Com investimentos e novos negócios, mercado brasileiro de tecnologia deve crescer
Mesmo com desafios do setor, iniciativas e investimentos contribuem para competitividade e inovações, explica especialista do IMT
Ana Paula Serra, coordenadora dos cursos de TI do IMT.De acordo com o relatório da International Data Corporation (IDC), a indústria brasileira de Tecnologia da Informação tem previsão de crescer 12% neste ano, ultrapassando até mesmo os Estados Unidos, com projeção de 9%.
O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) tem proposto investimentos na área de tecnologia, inclusive na produção de semicondutores e em empresas de IA no Brasil. A empresa pública já financiou R$ 330 milhões para o desenvolvimento de IA e 5G para a empresa Positivo Tecnologia e R$ 290 milhões para a empresa Adata produzir três novos semicondutores no País.
Mesmo representando uma pequena parcela, esse investimento fortalece as empresas brasileiras e fará com que o País fique menos dependente de importações, no caso dos semicondutores, como explica a professora Ana Paula Serra, coordenadora dos cursos de Tecnologia da Informação do IMT.
Segundo ela, entre os principais desafios que as empresas de tecnologia enfrentam atualmente no Brasil estão o investimento e o desenvolvimento de novas tecnologias, utilizando Inteligência Artificial, ciência de dados, segurança cibernética, Internet das Coisas e computação quântica, além da procura por profissionais qualificados para as novas tecnologias.
“O investimento é necessário para a competitividade e muitas vezes para a sobrevivência das empresas. Na pandemia, as empresas passaram por uma grande transformação digital como forma de sobreviver e inovar, entendendo que não podem parar de investir em tecnologia, que continua evoluindo com grande velocidade”, comenta. “Iniciativas de investimento como as anunciadas pelo BNDES, fundamentais para que as empresas consigam investir e se desenvolver, devem servir de exemplo para continuarmos crescendo”, finaliza a coordenadora.
|