INSCREVA-SE
...
Início
Agosto de 2024
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h

Gestão Sustentável de Operações: Produto e Embalagem

O Módulo tem como ponto de partida o entendimento que empresas fazem parte de um sistema produtivo, com entrada de matéria prima, embalagens e outros insumos que se transformam em produtos fabricados para atender aos anseios dos consumidores. Esse fato deve estar presente em todas as ações do cotidiano dos gestores de operações das empresas.

Além disso, ao explicitar que a "natureza não disponibiliza lixeiras para descartes", todas as disciplinas são alinhadas ao conceito de Economia Circular. Assim sendo, são apresentadas técnicas para:

  • auxiliar a identificar pontos críticos nos atuais processos e reduzir os impactos ambientais neles gerados pelos produtos e embalagens;
  • desenvolver produtos e embalagens que utilizem a menor quantidade de recursos naturais e que possam ser reutilizados ou reciclados.

Objetivo

Apresentar e desenvolver os principais conceitos relacionados à gestão sustentável de operações em ambientes organizacionais, incluindo as abordagens referentes à melhoria da qualidade – de produtos e de embalagens - e da produtividade e à busca pela excelência de desempenho nos processos, considerando aspectos técnicos, gerenciais e humanos.

Aulas Híbridas

As aulas às segundas-feiras são ministradas remotamente (100% remoto síncrono) enquanto as aulas aos sábados são híbridas - ministradas presencialmente no campus de São Caetano do Sul e transmitidas online simultaneamente. Dessa forma, o aluno escolhe se quer assistir as aulas presencialmente ou remotamente.

Público-alvo

Profissionais já graduados que atuam na área de gestão de operações das organizações e vivenciam os conceitos de produtividade, desenvolvimento de produtos. embalagens e processos, inovação industrial e sustentabilidade.

Diferencial

  • Aulas híbridas, fato que permite que alunos que trabalham em vários locais possam participar das aulas;
  • Corpo docente com grande experiência empresarial;
  • A “Responsabilidade Ambiental” é tema presente em todas as disciplinas;
  • Aulas focadas na aplicação do conteúdo apresentado.

Carga Horária

120

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 22 de maio R$ 1.335,00
Até 24 de junho R$ 1.420,00
Até 20 de julho R$ 1.510,00
Após 20 de julho R$ 1.780,00

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2023: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Descontos somente sobre as 05 parcelas.

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.780,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Antonio Carlos Dantas Cabral
Doutor em Engenharia de Produção pela USP. Mestre em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey. MBA em Marketing pela FGV. Engenheiro de Alimentos pela Unicamp. Experiência como gestor de desenvolvimento de sistemas de embalagem em grandes empresas de bens de consumo: Refinações de Milho Brasil, Bunge e Unilever. Participação ativa na criação do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) do ITAL, em Campinas. Na Mauá, desde 1989, foi professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção e atualmente é coordenador e professor de cursos de Pós-graduação em Indústria 4.0 e Engenharia de Embalagem.

Disciplinas



Desenvolvimento de Produtos e Embalagens Sustentáveis
16h
Abrir mais informações da disciplina

Responsabilidade ambiental no desenvolvimento de produtos e de embalagens: fabricação sustentável; economia circular, compartilhada e criativa; logística reversa; insumos biodegradáveis. A Química Verde para viabilizar materiais mais sustentáveis. Estratégias e ferramentas para desenvolver produtos e embalagens sob a ótica dos pilares da sustentabilidade. O incentivo ao consumo consciente. Estudo de casos.

Desenvolvimento Sustentável: Economia Verde e Economia Circular
16h
Abrir mais informações da disciplina

Aborda a relevância das práticas econômicas, sociais e ambientais e suas relações com as culturas locais e globais para a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Como a gestão das operações pode integrar a economia verde e circular. Os desafios da descarbonização, a complexidade e a demanda por uma visão sistêmica para abarcar as diversidades regionais e todas as partes interessadas. Ferramentas utilizadas para implementar a Economia Verde e Circular. O uso de ferramentas de Simulação dinâmica para implementar a economia verde e circular.

Gestão de Modelos de Negócios e Empreendedorismo em Economia Circular
12h
Abrir mais informações da disciplina

Os principais arquétipos de modelos de negócio que podem implementar a circularidade. A gestão empreendedora na economia circular. Identificação de oportunidades de empreendedorismo circular. Design circular. Estudo de casos.

Gestão de Operações em Cadeias de Suprimentos Circulares
12h
Abrir mais informações da disciplina

Configurações das cadeias de suprimentos para implementar a economia circular. Ferramentas utilizáveis na gestão de operações dos agentes e alinhamento entre eles nas cadeias de suprimentos circulares. A governança em cadeias de suprimentos circulares.  Identificação dos ajustes nos processos que podem ser implementados nas operações para promover a circularidade e atingir os objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Simbiose industrial. Estudo de casos.

Gestão Estratégica de Indicadores de Sustentabilidade e Circularidade
12h
Abrir mais informações da disciplina

Os indicadores de sustentabilidade: econômicos, ambientais e capital humano. O conceito e os indicadores de ESG – Econômico, Social e Governança. Os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS. O Inventário Ambiental. Sistemas de gestão desses indicadores. A lista de materiais de produtos (Bill of Materials) como base para estabelecer   indicadores de sustentabilidade e circularidade nas empresas. Preparo da organização para implementar Normas Internacionais como a BSI 8001 (Estrutura para implementação dos princípios da economia circular nas organizações) e a ISO TC 323 (Economia Circular). Estudo de casos.

Introdução à Análise do Ciclo de Vida (ACV) de Produtos e Embalagens
16h
Abrir mais informações da disciplina

Introdução ao tema: formas de interações entre sistemas antrópicos e o meio ambiente. Análises das dimensões ambiental, econômica e social dos pilares da sustentabilidade. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV): definição de objetivo e escopo, análise de inventário, avaliação do impacto do ciclo de vida e interpretação. Softwares e bancos de dados de ACV. Modelagem do ciclo de vida de produtos utilizando softwares e bancos de dados de ACV. Estudo de casos.

Logística Reversa
12h
Abrir mais informações da disciplina

Conceito e tipos de logística reversa. Aspectos legais. Processo da Logística Reversa: definição, fluxograma, aplicações de procedimentos e seus documentos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010): conceito e principais diretrizes para sua aplicação. Resíduos sujeitos à logística reversa. Benefícios da logística reversa. Responsabilidade administrativa. Estudo de casos.

Marketing e Consumo Sustentável
12h
Abrir mais informações da disciplina

Conceitos de marketing e mercado, marketing nas empresas e definições de marketing. O consumidor e os conceitos de Sustentabilidade (os três pilares) ESG e Responsabilidade Ambiental. Conceitos de produto, gestão B2B e B2C e estratégias de mercado, aspectos técnicos e práticos na construção de marcas que agregam valor e diferenciação ao negócio. Os impactos da sustentabilidade no negócio, no marketing e no planejamento estratégico.  Estudo de casos.

O Papel do Capital Humano (Humanware)
8h
Abrir mais informações da disciplina

Atualização das atuais lideranças sobre as transformações em andamento no  desenvolvimento e na gestão de processos, produtos e embalagens sob a ótica da sustentabilidade. Preparação para atender essas transformações por meio do autoconhecimento da equipe. Desenvolvimento de competências para as lideranças em formação, considerando o cenário de transformação, tendências e novas demandas da fabricação de produtos e embalagens.  Estudo de casos.

Projeto e Manutenção de Fábricas Sustentáveis
16h
Abrir mais informações da disciplina

Principais aspectos do projeto de instalações de linhas de produção sustentáveis em indústrias fabricantes de bens de consumo. Curva de demanda de produtos a fabricar; capacidade teórica e real dos equipamentos; área disponível; layout; disponibilidade de tempo operacional; impactos ambientais; limitações legais. Projeto e gerenciamento sustentável das manutenções corretivas, preventivas e preditivas. Estudo de casos.

Projeto Prático como Avaliação das Competências Adquiridas – Apresentação
4h
Abrir mais informações da disciplina

Ao longo do módulo os alunos, em grupos, desenvolverão um projeto de produto e/ou embalagem que incorpore no mínimo três conceitos de cada uma das disciplinas ministradas. Os trabalhos serão apresentados ao final do módulo para banca de professores.

Visão Sistêmica das Operações e da Embalagem
4h
Abrir mais informações da disciplina

As cadeias de produtivas e a embalagem apresentadas como sendo sistemas abertos (Sistema Produtivo e Sistema Embalagem) que devem ser criteriosamente gerenciados visando reduzir impactos ambientais, otimizar o custo sistêmico, incentivar a formação de capital humano (humanware) e inovar. Estudo de casos.