Laboratório de Gestão e Negócios

Grupo de Pesquisa: Laboratório de Gestão e Negócios

Professores pesquisadores:

Prof.ª Dr.ª  Flávia Loss de Araújo - flavia.araujo@maua.br
Prof. Dr. Reynaldo Dannecker Cunha - reynaldo.cunha@maua.br
Prof. Dr. Ricardo Balistiero - balistiero@maua.br
Prof. Dr. Rodrigo Fernando Gallo -  rodrigo.gallo@maua.br - Interlocutor

Descrição:

O grupo de pesquisa trata da investigação e da pesquisa acerca dos fenômenos ligados ao campo de Gestão e Negócios, abordando-o de forma interdisciplinar a partir de métodos e técnicas de análise de cenários nacionais e globais. Dentro desta proposta, os pesquisadores se propõem a investigar processos de internacionalização de empresas, contextos econômicos, políticos e sociais (bem como seus impactos para o setor corporativo), bem como o impacto das transformações digitais para os negócios contemporâneos e o impacto das práticas de responsabilidade social e ambiental para os negócios.

No momento atual, é imprescindível compreender que os métodos tradicionais de gestão e governança vêm convivendo com novas ferramentas e processos, sobretudo por conta do desenvolvimento das interconexões entre os planos doméstico e internacional, ampliando os desafios dos pesquisadores da área – que, para além das questões eminentemente ligadas à gestão, devem analisar o impacto da tecnologia para os processos, como a ascensão das áreas de ciência de dados e inteligência artificial.

Por conta disso, o grupo de pesquisa busca a aplicação de abordagens interdisciplinares para investigar a correlação entre a tecnologia e o campo de gestão e negócios, utilizando abordagens associadas à Administração e às Relações Internacionais, mas ao mesmo tempo conectando esses campos com o Design, Engenharias e TI.

Dentre os temas de investigação, podemos destacar o impacto dos ODS das Nações Unidas para os negócios contemporâneos, os fatores humanos associados aos negócios, os princípios de ESG, o impacto de políticas públicas setoriais para o campo corporativo – tanto em nível doméstico quanto internacional.

Principal linha de pesquisa: Administração, gestão e negócios; Relações Internacionais e gestão internacional; Transformações digitais e os negócios contemporâneos e Ensino e pesquisa em Administração e Relações Internacionais.