Equipe Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia, conquista 15 troféus na RoboCore Experience

O desempenho da equipe foi considerado o melhor durante o torneio que aconteceu na Campus Party 15

São Paulo, agosto de 2023 - Com a conquista de 15 troféus, a equipe Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), foi destaque na última edição da RoboCore Experience ocorrida de 26 a 30 de julho, na Campus Party 15, realizada no centro de convenções do Anhembi. Considerado o maior torneio de combate de robôs da América Latina, a RoboCore Experience contou com a participação de 1101 competidores de diversos estados brasileiros e dos EUA, França e Paraguai que, juntos, apresentaram 547 robôs entre as diversas categorias.

O professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do IMT e responsável pela equipe Kimauánisso, Anderson H. Moreira, lembra que a equipe Kimauánisso foi representada por 30 competidores e 30 robôs, divididos nas modalidades de sumô de robôs, seguidor de linha, perseguidor de linha, hockey de robôs e combate de robôs. “A competição deste ano teve um nível bem elevado, foram cinco dias onde os alunos puderam colocar a prova seus projetos, além de trocar experiências com as melhores equipes do Brasil e algumas equipes internacionais”, diz Moreira.

Além dos troféus, o responsável pela equipe Kimauánisso também detalha uma importante conquista deste torneio, que foi a confirmação da certificação para a participar do torneio mundial no Japão em dezembro. Neste ano, apenas um robô de cada modalidade poderá representar o país no torneio mundial. A definição desse robô é por meio de ranking onde os pontos são concedidos ao se conquistar as primeiras posições em torneios certificados.

“No Brasil tivemos apenas dois torneios certificados e, como fomos campeões nos dois, ficamos em primeiro lugar neste ranking, tanto na categoria autônoma quanto na categoria RC. Portanto, somos a única equipe brasileira a representar o país na grande final mundial no Japão”, finaliza o engenheiro.

Troféus conquistados

• 1º, 2º e 3º lugares na categoria Sumô LEGO;
  • 1º e 3º lugares na categoria Sumô Mini RC;
  • 1º e 3º lugares na categoria Sumô Mini Auto;
  • 1º e 2º lugares na categoria Sumô 3kg RC;
  • 1º e 3º lugares na categoria Sumô 3kg Auto;
  • 1º e 2º lugares na categoria Seguidor de Linha;
  • 2º lugar na categoria Perseguidor de Linha;
  • 3º lugar na categoria Hockey Mini.

Lizandra Cardelino– (11) 98225-2278