Design Thinking

Objetivo

Abordar a metodologia do Design Thinking, composto por disciplinas que orientam o pensamento baseado no design na busca pela percepção de valores intangíveis, utilizando uma nova abordagem sobre como podemos dissociar nossos pensamentos do linear e do lógico e nos tornarmos inovadores e originais. O curso contempla ainda a utilização de ferramentas e técnicas necessárias para conduzir as inovações e transformações nos negócios e principalmente para aprender a lidar com os problemas complexos da atualidade.

Público-Alvo

Designers, engenheiros, arquitetos, publicitários, administradores, gestores, consultores, profissionais liberais, profissionais de marketing e comunicação.

Coordenação

Ana Paula Scabello Mello

Doutora em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Mestre e Graduada em Arquitetura e Urbanismo-USP. Ergonomista Nível I certificada pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. Consultora de ergonomia no desenvolvimento de veículos comerciais

Claudia Facca

Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Comunicação e Artes e Didática do Ensino Superior pelo Mackenzie. Graduada em Desenho Industrial com habilitação em Projeto de Produto pelo Mackenzie. Designer e pesquisadora.

Disciplinas

Ativação de Potenciais Humanos

16 h

Fortalecer a autoconfiança do indivíduo por meio do desenvolvimento da liderança de si mesmo, num tempo em que o mundo passa, sobretudo, por grandes mudanças tecnológicas, econômicas, políticas de modo acelerado, criando novas demandas como a necessidade de profissionais mais habilitados e mais satisfeitos com o que produzem e sua vida em geral. Assim, focar na Liderança de si mesmo para alcançar maior confiabilidade, agilidade e produtividade junto a você mesmo é o que se pretende estimular, para que o indivíduo obtenha os seus melhores resultados individualmente e com todos a sua volta. Desenvolver e motivar o aluno com vista a alcançar os objetivos e as metas no próprio local de trabalho em tempo hábil, evitando conflitos contraproducentes, como a comunicação deficiente, que comumente acontecem em organizações corporativas, acadêmicas e demais áreas, que não vão ao encontro da prosperidade, e assim passam a acolher colaboradores cada vez mais descontentes na vida profissional, com extensão na vida pessoal e familiar.

Branding e Identidade Visual

16 h

Abordar as mais importantes etapas do processo de branding, apresentar os conceitos e as ferramentas fundamentais para a gestão de marcas, proporcionando aos interessados o desenvolvimento de habilidades para elaborar estratégias voltadas à construção e à consolidação do valor das marcas.

Cultura da Inovação nos Negócios

16 h

Abordar com intensidade o que é fundamental e indispensável para que a inovação aconteça de fato, quais os novos caminhos para a gestão pública, privada e acadêmica, promover uma leitura do mundo contemporâneo, refletindo sobre o que está em transformação, o que está em ruptura e quais seriam as novas perspectivas de trabalho, serviços e produtos. Apresentar cenários em transformação para que os alunos analisem, partindo do macro (sociedade, economia, política) ao micro (negócios, carreira, produtos e serviços). Outro ponto é uma provocação – Como pensamos o mundo, sob o ponto de vista do design estratégico, inovação, startup e modelos de organizações exponenciais.

Metodologia e Processos do Design

20 h

Estudar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de um projeto a fim de procurar e indicar a melhor forma de transpor os imprevistos e resolver os problemas que podem (e vão) surgir pelo caminho. A principal característica do design como atividade projetual é a utilização de uma metodologia de desenvolvimento de projeto. O que se espera da metodologia é uma ajuda para determinar a sucessão de ações e seus conteúdos e para definir os procedimentos específicos que se têm que utilizar no desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Neuromarketing

16 h

Promover um maior entendimento das respostas do cérebro humano aos estímulos de nossa sociedade, notadamente aqueles emanados pelas ações mercadológicas, de forma a gerar uma compreensão mais profunda dos hábitos e comportamentos dos indivíduos, possibilitando a criação de produtos e serviços, bem como sua divulgação, da forma mais adequada às expectativas e reais necessidades dos clientes.

Pesquisa Centrada nos Usuários

20 h

Apresentar um panorama geral tanto da origem quanto da aplicação das metodologias relacionadas a pesquisa de mercado e user-centered innovation, assim como de ilustrar com exemplos do mundo real dos negócios, o que permitirá aos alunos entenderem a importância da compreensão dos usuários / consumidores no processo de criar produtos e serviços.

User Experience, Design Thinking e Serviços

16 h

Utilizar a metodologia do Design Thinking com Design de Serviços, ter uma visão multidisciplinar, holística e integrada, esse é um processo que busca o desenvolvimento de projetos centrados nos usuários, tornando os serviços prestados mais desejáveis e eficientes aos clientes e ao negócio. Entender quais são os elementos de valor que pretende entregar (funcional, emocional, de estilo de vida ou de impacto social) e quais são os motivadores racionais e emocionais que proporcionam experiências de alto impacto e deixam as pessoas altamente conectadas ao seu serviço, produto ou marca.

Corpo Docente

Ana Paula Scabello Mello

Doutora em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP. Mestre e Graduada em Arquitetura e Urbanismo-USP. Ergonomista Nível I certificada pela ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia. Consultora de ergonomia no desenvolvimento de veículos comerciais

Claudia Gama

MBA em Master Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV. Graduada em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Universidade Unifran; Leader as a Coach, Executive Coach, Life Coach e Personal Professional Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI); Practitioner em Programação Neurolinguística pela American Board of Neuro Linguistic Programming (NLP); Executive Coach pelo Behavioral Coaching Institute - BCI.

Fátima Jinnyat

Especialista pela FAAP, Pesquisadora na área de neurociência. Sócia-proprietária da Jinnyat Desenvolvimento Empresarial, empresa que desenvolve programas de T& D para empresas e entidades governamentais

Marcos Batista

Especialização em Economia Criativa e Cidades Criativas pela FGV. Especialização em Engenharia de Produto pela São Judas. Graduado em Design. Experiência no desenvolvimento e na criação de produtos para empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos e mercados. Diretor de Design thinking e co-idealizador do Curso de Educação Executiva. Consultor credenciado pelo SEBRAE nas áreas de inovação, design, empreendedorismo e startup.

Neviton Santana

Consultor em UX/UI Design / Service Designer. Técnico em Design Gráficoff. Experiência em criação, arte-final, direção de arte, programação, arquitetura de informação, planejamento, marketing e coordenação de equipes de trabalho com foco em projetos digitais. Consultor em design e experiência do usuário, pela Behavio.us e é Cofundador do Tudous, uma startup voltada para o varejo de lojas físicas.

Paulo Roberto Grasiano Moreti

Pós Graduado em Branding pela Faculdade Rio Branco. Graduado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela FIAM/FMU. Experiência na área de publicidade e eventos com a Element House of Ideas, desenvolvendo inúmeros trabalhos na área de criação de peças publicitárias, Gestão de marcas - Branding, eventos entre outros.

Sabina Deweik

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC e Comunicação pela Domus Academy-Itália. Graduada em Jornalismo pela PUC. Caçadora de tendências, referência mundial em pesquisa de Comportamento e Consumo. Consultora Estratégica, coacher ontológico pela Escola Internacional de Coaching Ontológico Newfield Network / Chile. Diretora e proprietária da Sabina Deweik Think Foward.

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