Design, Inovação e Empreendedorismo Aplicados ao Desenvolvimento de Embalagens

Diferencial

Aliar as contribuições dos métodos do Design e da Engenharia para inovar no segmento de embalagens.

Objetivo

Abordar a metodologia do Design Thinking e o autodesenvolvimento empreendedor e criativo, capacitando o profissional para atuar como líder em processos criativos e de inovação aplicada, despertando seu olhar disruptivo, questionador e estratégico diante dos problemas complexos da atualidade. Apresentar um roteiro de inovação aplicado ao desenvolvimento de embalagens, sob o ponto de vista sistêmico, com enfoque na negociação entre agentes da cadeia produtiva e na geração de vantagem competitiva para as organizações.

Público-Alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Mais Informações

Início do Curso
Fevereiro de 2020
Horário
Das 19h às 22h30
Dias de aula
Terças e quintas-feiras

Investimento por módulo - Valores já atualizados para o ano de 2020
Matrícula
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Mensalidades
5 parcelas de R$ 1.580,00

Até 18 de outubro R$ 1.280,00
Até 20 de dezembro R$ 1.380,00
Após 20 de dezembro R$ 1.580,00

DESCONTOS

Ex-aluno: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno Mauá formado em 2018: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Taxa de Reserva: R$280,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito.
Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenação

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Claudia Facca

Designer, educadora e pesquisadora. Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Coordenadora do curso de graduação em Design no Instituto Mauá de Tecnologia.

Módulos do curso

Design Thinking

Ativação de Potenciais Humanos

16 h

Fortalecer a autoconfiança do indivíduo por meio do desenvolvimento da liderança de si mesmo, num tempo em que o mundo passa, sobretudo, por grandes mudanças tecnológicas, econômicas, políticas de modo acelerado, criando novas demandas como a necessidade de profissionais mais habilitados e mais satisfeitos com o que produzem e sua vida em geral. Assim, focar na Liderança de si mesmo para alcançar maior confiabilidade, agilidade e produtividade junto a você mesmo é o que se pretende estimular, para que o indivíduo obtenha os seus melhores resultados individualmente e com todos a sua volta. Desenvolver e motivar o aluno com vista a alcançar os objetivos e as metas no próprio local de trabalho em tempo hábil, evitando conflitos contraproducentes, como a comunicação deficiente, que comumente acontecem em organizações corporativas, acadêmicas e demais áreas, que não vão ao encontro da prosperidade, e assim passam a acolher colaboradores cada vez mais descontentes na vida profissional, com extensão na vida pessoal e familiar.

Branding e Identidade Visual

16 h

Abordar as mais importantes etapas do processo de branding, apresentar os conceitos e as ferramentas fundamentais para a gestão de marcas, proporcionando aos interessados o desenvolvimento de habilidades para elaborar estratégias voltadas à construção e à consolidação do valor das marcas.

Cultura da Inovação nos Negócios

16 h

Abordar com intensidade o que é fundamental e indispensável para que a inovação aconteça de fato, quais os novos caminhos para a gestão pública, privada e acadêmica, promover uma leitura do mundo contemporâneo, refletindo sobre o que está em transformação, o que está em ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, serviços e produtos. Apresentar cenários em transformação para que os alunos analisem, partindo do macro (sociedade, economia, política) ao micro (negócios, carreira, produtos e serviços). Outro ponto é uma provocação – Como pensamos o mundo, sob o ponto de vista do design estratégico, inovação, startup e modelos de organizações exponenciais.

Metodologia e Processos do Design

20 h

Estudar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de um projeto a fim de procurar e indicar a melhor forma de transpor os imprevistos e resolver os problemas que podem (e vão) surgir pelo caminho. A principal característica do design como atividade projetual é a utilização de uma metodologia de desenvolvimento de projeto. O que se espera da metodologia é uma ajuda para determinar a sucessão de ações e seus conteúdos e para definir os procedimentos específicos que se têm que utilizar no desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Neuromarketing

16 h

Promover um maior entendimento das respostas do cérebro humano aos estímulos de nossa sociedade, notadamente aqueles emanados pelas ações mercadológicas, de forma a gerar uma compreensão mais profunda dos hábitos e comportamentos dos indivíduos, possibilitando a criação de produtos e serviços, bem como sua divulgação, da forma mais adequada às expectativas e reais necessidades dos clientes.

Pesquisa Centrada nos Usuários

20 h

Apresentar um panorama geral tanto da origem quanto da aplicação das metodologias relacionadas a pesquisa de mercado e user-centered innovation, assim como de ilustrar com exemplos do mundo real dos negócios, o que permitirá aos alunos entenderem a importância da compreensão dos usuários / consumidores no processo de criar produtos e serviços.

User Experience, Design Thinking e Serviços

16 h

Utilizar a metodologia do Design Thinking com Design de Serviços, ter uma visão multidisciplinar, holística e integrada, esse é um processo que busca o desenvolvimento de projetos centrados nos usuários, tornando os serviços prestados mais desejáveis e eficientes aos clientes e ao negócio. Entender quais são os elementos de valor que pretende entregar (funcional, emocional, de estilo de vida ou de impacto social) e quais são os motivadores racionais e emocionais que proporcionam experiências de alto impacto e deixam as pessoas altamente conectadas ao seu serviço, produto ou marca.

Empreendedorismo Criativo

Business Networking

16 h

O curso irá abordar o planejamento, para a constituição da rede de relacionamentos, organização dos dados, habilidade para a conquista do público-alvo, adaptação ao perfil de contratação do segmento alvo, estratégias para contatos positivos, técnicas para entrevistas e manutenção da rede. Ter uma boa Rede de Relacionamento, hoje é essencial para qualquer empreendedor. Apesar de ser geralmente associado apenas a eventos que são o pesadelo dos mais tímidos, o Networking pode se tornar uma prática recorrente dentro das empresas para ampliar ao máximo as oportunidades de negócio e para empreendedores para a melhoria da saúde dos seus negócios. Apresentar o Networking, como competência pessoal é essencial e pode ser ensinada por meio de teorias e práticas, que abordam o desenvolvimento de conhecimentos complementares às habilidades humanas e Redes de Relacionamento existentes.

Ecossistema Empreendedor e Startups

16 h

Estimular o aluno a pensar com o conceito de uma startup, ter uma visão mais sistêmica do que é o empreendedorismo, desafiando as crenças convencionais, subvertendo a lógica dominante de fazer as coisas certas, para fazer as coisas melhores. Desenvolver um mindset com foco na percepção das necessidades organizacionais e do planeta, respondendo à estas com soluções relevantes, originais e geradoras de valor

Estratégias de Marketing, Comunicação e Vendas

12 h

Os objetivos do curso são orientar os empreendedores para que escolham seus mercados e segmentos, definindo personas a serem atendidas; traçar uma comunicação orientada à solução de problemas e às experiências que seus negócios proporcionam; utilizar as melhores técnicas do Marketing Digital e Inbound Marketing; formar ações de Vendas focadas na construção de valor e obtenção de clientes realmente qualificados; construir ferramentas de análise dos resultados das destas ações para que seus negócios cresçam continuamente.

Gestão Financeira para Empreendedores

12 h

Conhecer de forma prática os conceitos de gestão financeira para empreendedores e startups, entender os principais modelos de negócio e como eles impactam nos custos e nas receitas, aprender como utilizar os indicadores financeiros no gerenciamento de uma startup, aprender a criar a gestão do relacionamento com investidores, conhecer os tipos financiamento e investimentos disponíveis, aplicar os métodos de avaliação de uma startup, introduzir conceitos de finanças colaborativas, economia compartilhada e nova economia na maximização dos resultados financeiros, aprender a administrar os recursos da empresa através de ações de  planejamento, organização e captação de investimentos, garantindo a saúde dos negócios, desenvolver um controle financeiro eficaz, definindo a margem de lucro ideal para os produtos e serviços, equilibrando despesas, e avaliando o saldo de receitas e ainda criar um planejamento adequado para as próximas rodadas de investimentos.

Inovação em Modelos de Negócios

16 h

Por meio da utilização do "Business Model Generation - Canvas", uma metodologia de gerenciamento estratégico e cultural organizacional, será possível abordar, desenvolver ou aprimorar o modelo de negócio proposto a partir das diretrizes e hipóteses validadas em conexão com os resultados obtidos por ferramentas utilizadas nas disciplinas anteriores, por meio de ferramentas simples e poderosas que auxiliarão na compreensão, desenvolvimento e implementação de novos produtos e serviços. Proposta de valor: Seleção de ideias e hipóteses baseada no usuário quando validadas por sua relevância e percepção.

Legislação e Direito para Empreendedores

12 h

Apresentar um panorama geral das questões jurídicas que interessam ao ambiente das startups, capacitando o empreendedor a tomar melhores decisões em todas as etapas do processo criativo da empresa no planejamento e gestão do seu negócio. Promover a visualização da concepção, desenvolvimento e implantação de uma startup, envolvendo todo o processo jurídico, desde a constituição da empresa até a sua manutenção. Realizar análises de viabilidade jurídica do projeto, do custo-direito, impactos trabalhistas, ambientais e tributários, noções de direito empresarial, contratual e societário são ferramentas necessárias a um empreendimento deste tipo

Mentoring

16 h

Mentoria com profissionais experientes em diversos campos que irão guiar o empreendedor em necessidades específicas, em muitas fases do processo de startup – da validação de mercado ao lançamento e à condução da empresa, passando pelo planejamento (business planning). Orientações práticas de como melhorar o negócio e posicionar a startup no mercado e indicação de fontes de conhecimento e contatos que podem ajudar na formação e no desenvolvimento pessoal e profissional do empreendedor e do novo negócio.

Técnicas de Apresentação - Pitch

20 h

O curso aborda o autoconhecimento empreendedor personalizado, que ajuda empreendedores a criarem o melhor formato de Pitch partindo do zero. Você vai aprender as melhores ferramentas e técnicas para afiar seu discurso e chamar atenção de Investidores, Parceiros Estratégicos, Sponsors e Clientes para o crescimento exponencial de seu negócio.

Inovação em Embalagem

Conhecimento e Inovação

28 h

Apresentar roteiro para formar e gerenciar o conhecimento como alicerce para a inovação e a vantagem competitiva. Discutir a economia do conhecimento e da inovação. Apresentar mecanismos para identificar e explorar oportunidades de inovação e ferramentas de gerenciamento do processo de inovação.

Design e Inovação em Embalagem

36 h

Desenvolver um projeto de Design & Inovação na Embalagem com base num briefing entregue por uma empresa do mercado. O projeto é desenvolvido com base no livro “Inovação na Embalagem” e apresentado à empresa apoiadora.

Negociação para Inovar em Embalagem

28 h

Instrumentar os alunos para a aplicação cotidiana das habilidades fundamentais ao profissional que se interessa pela inovação em embalagem. Desenvolver habilidades de soluções de conflitos, e aprender técnicas para influenciar pessoas a fim de obter sucesso em uma negociação para inovar em embalagem. Estudos de casos colocam o participante como protagonista na construção do conhecimento para a inovação.

Visão Sistêmica da Inovação em Embalagem

28 h

Apresentar a embalagem como um sistema aberto que deve ser permanente objeto de inovações incrementais, radicais ou disruptivas, de produto, de processo, organizacionais e de marketing. Apresentar os conceitos de custo e de valor sistêmicos e como eles podem ser utilizados para guiar as atividades inovadoras que permitem vantagem competitiva para a empresa.

Corpo Docente

Antonio Carlos Dantas Cabral

Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas.

Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

Benicio José de Oliveira Filho

MBA em Gestão estratégica e econômica em negócios pela FGV. Formado em Eletrônica e Graduado em Teologia pela PUC SP. Atua no mercado há mais de 20 anos na área de tecnologia. CEO e fundador da empresa Ravel Tecnologia.

Claudia Facca

Designer, educadora e pesquisadora. Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Coordenadora do curso de graduação em Design no Instituto Mauá de Tecnologia.

Claudia Gama

MBA em Master Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV. Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Unifran; Leader as a Coach, Executive Coach, Life Coach e Personal Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI); Practitioner em Programação Neurolinguística pela American Board of Neuro Linguistic Programming (NLP); Executive Coach pelo Behavioral Coaching Institute - BCI.

Deborah Alquimim

Graduação em Comunicação Social com especialização em Relações Públicas. Atua como Networker, Mentora, Palestrante, Facilitadora, Cool Hunter e Influencer Digital. É membro da The Academy for Future Science com sede nos EUA, onde é estudante e pesquisadora da Metafísica. Fundadora do Circuito Networking, uma rede de negócios e apoio para o Autodesenvolvimento Empreendedor.

Fabio Mestriner

Especialista em Design e Inteligência de embalagem, atualmente dedicado a projetos exclusivos na área de embalagem e a produção de livros didáticos neste tema. Diretor da Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem Ltda.

Fátima Jinnyat

Especialista pela FAAP, Pesquisadora na área de neurociência. Sócia-proprietária da Jinnyat Desenvolvimento Empresarial, empresa que desenvolve programas de T& D para empresas e entidades governamentais

Guilherme Brammer

Engenheiro de Materiais pela Universidade Mackenzie, especialista em Marketing pela USP e em negócios sustentáveis pela FGV-SP. Tem experiência em negócios B2B em produtores de matérias-primas para indústria. Especialista em Economia Circular fundou a Boomera, reconhecida pelo World Economic Forum e revista Entrepreneur como umas das cinco startups que estão tornando a América mais sustentável. Apoia grandes empresas a transformar a forma de produção em um modelo mais circular. Foi escolhido Empreendedor Social 2016 pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Profissional do Ano 2016 pela Embanews.

Hugo Santos

Graduado em Marketing e Técnico em Eletrônica. Formado pela Crescimentum no programa Líderes do Futuro, em Alta Performance em Comunicação pela SBPNL e em Solution Selling  pela Microsoft (MBS). Especialista em Vendas de Soluções e Inbound Marketing em atividades comerciais em mercados técnicos como automação industrial e tecnologia da informação.

João Paulo A. Tavares Soares

Pós-graduado em Direito e relações do trabalho pela Faculdade de Direito São Bernardo. MBA em Direito Empresarial pela USCS. Sócio. Graduado em Direito e Jornalismo pela UMESP. Advogado da Polo Advogados Associados.

Marcos Batista

Especialização em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV. Especialização em Engenharia de Produto pela São Judas. Graduado em Design. Experiência no desenvolvimento e na criação de produtos para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos e mercados. Diretor de Design thinking e co-idealizador do Curso de Educação Executiva. Consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de inovação, design, empreendedorismo e startup.

Marcos Túlio Rodrigues Ramos

MBA em Finanças e Relações com Investidores. MBA em Controladoria e Gestão de Custos. Especialista em Crédito e Serviços Financeiros. Graduado em Economia. Profissional certificado ANBIMA e FEBRABAN. Fundador da empresa RR Crédito Investimentos e Financiamentos.

Neviton Santana

Consultor em UX/UI Design / Service Designer. Técnico em Design Gráficoff. Experiência em criação, arte-final, direção de arte, programação, arquitetura de informação, planejamento, marketing e coordenação de equipes de trabalho com foco em projetos digitais. Consultor em design e experiência do usuário, pela Behavio.us e é Cofundador do Tudous, uma startup voltada para o varejo de lojas físicas.

Paulo Roberto Grasiano Moreti

Pós Graduado em Branding pela Faculdade Rio Branco. Graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela FIAM/FMU. Experiência na área de publicidade e eventos com a Element House of Ideas, desenvolvendo inúmeros trabalhos na área de criação de peças publicitárias, Gestão de marcas - Branding, eventos entre outros.

Sabina Deweik

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC e Comunicação pela Domus Academy-Itália. Graduada em Jornalismo pela PUC. Caçadora de tendências, referência mundial em pesquisa de Comportamento e Consumo. Consultora Estratégica, coacher ontológico pela Escola Internacional de Coaching Ontológico Newfield Network / Chile. Diretora e proprietária da Sabina Deweik Think Foward.

Wanderlei Marinho

Engenheiro eletricista pela Universidade Santa Cecília. Especialização pela University of Manchester Institute of Science and Technology - UMIST, Manchester, Inglaterra. Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Curso: Business and Management for International Professionals na University of California, Irvine - EUA. Curso: Negotiation for Senior Executives na Harvard University em Cambridge - EUA. Curso: Executive Program on Project Management na The George Washington University School of Business em Washington DC - EUA. Membro do Project Management Institute - PMI-EUA, e PMI Chapter São Paulo. Revisor do IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - EUA. Membro da Society of Automotive Engineers - SAE - Brasil, onde atua no Comitê de Veículos Elétricos e Híbridos. Professor de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT.

>