edição 21 | Maio de 2011    

João Ricciarelli, aluno egresso do Instituto Mauá de Tecnologia, conta sua trajetória como executivo internacional


João Ricciarelli em conversa com alunos da Mauá: "O Brasil só será um País bom se a atual geração fizer a diferença"

Formado em Engenharia Elétrica pela Mauá há 23 anos, o country manager da SKF Canadá, João Ricciarelli, falou sobre sua história em palestra ministrada em 13 de maio para alunos e pais de alunos do Instituto Mauá de Tecnologia no campus de São Caetano do Sul.

De maneira descontraída, Ricciarelli conquistou a atenção e interesse dos alunos, abordando curiosidades sobre a sua trajetória profissional, desde o início como executivo internacional.

Ao contrário do que se possa imaginar, durante seus tempos de Mauá, Ricciarelli nunca pensou em seguir carreira internacional, pois até então não havia viajado de avião. Nessa época, prometeu que ainda viajaria muito durante a sua vida e cumpriu a promessa. Como exemplo, em apenas três anos acumulou milhares de milhas e passou cerca de 200 dias em hotéis. Ao longo de sua trajetória, esteve em 42 países. Morou em quatro deles - Estados Unidos, Inglaterra, Brasil; desde 2008, vive no Canadá com a sua esposa (também engenheira formada pela Mauá) e suas duas filhas – além disso, passou por mais de 200 cidades.

Ricciarelli ressaltou aos alunos a importância de aproveitar oportunidades que não existiam antigamente, como a Eureka, e a participação em atividades extracurriculares, como o Baja, que ajudam o aluno a se desenvolver. “O tempo de estudante é muito curto, levando-se em consideração o nosso tempo de vida, portanto: por que não fazer o melhor?”, questiona.

O executivo também recomenda aos alunos que sejam felizes e façam algo pelo Brasil. “O Brasil só será um País bom se a atual geração fizer a diferença”. Sempre que volta ao Brasil, Ricciarelli realiza algum tipo de trabalho filantrópico. “A Mauá ensinou que eu não posso ficar sentado esperando as coisas acontecerem.” Outro ponto importante é ter em mente um objetivo. “Tenho comigo um lema, que é sempre ultrapassar nossos próprios limites. Ou seja, estabelecer objetivos claros na vida e buscar incessantemente alcançá-los”.

Atualmente, country manager da SKF, é o único brasileiro na empresa num cargo de alto escalão. A SKF é uma companhia global de conhecimento em Engenharia, com 120 fábricas em 25 países, mantendo uma rede com mais de 15.000 distribuidores autorizados em mais de 130 países.

Durante sua palestra, Ricciarelli abordou peculiaridades de diferentes países que já visitou ou em que realizou alguma negociação. Para ele a maior lição foi aprender a lidar com as diferenças culturais e estar aberto a elas.  Também aprendeu a valorizar pequenas coisas da vida, como o simples ato de poder sair de casa após longos períodos de nevasca.

De acordo com o executivo, o profissional brasileiro trabalha muito mais tempo que trabalhadores de outros países e destaca-se pela qualidade do trabalho que, de um modo geral, é muito melhor em comparação a outros trabalhadores. Para manter esse destaque, ele aconselha aos futuros profissionais que ampliem suas experiências. “Se tiverem oportunidade, trabalhem em áreas técnicas por pelo menos algum tempo, antes de optar por cargos administrativos ou por vendas, como foi o meu caso”. Aos recém- formados que ainda estão em dúvida sobre qual área seguir, recomenda a realização de um “mochilão” para conhecer outras culturas, além de aprender diferentes idiomas, cada vez mais necessários.

Por fim, Ricciarelli incentiva os alunos a aproveitarem a época da faculdade. “Eu adorava estar na Mauá, me divertia muito.”

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br