...
Início
Horário
Carga Horária
120 h
ch

Design Thinking

Objetivo

Abordar a metodologia do Design Thinking, composto por disciplinas que orientam o pensamento baseado no design na busca pela percepção de valores intangíveis, utilizando uma nova abordagem sobre como podemos dissociar nossos pensamentos do linear e do lógico e nos tornarmos inovadores e originais. O curso contempla ainda a utilização de ferramentas e técnicas necessárias para conduzir as inovações e transformações nos negócios e principalmente para aprender a lidar com os problemas complexos da atualidade.

Público-Alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Matrícula

Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva

Descontos

Investimento

Matricula +
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas

*Investimento por módulo (120 horas)

*Valores 2025

Coordenador

Abrir informações do corpo docente
Claudia Facca
Designer, educadora e pesquisadora. Mestre e Doutora em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pela Universidade Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pela Universidade Mackenzie. Coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Disciplinas



Ativação de Potenciais Humanos
16h
Abrir mais informações da disciplina

Fortalecer a autoconfiança do indivíduo por meio do desenvolvimento da liderança de si mesmo, num tempo em que o mundo passa, sobretudo, por grandes mudanças tecnológicas, econômicas, políticas de modo acelerado, criando novas demandas como a necessidade de profissionais mais habilitados e mais satisfeitos com o que produzem e sua vida em geral. Assim, focar na Liderança de si mesmo para alcançar maior confiabilidade, agilidade e produtividade junto a você mesmo é o que se pretende estimular, para que o indivíduo obtenha os seus melhores resultados individualmente e com todos a sua volta. Desenvolver e motivar o aluno com vista a alcançar os objetivos e as metas no próprio local de trabalho em tempo hábil, evitando conflitos contraproducentes, como a comunicação deficiente, que comumente acontecem em organizações corporativas, acadêmicas e demais áreas, que não vão ao encontro da prosperidade, e assim passam a acolher colaboradores cada vez mais descontentes na vida profissional, com extensão na vida pessoal e familiar.

Branding e Identidade Visual
16h
Abrir mais informações da disciplina

Abordar as mais importantes etapas do processo de branding, apresentar os conceitos e as ferramentas fundamentais para a gestão de marcas, proporcionando aos interessados o desenvolvimento de habilidades para elaborar estratégias voltadas à construção e à consolidação do valor das marcas.

Cultura da Inovação nos Negócios
16h
Abrir mais informações da disciplina

Abordar com intensidade o que é fundamental e indispensável para que a inovação aconteça de fato, quais os novos caminhos para a gestão pública, privada e acadêmica, promover uma leitura do mundo contemporâneo, refletindo sobre o que está em transformação, o que está em ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, serviços e produtos. Apresentar cenários em transformação para que os alunos analisem, partindo do macro (sociedade, economia, política) ao micro (negócios, carreira, produtos e serviços). Outro ponto é uma provocação – Como pensamos o mundo, sob o ponto de vista do design estratégico, inovação, startup e modelos de organizações exponenciais.

Metodologia e Processos do Design
20h
Abrir mais informações da disciplina

Estudar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de um projeto a fim de procurar e indicar a melhor forma de transpor os imprevistos e resolver os problemas que podem (e vão) surgir pelo caminho. A principal característica do design como atividade projetual é a utilização de uma metodologia de desenvolvimento de projeto. O que se espera da metodologia é uma ajuda para determinar a sucessão de ações e seus conteúdos e para definir os procedimentos específicos que se têm que utilizar no desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Neuromarketing
16h
Abrir mais informações da disciplina

Promover um maior entendimento das respostas do cérebro humano aos estímulos de nossa sociedade, notadamente aqueles emanados pelas ações mercadológicas, de forma a gerar uma compreensão mais profunda dos hábitos e comportamentos dos indivíduos, possibilitando a criação de produtos e serviços, bem como sua divulgação, da forma mais adequada às expectativas e reais necessidades dos clientes.

Pesquisa Centrada nos Usuários
20h
Abrir mais informações da disciplina

Apresentar um panorama geral tanto da origem quanto da aplicação das metodologias relacionadas a pesquisa de mercado e user-centered innovation, assim como de ilustrar com exemplos do mundo real dos negócios, o que permitirá aos alunos entenderem a importância da compreensão dos usuários / consumidores no processo de criar produtos e serviços.

User Experience, Design Thinking e Serviços
16h
Abrir mais informações da disciplina

Utilizar a metodologia do Design Thinking com Design de Serviços, ter uma visão multidisciplinar, holística e integrada, esse é um processo que busca o desenvolvimento de projetos centrados nos usuários, tornando os serviços prestados mais desejáveis e eficientes aos clientes e ao negócio. Entender quais são os elementos de valor que pretende entregar (funcional, emocional, de estilo de vida ou de impacto social) e quais são os motivadores racionais e emocionais que proporcionam experiências de alto impacto e deixam as pessoas altamente conectadas ao seu serviço, produto ou marca.

Abrir informações do corpo docente
Ana Paula Scabello Mello

Doutora em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Mestre e Graduada em Arquitetura e Urbanismo-USP. Ergonomista Nível I certificada pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. Consultora de ergonomia no desenvolvimento de veículos comerciais.

Abrir informações do corpo docente
Claudia Gama

MBA em Master Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV. Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Unifran; Leader as a Coach, Executive Coach, Life Coach e Personal Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI); Practitioner em Programação Neurolinguística pela American Board of Neuro Linguistic Programming (NLP); Executive Coach pelo Behavioral Coaching Institute - BCI.

Abrir informações do corpo docente
Fátima Jinnyat

Especialista pela FAAP, Pesquisadora na área de neurociência. Sócia-proprietária da Jinnyat Desenvolvimento Empresarial, empresa que desenvolve programas de T& D para empresas e entidades governamentais

Abrir informações do corpo docente
Marcos Batista

Especialização em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV. Especialização em Engenharia de Produto pela São Judas. Graduado em Design. Experiência no desenvolvimento e na criação de produtos para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos e mercados. Diretor de Design thinking e co-idealizador do Curso de Educação Executiva. Consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de inovação, design, empreendedorismo e startup.

Abrir informações do corpo docente
Neviton Santana

Consultor em UX/UI Design / Service Designer. Técnico em Design Gráficoff. Experiência em criação, arte-final, direção de arte, programação, arquitetura de informação, planejamento, marketing e coordenação de equipes de trabalho com foco em projetos digitais. Consultor em design e experiência do usuário, pela Behavio.us e é Cofundador do Tudous, uma startup voltada para o varejo de lojas físicas.

Abrir informações do corpo docente
Paulo Roberto Grasiano Moreti

Pós Graduado em Branding pela Faculdade Rio Branco. Graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela FIAM/FMU. Experiência na área de publicidade e eventos com a Element House of Ideas, desenvolvendo inúmeros trabalhos na área de criação de peças publicitárias, Gestão de marcas - Branding, eventos entre outros.

Abrir informações do corpo docente
Sabina Deweik

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC e Comunicação pela Domus Academy-Itália. Graduada em Jornalismo pela PUC. Caçadora de tendências, referência mundial em pesquisa de Comportamento e Consumo. Consultora Estratégica, coacher ontológico pela Escola Internacional de Coaching Ontológico Newfield Network / Chile. Diretora e proprietária da Sabina Deweik Think Foward.