Objetivo
Formação de trabalhadores envolvidos na operação, manutenção e inspeção de máquinas e equipamentos que atuam diretamente com instalações elétricas objetivando reduzir o risco de acidentes e prevenir doenças ocupacionais, segundo as normas da segurança do trabalho. Dessa forma, a indústria ganha em produtividade e os trabalhadores dispõem de um ambiente seguro para executar suas atividades.
Público-alvo
Trabalhadores cujas funções estejam ligadas ao uso de eletricidade, operação de máquinas e equipamentos industriais
Carga Horária
120Os valores correspondentes aos descontos por períodos serão concedidos de acordo com a data de pagamento da taxa de Reserva
Matricula +
Condições especiais para ex-alunos, grupos e empresas conveniadas
*Investimento por módulo (120 horas)
*Valores praticados em 2024, sujeitos a correção por índices inflacionários para o período de 2025
Técnicas de comunicação; Elaboração de relatórios técnicos; Comunicação da empresa com os empregados; Elaboração de laudos judiciais.
Projeto de Arranjo Físico (layout) das Instalações Industriais; Cor, Sinalização e Rotulagem dos Materiais; Transporte Manuseio e Movimentação dos Materiais; Dispositivos de Proteção Coletiva em Veículos Industriais; Segurança na operação de soldagem e corte a quente; Caldeiras e Vasos sob Pressão; Compressores; Bombas e Motores; Equipamentos Pneumáticos; Ferramentas Manuais; Tecnologias de Proteção Coletiva; Elaboração e Implementação de um Projeto de Proteção à Máquinas e Equipamentos; Convenções Coletivas; Projeto de segurança das Instalações Elétricas; Elaboração de um PCMAT; Superfícies e Estruturas de Trabalho; Tecnologias de Proteção Individual; Segurança nas Edificações- NR-08- RIVA. Análise e Aprovação do Laudo Técnico de Segurança nas Edificações.
Introdução à segurança com eletricidade; Riscos em instalações e serviços com eletricidade; Técnicas de Análise de Risco; Medidas de Controle do Risco Elétrico; Normas Técnicas Brasileiras - NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras; Regulamentações do TEM; Equipamentos de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Rotinas de trabalho – Procedimentos; Documentação de instalações elétricas; Riscos adicionais; Proteção e combate a incêndios; Acidentes de origem elétrica; Primeiros socorros; Responsabilidades; Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP; Organização do trabalho; Aspectos comportamentais; Condições impeditivas para serviços; Riscos típicos no SEP e sua prevenção; Técnicas de análise de Risco no S E P; Procedimentos de trabalho - análise e discussão; Técnicas de trabalho sob tensão; Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios); Sistemas de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Posturas e vestuários de trabalho; Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos; Sinalização e isolamento de áreas de trabalho; Liberação de instalação para serviço e para operação e uso; Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados; Acidentes típicos - Análise, discussão, medidas de proteção; Responsabilidades.
Doutor e Mestre em Engenharia Agrícola pela UNICAMP. Graduado em Engenharia Eletrica com ênfase em eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Diretor Técnico da empresa Tandra Sistemas de Controle Ltda.