...
Início
Março de 2026
Horário

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30

Carga Horária
120 h
ch

Ferramentas e Processos de Gestão para o Século XXI

Objetivo

Capacitar o aluno em técnicas e metodologias para liderar projetos de alta performance, gerir recursos e inovar de forma estruturada.

Público-alvo

O curso é voltado a profissionais graduados de qualquer área que desejam ampliar sua visão estratégica e se preparar para atuar em empresas nacionais e multinacionais, assumindo posições de liderança, inovação e gestão em um mercado global e tecnológico.

Matrícula: R$ 1.780,00

Investimento

Matrícula + 5 parcelas de R$ 2.012,00*
Condições especiais para ex‑alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

*Valores 2026

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2024: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

¹ Descontos não aplicaveis na matrícula;
² Descontos não acumulativos.

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matrícula. Em caso de desistência, o valor não será devolvido. Se a turma não se formar, o valor será devolvido integralmente.

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Rodrigo Fernando Gallo
Cientista político. Possui graduação em Ciências Sociais, especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente, é pos-doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência como professor em cursos de graduação de Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, e pós-graduação de Ciência Política e Relações Internacionais.

Disciplinas



Análise de Dados para Tomada de Decisão
20h
Abrir mais informações da disciplina

Aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para coleta, interpretação e uso de dados. Apoio à tomada de decisão com ferramentas de Business Intelligence e Data Analytics.

Design Thinking e Resolução de Problemas Complexos
20h
Abrir mais informações da disciplina

Metodologias criativas para compreender, estruturar e resolver desafios complexos. Uso de ferramentas de ideação e prototipagem para soluções inovadoras.

Economia Circular e Modelos de Negócio Sustentáveis
20h
Abrir mais informações da disciplina

Princípios da economia circular aplicados à gestão empresarial. Desenvolvimento de modelos que priorizam o uso eficiente de recursos e a redução de impactos ambientais.

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis
20h
Abrir mais informações da disciplina

Planejamento, execução e monitoramento de projetos corporativos. Aplicação de metodologias ágeis como Scrum, Kanban e Lean para maior eficiência.

IA Aplicada a Negócios
20h
Abrir mais informações da disciplina

Fundamentos da inteligência artificial e automação voltados para a otimização de operações e geração de valor estratégico. Estudos de casos reais.

Negociação e Tomada de Decisão em Ambientes Multiculturais
20h
Abrir mais informações da disciplina

Técnicas e estilos de negociação em contextos internacionais. Desenvolvimento de habilidades para decisões assertivas em ambientes de diversidade cultural.

Abrir informações do corpo docente
Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

Abrir informações do corpo docente
Aparecido Roberley Borghi

Mestre em Administração pelo IMES, Especialista em Administração Indl pela USP, e em Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing pela FSA, Graduado em Tecnologia de Processos de Produção pela FATEC.

Abrir informações do corpo docente
Cristiano Andrade

MA em Gestão de Marketing pela Universidade de Westminster, em Londres. MBA em Investimentos em Venture Capital, Private Equity e Startups na Fundação Getúlio Vargas - FGV e Pós-graduação em Ciência de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro convidado da LeaderX, comunidade de líderes globais e da GV Angels, rede de investidores anjos no Brasil. Especialista no desenvolvimento e implementação de estratégias de inovação, modelagem de negócios, internacionalização e expansão empresas e startups, bem como promoção de ecossistemas de inovação. Nos últimos 15 anos, tem sua experiência profissional construída na gestão de projetos inovadores e desenvolvimento de negócios que vão desde a criação e aceleração de negócios, promoção e conexão com pólos de tecnologia, bem como expansões de corporações para a Europa e outros mercados globais. Atualmente lidera atividades nas áreas de atração de investimentos, relações com investidores e programas de internacionalização para empresas e investidores brasileiras no Department for Business and Trade (DBT) do Governo Britânico no Brasil.

Abrir informações do corpo docente
Letícia Rizzotti Lima

Docente no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Doutora e Mestre pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) na área de concentração Paz, Defesa e Segurança Internacional. Durante o mestrado o projeto da pesquisa foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), bem como o período como Visiting Research Fellow na Fordham Law School - New York (2019). Graduada pelo curso de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Bolsista Santander Universidades: Bolsa Luso-brasileira para Universidade de Coimbra (2015-16).Bolsista PIBIC/CNPq (2014-2015). Sócia da International Studies Association (ISA), da Latin American Studies Association (LASA), da International Political Science Association (IPSA), da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Atua na área de negócios internacionais e em foco em temas relacionados à governança global contemporânea sobre proteção, direitos humanos, legitimidade e segurança internacional.

Abrir informações do corpo docente
Patricia Mari Matsuda

Realizou Doutorado Sanduíche na University of Manchester e é Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. Com graduação em Administração pela UNESP e MBA em Marketing pela USP/Esalq, possui experiência docente desde 2007 em instituições como FEI, FIAP e Instituto Mauá de Tecnologia, onde leciona disciplinas como Design Thinking, Empreendedorismo, Storytelling e Gestão Estratégica. Além disso, atua ativamente no ecossistema de inovação, com experiência como jurada do Startup Weekend, mentora no Inovativa Brasil e banca avaliadora do Startup Sebrae. Foi bolsista da CAPES e é membro do Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI), dedicando-se a pesquisas em Sociologia econômica, Inovação e Empreendedorismo.

Abrir informações do corpo docente
Rodrigo Fernando Gallo

Cientista político. Possui graduação em Ciências Sociais, especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente, é pos-doutorando pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência como professor em cursos de graduação de Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, e pós-graduação de Ciência Política e Relações Internacionais.