...
Início
Março de 2023
Horário

Segundas-feiras, das 19h às 22h30 e Sábados, das 8h30 às 12h

Estratégias em Gestão Industrial

Objetivo

Desenvolver as habilidades necessárias para gerenciar, de forma estratégica, os processos e as pessoas que compõe uma organização.

Público-Alvo

Profissionais já graduados e que desejam adquirir, atualizar ou aprimorar conhecimentos relacionados à gestão de equipes e melhoria de processos industriais.

Carga Horária

120

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Até 31 de outubro R$ 1.340,00
Até 30 de novembro R$ 1.460,00
Até 30 de dezembro R$ 1.675,00

Veja opção de financiamento
por módulo

Descontos

Ex-aluno graduado na Mauá: 10%
Grupos (2 ou mais alunos): 10%
Associados da AEXAM (ex-alunos): 15%
Ex-aluno graduado na Mauá em 2021: 30%
Empresas conveniadas (a consultar)

Investimento

Matricula + 5 parcelas de R$ 1.675,00*
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

Taxa de Reserva: R$ 300,00

O pagamento poderá ser efetuado por meio de boleto, cartão de débito ou crédito. Na efetivação da matrícula essa Taxa de Reserva será deduzida do valor da matricula. Em caso de desistência da matrícula o valor da taxa de reserva não será devolvido e a retenção se faz necessária para pagamento das despesas administrativas relativas ao processo seletivo, conforme preconizado no Código de Defesa do Consumidor. Caso não haja número de alunos interessados para formação de turma, o valor correspondente à Taxa de Reserva será devolvido integralmente.

*Valores atualizados para 2022, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2023.

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Luciano Gonçalves Ribeiro
Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.

Disciplinas



Design Thinking para o desenvolvimento de produtos e processos
12h
Abrir mais informações da disciplina

Introdução ao pensamento da inovação: Design Thinking. A imersão, definição, ideação, prototipação e testes. O universo de tendências da moda. A coloração e a cosmética. Metodologias, processos e ferramentas.

Economia empresarial
12h
Abrir mais informações da disciplina

A disciplina procura analisar as principais variáveis da economia, tais como moeda e inflação, estruturas de mercado, a influência da taxa de câmbio nos preços, a importância da taxa de juros para o crédito, política fiscal e monetária, análise econômica de empresas, o cenário macroeconômico internacional e sua influência sobre o ambiente de negócios, além da discussão sobre a formação de preços, da oferta e demanda de recursos e a aplicação do conceito de elasticidade.

Estratégias de empresas
12h
Abrir mais informações da disciplina

O objetivo dessa disciplina é apresentar e discutir estratégias competitivas empresariais e a construção de vantagens que permitam à organização enfrentar as forças concorrenciais do mercado. Também será trabalhado a aplicação dos conceitos abordados em aula para a construção de um plano estratégico pessoal.

Ferramentas de gestão para o desenvolvimento de equipes
8h
Abrir mais informações da disciplina

Nesta disciplina iremos apresentar e aplicar as principais ferramentas técnicas para o desenvolvimento das habilidades e competências das equipes de trabalho na busca da excelência, além de praticar a aplicação dessas ferramentas por meio de estudo de caso.

Gestão da cadeia de suprimentos
12h
Abrir mais informações da disciplina

O objetivo da disciplina é trabalhar os fundamentos e as estratégias na gestão da cadeia de suprimentos, abordando os conceitos e os valores envolvidos ao longo da cadeia de suprimentos. Discutiremos a gestão da cadeia de suprimentos como diferencial competitivo no mercado globalizado, as características logísticas das cadeias de suprimentos do tipo Push (Producer Driven) e das cadeias de suprimentos do tipo Pull (Buyer Driven), como agregar valor ao produto via serviço logístico ao cliente e como agregar produtividade à empresa via redução de custos. A gestão dos resultados no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Gestão de projetos ágeis
8h
Abrir mais informações da disciplina

A disciplina se propõe a habilitar os estudantes nas práticas ágeis de gestão de projetos, trazendo conceitos e dinâmicas relacionadas as mais modernas e inovadoras práticas de gestão de requisitos, processo, comunicação, qualidade, riscos e tempo. Tendências, MVP, Lean Startup, Scrum, Kanban são algumas das temáticas abordadas.

Gestão estratégica da qualidade para melhoria de processos
16h
Abrir mais informações da disciplina

O objetivo da disciplina é desenvolver habilidades e competências para que os alunos possam gerenciar os conceitos de qualidade de forma estratégica, abordando aspectos relacionados à melhoria de processos tais como: evolução dos conceitos de qualidade, estratégia Seis Sigma, Lean Manufacturing, planejamento de experimentos e controle estatístico de processos.

Lideranças de pessoas e equipes.
16h
Abrir mais informações da disciplina

A disciplina tem como objetivo principal capacitar os participantes na prática da liderança, e para isso serão apresentadas, discutidas e exercitadas as principais competências em liderança, tais como: comunicação, trabalho em equipe, gestão de pessoas, além de trabalharmos o autoconhecimento, por meio de ferramentas de assessment utilizadas pelas principais empresas do mercado.

Marketing: estratégias para definição de mercado e viabilidade econômica de novos produtos
12h
Abrir mais informações da disciplina

A disciplina aborda os seguintes conceitos: a) Marketing e mercado; b) Gestão B2B/B2C e estratégias de mercado: aspectos técnicos, práticos e psicológicos da construção de marca, agregação de valor e diferenciação pelos serviços, análise conceitual e técnica do ciclo de vida dos produtos e variáveis relacionadas às percepções dos consumidores; c)Identificação do modelo de negócio inicial para o lançamento de novos produtos, estrutura de custos, precificação e análise de viabilidade aplicando a estrutura de uma demonstração de resultado do exercício (DRE) e retorno sobre o investimento (Payback).

Planejamento estratégico, indicadores de gestão e Balance Score Card
12h
Abrir mais informações da disciplina

Nessa disciplina serão abordados os conceitos de planejamento estratégico e a gestão estratégica nas organizações. O planejamento será tratado em um formato de gestão operacional, tática e estratégica. Serão tratados os conceitos de medição de desempenho organizacional por meio de indicadores, Key Goal Indicators KGIs e Key Performance Indicators KPIs e os modelos de relacionamentos baseados em Balance Score Card BSC.

Abrir informações do corpo docente
Afonso Carlos Braga

Possui MBA pela Warwick Business School/UK e com mestrado em Administração pela PUC/SP. Leciona Estratégias de Marketing na Pós Graduação no Insper e Empreendedorismo e Marketing na Graduação do Instituto Mauá de Tecnologia. Tem vinte e cinco anos de experiência profissional adquirida em empresas multinacionais como Gerente de Marketing na Unilever, Country Manager na Walt Disney Parks & Resorts e Diretor de Marketing na Accenture. Em 2004 foi convidado a participar do 'start up' do Burger King no Brasil com o desafio de construir uma nova marca a partir do zero. Na passagem pela divisão de Parques Temáticos da Disney conquistou no ano 2000 o prêmio Odyssey Awards da Travel Industry Association of America pela melhor campanha de marketing internacional ao consumidor com o Show da Disney no Rio “Millennium Laser Show.”

Abrir informações do corpo docente
Arnaldo Silva Neto

Engenheiro eletricista. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. MBA em Negócios de Energia pela Fundação Dom Cabral e Desenvolvimento de Lideranças pela University of Virginia. Atuou no setor elétrico em cargos Gerenciais e Executivos.

Abrir informações do corpo docente
David Garcia Penof

Doutor em Administração pela USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Mestre em Administração (USCS) e Bacharel em Administração (IMES, atual USCS). Consultor na área de Gestão de Negócios a mais de 25 anos, desenvolvendo projetos em empresas nacionais e multinacionais. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do CEUN/IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e professor convidado dos cursos de Pós-graduação do Centro Paula Souza, da Trevisan Escola de Negócios, da UNICAMP e da Steinbeiz de Berlim. Autor do livro “Gestão da produção e logística” editora Saraiva, 2013.

Abrir informações do corpo docente
José Carlos Ferrante

Pós - graduado stricto sensu em administração de empresas através do curso de Mestrado Acadêmico em Administração desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS realizado no Brasil. Pós - graduado lato sensu em administração de empresas através do curso MBA em Business Administration desenvolvido pela New York University realizado nos Estados Unidos. Professor pleno no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em São Paulo - SP. Experiência profissional como executivo em várias empresas privadas de ponta no mercado brasileiro. Nos últimos anos foi executivo da Philips do Brasil exercendo a função de diretor de supply chain management da Business Unit Lighting empresa multinacional de grande porte no Brasil e no exterior.

Abrir informações do corpo docente
Luciano Gonçalves Ribeiro

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP. MBA em Gestão Empresarial para Industria Química pela UFRJ. Possui Especialização em Administração Industrial e Engenharia da Qualidade pela Fundação Vanzolini- USP. Mais de 20 anos de experiência Profissional em Indústrias Químicas e Petroquímicas, atuando nas áreas de Gestão Industrial, Melhoria e Segurança de Processos e Gestão da Qualidade. Atua no Instituto Mauá de Tecnologia desde 2012, onde exerce, atualmente, a função de coordenador do curso de Engenharia Química.

Abrir informações do corpo docente
Marcia Holland

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Artes pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado; Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento na Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Salamanca (Espanha) e na Universidade de Nova York, Inteligência Artificial pela UNICAMP e MBA em Neurociência, consumo e marketing (PUC-RS). Foi Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Vice-Reitora da Universidade Anhembi-Morumbi, Diretora Acadêmica e Diretora Geral das Faculdades Rio Branco, Diretora do Instituto de Tecnologia Avançada em Educação e Professora Titular e Diretora Acadêmica do Istituto Europeo di Design - IED São Paulo. É professora associada no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia - IMT - Curso de Design. É especialista em Design Thinking (IDEO/Stanford); Design Sprint (Google), Design Emocional (D. Norman). É membro de diversos conselhos consultivos de empresas multinacionais e órgãos governamentais. Na área de consultoria em cores, é membro da CGM - Color Marketing Group of USA e CAUS - Color Association of US. É membro associado (International Membership) da Academia de Ciências de Nova York, Metropolitan Museum de NY e Smithsonian. É Diretora de Pesquisa e Inovação do Portal de Tendências atendendo empresas brasileiras e multinacionais.

Abrir informações do corpo docente
Monica Aparecida de Sordi Martão

Doutora e mestre em Administração, com ênfase em Educação Corporativa pelo Centro Universitário FEI, pós-graduada em Consultoria Empresarial pela FIA/USP, graduada em Psicologia pela Universidade Metodista. Especialista em Coaching, Psicoterapia Positiva e Qualificada na ferramenta MBTI - Indicador de Preferências Psicológicas. Professora da pós-graduação (Desenvolvimento Humano, Coaching, Comunicação Interpessoal e Institucional), em instituições de ensino, como o Instituo Maua de Tecnologia, Centro Universitário da FEI, IPOG – Instituto de Pós Graduação de Goiânia,Franklin Covey do Brasil, Fundação Instituto de Administração FIA/USP, UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, professora convidada da Fundação Getúlio Vargas em cursos in company, Sócia do Integra Desenvolvimento Humano, consultoria empresarial em Recursos Humanos, com foco em liderança e gestão, autoconhecimento e desenvolvimento de pessoas e equipes, comunicação interpessoal e empresarial, coaching pessoal e de grupo.

Abrir informações do corpo docente
Ricardo Balistiero

Doutor em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). É professor e Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e atua em projetos com ênfase em cenários econômicos, inflação, crise, taxa de juros, setor público, negócios internacionais e funding de projetos de infraestrutura.

Abrir informações do corpo docente
Wagner Novaes

Engenheiro Químico, com 18 anos de experiência em empresas multinacionais e consultorias. Possui MBA e é Lean Seis Sigma Master Black Belt.  Já atuo em diversas áreas desde Sistemas de Gestão, Melhoria Contínua, Produtividade e Competitividade, Due Dilligence e Processos de Internacionalização. É professor de MBA e pós graduação desde 2020.