Engenheiros e Arquitetos que atuam ou pretendem atuar na área de segurança, saúde e higiene do trabalho.
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.
Simulações e Softwares Aplicados em Engenharia de Segurança do Trabalho. Métodos Quantitativos, Probabilísticos e Discretos. Simuladores de Incêndios e de Evacuação: Fire Dymamics Simulator (FDS); Smokeview (SMV); Evacuation (EVC). ANSYS Aplicado em Ventilação e Exaustão. Softwares Aplicados em Ergonomia: Ergonomics e Ergolândia. Aplicações do Simul8 em Eventos Discretos para Gestão de Riscos e Modelos Logísticos.
Introdução a Gerência de Riscos; Natureza dos Riscos Empresariais; Riscos Puros e Riscos Especulativos; Conceitos de Segurança de Sistemas e Subsistemas. A empresa como Sistema; Identificação e Análise de Riscos. Introdução aos fundamentos do Gerenciamento de Riscos. Estudo da Norma NBR ISO 31000 e ISO 31010. Conceitos e ferramentas aplicadas em gestão de riscos.
Técnicas de Incidentes Críticos (T.I.C); Análise Preliminar de Riscos (A.P.R.); Análise de Vulnerabilidade das Instalações Industriais. Check-list; Análise de Árvore de Falhas (AAF); Análise de Modos de Falhas e Efeitos (AMFE); Hazop e confiabilidade; Administração do Controle de Prevenção de Perdas; Sistema de gestão das Condições e Meio Ambiente de Trabalho; Modelo de um Programa de Gerenciamento de Riscos; Custo dos Acidentes; Plano de Contingência; Noções Básicas de Seguro; Administração de Seguros; Exercícios Específicos.
Interpretar a consolidação das leis do trabalho em suas disposições gerais e saúde dos trabalhadores através dos órgãos de Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas. Legislação Trabalhista. Noções Gerais (Art. 5º CF/88), Tipos de Contrato de Trabalho (home office).
Noções de Direito Previdenciário. Conhecimento sobre os direitos dos segurados da Previdência Social. Legislação Previdenciária. Modelos Previdenciários. Seguridade Social (INSS). Benefícios Previdenciários (Lei 8.213/91).
Introdução à Avaliação Ambiental; Programa de Prevenção do Meio Ambiente; Preparação de um estudo do Meio Ambiente; Critérios e Técnicas de Avaliação e Controle dos Poluentes; Destino de Resíduos Industriais; Elaboração e Implantação de Programas de Avaliação Ambiental; Estudo de Impacto ao Meio Ambiente EIMA, Relatório de Impacto ao Meio Ambiente RIMA; Plano de Controle Ambiental - PCA, Programa de Gerenciamento; de Resíduos da Construção Civil- PGRCC, Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos- PGRS.
Introdução à Higiene e Segurança do Trabalho; Visão do Mundo Ocupacional; Histórico da Medicina do Trabalho; Organização Internacional do Trabalho (OIT); Prevencionismo no Brasil; O Profissional Ocupacional. Utilização de Estatísticas e Métodos Quantitativos em Higiene do Trabalho. Estudo da NR 1 Programa de Gerenciamento de Riscos, Norma Geral. Programas de Prevenção de Riscos: PPRA, PCMSO, Programa de Prevenção Respiratória (PPR).
Introdução à identificação, avaliação e controle de riscos profissionais; Riscos Físicos; Identificação de Sobre Carga Térmica; Avaliação e Controle do Calor; Exercícios práticos de Calor; Laboratório de Controle do Calor; Avaliação e Controle do Frio; Conceituação, classificação e Reconhecimento dos Níveis de Exposição e Consequências no Trabalhador. Trabalho em Condições Hiperbáricas; Procedimentos Adotados e Cálculos dos Tempos.
Higiene Ocupacional e Segurança do Trabalho C: Higiene Ocupacional Riscos Biológicos. Programa de Prevenção de Riscos Biológicos – NR32. Ventilação Industrial e Proteção Coletiva Ambiental. Aplicação do software ANSYS para simulação e dimensionamento de sistemas de exaustão e ventilação ambiental.
Riscos Químicos. Classificação dos Agentes Químicos: Medidas Gerais de Controle Individual e Coletivo; Limites de Tolerância de Agentes Químicos, Nível de Ação; NR 15 Anexo 11. Aerodispersóides; Contaminantes Químicos: Gases e Vapores; Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes. Técnicas de amostragem e de medições aplicadas em radiações.
Técnicas de comunicação; Elaboração de relatórios técnicos; Comunicação da empresa com os empregados; Elaboração de laudos judiciais.
Introdução às normas regulamentadoras. Diferença entre lei, portaria e normas técnicas. Estudo da Portaria nº 787/2018 sobre a interpretação e estruturação das normas regulamentadoras. Regras de Aplicação das Normas, Estrutura das Normas Técnicas. Apresentação das normas: Norma Geral, Norma Setorial e Norma Específica. Estudo completo da Norma Geral nº 5, CIPA. Leitura e explicações. Estudo completo da Norma Geral nº 4, SESMT Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (NR4). Estudo da Norma Específica de Nº 6, EPI. Estudo da Norma Geral nº 9, PPRA. Leitura e explicações apresentação de modelos. Estudo da Norma Geral nº 28, multas. Leitura e explicações. Procedimento de Defesa Administrativa ao Setor de Multas e Recursos do ME/SETRAB.
Conceito, Importância e Participação da Engenharia de Segurança na Proteção contra Incêndio e Explosão; Eventos Característicos de Incêndio; Sistema global de Segurança contra Incêndio; Fatores condicionantes do Risco de Incêndio; Plano Integrado de Segurança contra Incêndio; Medidas Passivas de Proteção contra Incêndio. Controle dos Materiais Combustíveis; Compartimentação Horizontal e Vertical. Resistência ao Fogo dos Elementos Estruturais. Rotas de Fuga e Controle de Fumaça. Sinalização de Emergência. Distanciamento Seguro entre Edifícios; Medidas Ativas de Proteção contra Incêndio. Extintores de Incêndio. Hidrantes e Mangotinhos; Chuveiros automáticos de extinção Sprinklers. Iluminação de emergência; Detector de Fumaça e Detecção de alarme; Prevenção Contra Incêndio e Explosões; Atribuições e Responsabilidades do Projeto de Sistemas de Proteção contra Incêndio e Explosões; Elaboração de um Projeto de sistemas de Proteção contra Incêndio e Explosões; Dimensionamento de rede de hidrantes e extintores; Dimensionamento de sprinklers; Dimensionamento da bomba; Determinação da rota de fuga; Pressurização de escadas; Exigências legais; Calculo da carga de incêndios; Dimensionamento das escadas clausura e corrimões; Detecção de alarme; Detector de fumaça; Sinalização da edificação; Iluminação de emergência; Instalação de geradores de emergência; Proteção acústica do gerador; Legislação Estadual do Corpo de Bombeiros de São Paulo e demais Estados Brasileiros. Treinamento externo em pista simulada com aplicações das técnicas de combate e proteção contra incêndios.
Conhecer e aplicar a NR 8, Segurança em Edificações, NR 13 Prevenção e riscos em caldeiras, vasos de pressão e tubulações nas áreas técnicas das empresas. Conhecer a aplicar a NR 33 Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados. Conhecer e aplicar a NR 35 Segurança nos trabalhos em altura. Princípios e exemplos práticos e reais aplicados em prevenção e controle de riscos em instalações e áreas.
Norma Regulamentadora NR 12 Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Projeto de Arranjo Físico (layout) das Instalações Industriais e Serviços; Cor, Sinalização e Rotulagem dos Materiais; Transporte Manuseio e Movimentação dos Materiais; Dispositivos de Proteção Coletiva em Veículos Industriais; Segurança na operação de soldagem e corte a quente; Caldeiras e Vasos sob Pressão; Compressores; Bombas e Motores; Equipamentos Pneumáticos; Ferramentas Manuais; Tecnologias de Proteção Coletiva; Elaboração e Implementação de um Projeto de Proteção à Máquinas e Equipamentos; Convenções Coletivas; Projeto de segurança das Instalações Elétricas; Elaboração de um PCMAT; Superfícies e Estruturas de Trabalho; Tecnologias de Proteção Individual e Coletivas em Máquinas e Equipamentos. Princípios e práticas de auditoria e vistoria aplicadas na NR 12.
Conhecer e aplicar a NR 18 Prevenção de riscos no meio ambiente de trabalho da construção civil. Conhecer e aplicar a NR 18. Estudos de exercícios práticos aplicados na prevenção e controle de riscos na construção civil. Visita técnica em obras civis com aplicações de vistoria e auditoria de segurança do trabalho. Estruturação e implantação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT). Trabalhos realizados a céu aberto. Características dos locais de trabalho e condições sanitárias. Especificações de moradias e condições exigidas para habitabilidade dos colaboradores. Condições de poços e fossas negras e sépticas.
Introdução à segurança com eletricidade; NR 10; Riscos em instalações e serviços com eletricidade; Técnicas de Análise de Risco; Medidas de Controle do Risco Elétrico; Normas Técnicas Brasileiras - NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039; Regulamentações da Secretaria Especial do Trabalho e Previdência Social; Equipamentos de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Rotinas de trabalho – Procedimentos; Documentação de instalações elétricas; Riscos adicionais; Proteção e combate a incêndios; Acidentes de origem elétrica; Primeiros socorros; Responsabilidades; Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP; Organização do trabalho; Aspectos comportamentais; Condições impeditivas para serviços; Riscos típicos no SEP e sua prevenção; Técnicas de análise de Risco no S E P; Procedimentos de trabalho - análise e discussão; Técnicas de trabalho sob tensão; Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios); Posturas e vestuários de trabalho; Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos; Sinalização e isolamento de áreas de trabalho; Liberação de instalação para serviço e para operação e uso; Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados; Acidentes típicos - Análise, discussão, medidas de proteção; Responsabilidades.
A importância da administração aplicada na engenharia de segurança do trabalho. Principais competências a serem desenvolvidas. Forma de avaliação da disciplina. Conceitos de Administração. Principais teorias de Administração e suas funções básicas. Funções da Administração e a sua importância para o profissional de engenharia de segurança do trabalho. Ferramentas administrativas para identificar, observar e analisar problemas. Erros mais comuns no sistema de gestão de SST. Apresentação de vídeos de processos produtivos de fundição de não ferrosos e galvanoplastia da FUNDACENTRO e discussão dos principais riscos, medidas de controle e falhas de gestão. Fatores da estrutura de SST na organização. Problemas de SST na empresa que impactam o trabalhador e o SESMT. Papel da CIPA e do SESMT e a interface com a gestão de SST na empresa. Aspectos éticos dos profissionais do SESMT com as demais áreas e entidades. Entidades que atuam na SST do trabalhador, formas de atuação e controle nas empresas (MPT, CEREST, AGU, ME.) Histórico da Previdência Social e seus controles previdenciários nas empresas (FAP, NTEP, PPP, e-Social) e sua interface com o SESMT. Papel do SESMT na aplicação e controle da NR-33. Responsabilidades do empregador, trabalhador e SESMT. Capacitação dos envolvidos. PET/APR e medidas técnicas de prevenção e de emergência.
Noções de Fisiologia, Transporte de Acidentados; Feridas, Hemorragias, Queimaduras; Torções e Luxações; Conceituação de Medicina do Trabalho; Importância da Relação Causa e Efeito; Relação entre Agentes Ambientais e Doenças do Trabalho; Nexo Causal; Fatores Oriundos das Doenças do Trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador; Aspectos Epidemiológicos das Doenças do Trabalho; Noções de Fisiologia Humana; Agentes Tóxicos; Toxicologia 1 e 2; Primeiros Socorros; Análises de Patologias do Trabalho; Vias de Penetração e Eliminação das Toxicidades do Organismo; Mecanismos de Proteção do Organismo; Absorção e Metabolismo; Mecanismos de Desintoxicação ; Sistemas Enzimáticos; Limites de Tolerância Biológicos.
Conceituação de Ergonomia; Organização do trabalho; Postos e Manejos de Controles Operacionais; Noções de Fisiologia do Trabalho; Idade, Fadiga, Vigilância e Acidente; As várias Escolas de ergonomia; A ergonomia prospectiva; Aspectos Antropométricos, Fisiológicos e Biomecânicos; Desenvolvimento de modelos ergonômicos; Dimensionamento de postos de trabalho ergonômicos; Limitações Sensoriais; Dispositivos de Controle; Sistema Homem/Máquina; Análise e avaliação ergonômica; Avaliação do conteúdo da Disciplina.
Variáveis ambientais no ambiente de trabalho: Temperatura, Vibração, Ruídos e Iluminação. Bases de projeto dos postos de trabalho. Normas técnicas e legais, tabelas e limites de tolerância. Técnicas e práticas de medições e avaliações no laudo técnico. Conceituação, classificação e Reconhecimento dos Níveis de intensidade de Pressão Sonora; Agentes Físicos: Ocorrências Físicas do Som; Avaliação e controle dos Níveis de Pressão Sonora; Laboratório de Agentes Físicos: Medição dos Níveis de Intensidade de Pressão Sonora; Conforto ambiental, Térmico e Acústico no âmbito da NR-17; Estratégia de Amostragem. Olhos. Percepção. Desempenho Visual. Tipos de tarefas e níveis de iluminação; Projeto de Iluminação; Vibrações.
Análise Ergonômica do Trabalho (AET) NR 17. Elaboração do Laudo Técnico Ergonômico. Metodologias e recomendações para perícias técnicas e judiciais. Aplicações e simulações em ambientes virtuais da análise ergonômica do trabalho. Utilização de softwares especializados nas aplicações de AET.
Diferentes significados do trabalho. Conceitos de trabalho. Divisão do trabalho. Organização do trabalho e a saúde do trabalhador. Organização científica do trabalho. Escola de relações humanas e abordagem sócio técnica. Dificuldades na aplicação dos princípios da organização do trabalho. Evolução histórica da saúde do trabalhador e da gestão de segurança do trabalho. Política de segurança e saúde do trabalhador. Cultura organizacional. Definição de acidente de trabalho e doença ocupacional. Teorias de causalidade de acidentes. Estatística de acidentes. Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Principais riscos das atividades de trabalho. Benefícios previdenciários por acidente de trabalho e doença ocupacional. Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Investigação de Acidentes. Entidades públicas e privadas. Órgãos Internacionais. O papel e as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho. Atribuições profissionais do Engenheiro de Segurança do Trabalho. O Sistema CREA/CONFEA. Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT). Dimensionamento do SEESMT. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Dimensionamento da CIPA. Relacionamento SEESMT x CIPA. Responsabilidade civil e criminal pelo acidente de trabalho.
A pirâmide de Maslow; Psicologia Aplicada; Características da Personalidade dos trabalhadores; O papel dos profissionais de segurança do trabalho na análise de acidentes; A importância da escolha dos trabalhadores de acordo com o perfil da empresa; Como se comportar em casos de acidentes graves e/ou fatais; Aspectos Comportamentais dos empregados; Ética profissional. Comunicação e Treinamentos aplicados. Confiabilidade Humana.
Doutora em Ecologia pela UNICAMP, Mestra em Ciências Biológicas pela USP. Graduada em Licenciatura de Ciências Biológicas pela UNESP. Professora do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do IMT nas disciplinas “Ambiente e Doenças do Trabalho”, “Proteção ao Meio Ambiente” e “Metodologia Científica”. Professora de graduação e pós-graduação das Faculdades Estácio de Sá.
Graduado em Engenharia Elétrica (2001), pós-graduado em Engenharia de Segurança (2020) ambos os cursos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestrado em Engenharia de Sistemas (2005) e doutorando em Eletrônica de Potência para Física de Plasmas (em andamento) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente pesquisador e professor convidado do Instituto Mauá de Tecnologia. Especialista em Eletrônica de Potência, com grande conhecimento no desenvolvimento de inúmeros conversores de energia, módulos de potência e fontes complexas de alimentação. Engenheiro sênior com experiência administrativa, operacional, em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Engenharia Elétrica; atuante como projetista, consultor e perito em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais.
Doutora em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Mestre e Graduada em Arquitetura e Urbanismo-USP. Ergonomista Nível I certificada pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. Consultora de ergonomia no desenvolvimento de veículos comerciais.
Engenheiro Metalurgista pela FAAP e de Segurança do Trabalho pela FESP. Especialização em Gestão Ambiental pela Unicamp, Ergonomia dos Sistemas de Produção pela Poli-Produção da USP, Administração da Produção pela Fundação Getúlio Vargas. Mestrado em Trabalho, Saúde e Ambiente na Fundacentro. Auditor Fiscal do Trabalho do Ministério da Economia desde janeiro de 1984. Coordenador do Projeto Estadual da Construção de São Paulo do Ministério da Economia. Professor Universitário ministrando aulas em cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (Mauá, FEI, UNIP e Oswaldo Cruz)
Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Universidade de São Paulo-USP, mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, possui experiência na área de Engenharia Mecânica, em simulação computacional de processos de fabricação principalmente em Soldagem e Usinagem e com desenvolvimento de projetos utilizando o software Inventor , atuando principalmente nos seguintes temas: Projetos de dispositivos de máquinas e equipamentos, Desenvolvimento de Projetos na área de Soldagem, Usinagem e Refrigeração e Ar condicionado.
Engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP, 1979, Pós-Graduado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP, 1982. Especialista em Ensino Superior pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), 2012, Mestre em Administração pela USCS, 2015 e Especialidade em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo IMT, 2021. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, 2019. Atuou como executivo em empresas do segmento industrial e de transportes e foi Chefe de Divisão Técnica de Transportes e Manutenção do Centro de Pesquisas (CP) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) de 1984 a 1989. Consultor especialista em manutenção e ativos industriais e em empresas de serviços do CP-IMT, desde 1996. Professor do curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Mauá, desde 1999. Sócio Diretor da EBL Consultoria, empresa especializada em manutenção e ativos industriais e empresas de serviços.
Possui Doutorado e Mestrado em Ciências dos Materiais - Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas energéticas e Nucleares, graduação em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em materiais poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: modificação de polímeros por meio de radiação ionizante, nanocompósitos para indústria petroquímica, enxertia por radiação ionizante, inovação tecnológica e ciência. Professora do ensino superior desde 2012 para os cursos de engenharia, administração e ciências contábeis. Professora de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Metodologia científica.
Foi docente da disciplina Higiene e Segurança do Trabalho nos Cursos de Graduação em Engenharia do Centro Universitário Mauá por 17 anos. Atuou em funções gerenciais e executivas na Mercedes Benz do Brasil durante 25 anos. Docente nos cursos de pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho no Instituto Mauá de Tecnologia, Uninove, FMU e UNIFRAN. Consultor e Perito Judicial em São Paulo e Mogi das Cruzes, atuando como especialista em segurança do trabalho.
Engenheiro eletricista com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Mestre em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade pela Faculdade de Saúde Pública, FSP – USP. Consultor em Segurança do Trabalho com experiência em construção civil, petroquímica e frigorífico. Perito Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
Engenheiro mecânico, tecnólogo projetista e engenheiro de segurança do trabalho. Exerceu o cargo de gerência industrial e de manutenção na Adamantina Destilaria de Álcool, Branco Peres Álcool, Destilaria Bela Vista, Petropak Embalagens Plásticas e EBL Engenharia. Professor dos cursos de pós-graduação em inspeção e lubrificação de equipamentos pela Universidade Paulista UNIP de Ribeirão Preto. Atualmente é Gerente Técnico da MM Labtest, Sócio Diretor da Intechk Inspeções Técnicas e Consultor Especialista em Manutenção Preditiva do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.
Mestre e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, Engenheiro Civil, Especialista em Segurança do Trabalho, Bacharel em Direito e Licenciatura em Educação Física. Docente do SENAC São Paulo nos Cursos de Prevenção e Combate a Incêndios, Segurança do Trabalho e de Primeiros Socorros. Professor da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atualmente é Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, instituição que atuou durante 34 anos. Atuou em cargos de gerência operacional, durante 24 anos, no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Major da Policia Militar do Estado de São Paulo, Bacharel e Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Publica, pela Academia de Policia Militar do Barro Branco e Centro de Altos Estudos de Segurança. Bacharel em Ciências Jurídicas - Universidade Anhanguera, Pós-Graduado em Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Anhanguera; Aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil. Atualmente é Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e do Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atuante nos seguintes temas: NIMS - National Incident Management System, Gerenciamento de micro e macroincidentes / Crises em Segurança Pública, ICS - Incident Command System, contraterrorismo, Processo Decisório e Gestão de Risco.
Formação acadêmica em Psicologia e mestre em Administração , Educação, e Comunicação pela Universidade São Marcos / SP.- 2007. Experiência acadêmica nos cursos de Pós-gradução e formação universitária nos cursos de Recursos Humanos, Administração , Direito, Engenharia. Atuou nas Universidades Anhembi Morumbi- SP , Estácio de Sá- SP, FMU – SP , UNIB-SP e SENAC-SP, desde 2004. Vivencia corporativa mais de 20 anos em cargos gerenciais e média chefia na área de RH . Vivencia em implantação de diversos projetos cujo destaque em: Recrutamento e Seleção por competências, Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho, Clima organizacional , plano de cargos e salários, pesquisa salarial, benefícios , clima organizacional, gestão de carreira. Projetos de qualidade de vida, Gestão da Qualidade , Saúde mental do trabalhador. Desenvolve palestras e cursos sobre os temas: liderança, motivação, Carreira, Competências Gerenciais e Programa de Preparação para aposentadoria . Atua como consultora em Mentoring de carreira e seleção de executivos.