Matrícula
para pagamento até 30/06/2025
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30
Objetivo
Público-alvo
Engenheiros Civis, Engenheiros Eletricistas, Arquitetos, e outros profissionais graduados que atuam na gestão, projeto e execução de instalações prediais, no setor da construção Civil.
Matrícula + 5 parcelas de R$ 1.902,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores 2025
Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)
¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.
O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.
Capacitar os alunos a planejar, executar e gerenciar o comissionamento de instalações prediais, assegurando que todos os sistemas e componentes estejam instalados e sejam testados, em conformidade com os projetos e requisitos operacionais do proprietário.
Capacitar os alunos a elaborar e gerenciar orçamentos de obras de instalações prediais, com foco na otimização de custos, controle financeiro e viabilidade econômica dos projetos.
Capacitar os alunos a realizar inspeções técnicas em instalações prediais, identificando problemas, avaliando a conformidade com normas e regulamentações, e propondo soluções para garantir a segurança e eficiência das instalações.
Capacitar os alunos a aplicar os princípios e práticas do Lean Construction em projetos e obras de instalações prediais, visando a otimização de processos, redução de desperdícios e aumento da eficiência.
Capacitar os alunos a compreender e aplicar a norma ABNT NBR 17.170, que trata do Manual de Uso, Operação e Manutenção das edificações, bem como das garantias associadas, visando assegurar a qualidade e durabilidade das INSTALAÇÕES PREDIAIS.
Capacitar os alunos a planejar, executar e gerenciar a manutenção de sistemas de instalações elétricas e hidrossanitárias, garantindo a eficiência, segurança e durabilidade das instalações.
O conceito e metodologia de desempenho passaram a ser tratados na prática de sistemas construtivos, projeto e construção no Brasil recentemente, após a publicação da ABNT NBR 15575:2013, embora seja uma forma de trabalhar na produção de edificações que teve início ainda nos anos 1980 em outros países. Mais do que requisitos e critérios de normas, trabalhar com o conceito e metodologia de desempenho consiste em saber identificar necessidades dos usuários, na natureza de uso de cada sistema construtivo, seus componentes e equipamentos e traduzir estas necessidades em requisitos e critérios que possam contribuir para o comportamento em uso ao longo da vida útil da edificação. Os métodos de avaliação dos componentes, sistemas construtivos e equipamentos envolvem a comprovação de que têm potencial para atender estes requisitos e critérios e podem ser ensaios em laboratório, ensaios/testes de campo, inspeções e outros. A norma de desempenho insere os sistemas prediais em requisitos específicos como desempenho estrutural, segurança contra incêndio, segurança no uso e operação, estanqueidade, conforto antropodinâmico, durabilidade e outros que já são previstos em outras normas. Compreender como trabalhar com a metodologia de desempenho na concepção, projeto e execução de sistemas prediais exige a compreensão dos conceitos, da relação dos sistemas prediais com o desempenho da edificação enquanto atendimento às necessidades dos usuários e do comportamento da edificação ao longo de sua vida útil.
Capacitar os alunos a identificar, analisar e propor soluções para patologias em sistemas elétricos e instalações especiais, com foco na prevenção, diagnóstico e correção de falhas.
Capacitar os alunos a identificar, analisar e propor soluções para patologias em sistemas hidrossanitários, com foco na prevenção, diagnóstico e correção de falhas.
Capacitar os alunos a identificar, avaliar e controlar riscos ocupacionais, promovendo a segurança, saúde e higiene no ambiente de trabalho, conforme as normas regulamentadoras vigentes.
Proporcionar aos alunos uma visão prática e aplicada dos conceitos teóricos abordados no curso, através de visitas técnicas a escritórios de projetos e obras de instalações prediais, promovendo a integração entre teoria e prática.