Notícias

MAUÁ recebe a 7ª Feira de Ciências do Projeto de Alfabetização de Adultos – PROALFA no dia 15

Alunos do Projeto apresentarão o tema Copa do Mundo

Com o Brasil prestes a sediar a próxima Copa do Mundo, nada mais comum que relembrar os mundiais passados. Para os alunos do Projeto de Alfabetização de Adultos (PROALFA) falar sobre as vitórias do Brasil no mundial é motivo de orgulho, pois muitos deles puderam vivenciar parte desses momentos. Durante a 7ª Feira de Ciências, que acontece no próximo dia 15 de outubro, no campus do Instituto Mauá de Tecnologia, os alunos terão a oportunidade de expor trabalhos sobre a história das Copas e demonstrar um pouco do conhecimento que adquiriram ao longo do projeto.

Resultado da parceria entre a Mauá e a Prefeitura de São Caetano do Sul, o PROALFA utiliza diversas atividades que promovem a sociabilização e o resgate da autoestima, com o objetivo de facilitar o aprendizado, por meio da integração dos alunos com a comunidade. Os estudantes da Mauá também contribuem para projeto, como monitores das classes de alfabetização.

Os alunos do PROALFA apresentarão neste ano, o tema Copa do Mundo. Ao todo estarão expostos oito trabalhos, cada um focando um país que sediou o mundial e suas respectivas edições: Uruguai – 1930; Itália – 1934 e 1990; França - 1938 e 1998; México – 1970 e 1986; Espanha – 1982; Japão e Coréia do Sul – 2002; Alemanha – 2006 e África do Sul – 2010.

Sobre o PROALFA - Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São Caetano do Sul e o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, o PROALFA foi iniciado em 1999 com o objetivo de erradicar o analfabetismo no município. O projeto conta atualmente com 13 turmas funcionando em dez núcleos, com 13 orientadores, dos quais 11 são alunos da Mauá. Há uma turma de deficientes auditivos, que conta com uma professora especialista nessa metodologia e que desenvolve um trabalho diferenciado de alfabetização utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Como participar - Para se inscrever no PROALFA, a pessoa analfabeta deve residir em São Caetano do Sul e ter idade acima de 18 anos. As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação da Prefeitura de São Caetano do Sul, na Rua Alegre, 497, das 8h às 18h.

Serviço7ª Feira de Ciências do PROALFA
Dia – 15 de outubro de 2010
Local – Praça Mauá 1, São Caetano do Sul - Hall do Bloco J do Campus do Instituto Mauá de Tecnologia
Horário – das 19h às 21h

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia - IMT

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do País. Fundado em dezembro de 1961, o IMT, com campi em São Paulo e São Caetano do Sul, mantém duas unidades: Centro Universitário e Centro de Pesquisas.

O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design do Produto e Engenharia, além de cursos superiores de tecnologia em Gestão Ambiental e em Gestão da Tecnologia da Informação. Na pós-graduação são oferecidos cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA nas áreas de Administração, Gestão e Engenharia e é desenvolvido programa de Mestrado em processos químicos e bioquímicos.

O Centro de Pesquisas dispõe de um quadro de técnicos e engenheiros e, há mais de 40 anos, desenvolve tecnologia para atendimento de necessidades da indústria, além de proporcionar estágios aos alunos do Centro Universitário, que assim complementam sua formação profissional.