Projeto Monuem une o Instituto Mauá de Tecnologia e o Ministério das Relações Exteriores
Por meio de simulações da ONU em escolas públicas, o programa busca promover conhecimentos sobre diplomacia, política internacional e atualidades
O curso de Relações Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) fechou uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores para o projeto Monuem para levar simulações da ONU para escolas públicas. O programa conta com o suporte de universidades para promover conhecimentos sobre diplomacia, política internacional e atualidades.
Lançamento do Projeto Monuem no IMTDurante o projeto, oito alunos do IMT, seis do curso de Relações Internacionais e dois de Administração, irão ministrar monitorias e atividades durante todo o semestre com 50 estudantes da ETEC Jorge Street, em São Caetano do Sul. No final do programa, haverá um grande evento com uma simulação especial. As atividades contam também com uma palestra da diplomata Irene Vida Gala, responsável pelo projeto no Ministério das Relações Exteriores.
“A ideia é que os alunos assumam o papel de monitores ativos para levar conhecimento, ajudar a desenvolver conteúdo com estratégias de simulação da ONU, como reuniões da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da ONU, por exemplo”, afirma Rodrigo Gallo, coordenador do curso de Relações Internacionais da Mauá.
O programa pretende proporcionar o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes e necessárias para o mercado de trabalho, como a comunicação e resolução de problemas, atuando com os desafios propostos durante as atividades.
“Estar num grande evento como o Monuem, em parceria com o Itamaraty, é uma grande oportunidade para nossos alunos adotarem uma postura mais ativa no processo de ensino-aprendizagem e aprimorarem suas capacidades, colocando em prática o que aprendem em sala de aula”, finaliza o professor.
|