Matrícula
para pagamento até 16/12
Objetivo
Apresentar os principais materiais utilizados na fabricação de embalagem e sua utilização nos principais segmentos: alimentos, cosméticos, farmacêuticos e limpeza doméstica.
Público-Alvo
Profissionais graduados interessados na especialização técnica para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.
Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Matricula +
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas
conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores praticados em 2024, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2025
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de alimentos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação de alimentos. Apresentar critérios de seleção de embalagens para proteção dos alimentos nas diferentes cadeias produtivas. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os tipos, fabricação e principais propriedades e aplicações do papel, do cartão e do papelão ondulado. As aulas são ministradas no Campus São Caetano do Sul e no SENAI Theobaldo de Nigris.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de cosméticos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação de cosméticos. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de fármacos como base para o projeto do Sistema Embalagem. Estudar os procedimentos regulatórios para seleção de materiais de embalagem para fármacos. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os fatores de deterioração dos principais tipos de produtos para limpeza doméstica como base para o projeto do Sistema Embalagem. Apresentar métodos para estimar a vida-de-prateleira a partir do conhecimento dos parâmetros críticos de conservação. Apresentar critérios de seleção de embalagens para proteção dos produtos nas diferentes cadeias produtivas. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudar casos práticos.
Estudar os principais tipos de embalagens de aço e alumínio, os processos de fabricação e de revestimento interno (vernizes), propriedades e aplicações.
Apresentar a estrutura e as principais propriedades físicas, químicas e reológicas de polímeros e suas aplicações em embalagens. Estudar os processos de transformação e impressão de termoplásticos. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens poliméricas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novos materiais e novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Estudar os tipos, processos de fabricação, principais propriedades e aplicações do vidro em embalagens. Identificar e analisar criteriosamente os impactos ambientais das embalagens poliméricas em todo o seu ciclo de vida. Analisar criticamente novas tecnologias e tendências. Estudo de casos.
Engenheiro Mecânico, Foi Diretor Industrial Wheaton Brasil Vidros, Experiência em indústria vidreira. Atua como Consultor Técnico.
Graduado pela Universidade de Florianópolis e pela Universidade de Guarulhos. Experiência como Supervisor na área de Embalagens. Diretor na Escola SENAI.
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecilia. Pós-graduado em Administração Industrial pela USP. Consultor em Inovação e em Desenvolvimento de Embalagem. Professor do SENAI.
Graduado em Engenharia Civil pela FAAP, Pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP. Sócio Diretor e Executivo de Novos Negócios da Prodesign - Agência de Design de Embalagem.