INFOMAUÁ Mauá
edição 150 - Fevereiro de 2024

Paixão por tecnologia e olhar atento ao mercado: egresso do IMT conta sua trajetória profissional

Alessandro Alves relembra sua experiência no setor Automotivo e como CEO da Thyssenkrupp Brasil Springs & Stabilizers

Formado em Engenharia Mecânica na turma de 2004 do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Alessandro Alves acumula uma experiência de mais de 25 anos no setor Automotivo Industrial, passando por grandes empresas multinacionais e por cargos de liderança na Thyssenkrupp Springs & Stabilizers, gigante internacional do segmento.

O engenheiro conta que escolheu o curso com  paixão pela tecnologia e uma formação prévia técnica em desenho e projetos mecânicos, além de já atuar em projetos de uma empresa da área, o que se uniu à vontade que tinha de desenvolver a carreira no setor da Mobilidade e contribuir para o progresso da sociedade por meio de projetos inovadores.

“A Mauá sempre foi uma instituição de referência quando o assunto é Engenharia. Então, fazia todo sentido iniciar a minha vida acadêmica numa universidade que concentrava profissionais-referências no mercado em seu corpo docente”, afirma Alves.. Alessandro Alves acumula uma experiência de mais de 25 anos no setor automotivo industrial.

“Foi uma escolha bem-feita: aprendi coisas na Mauá que levo por todos os anos da minha vida profissional, principalmente a busca pela excelência, característica que trago do aprendizado da geração de professores experientes da época e, hoje, aplico em empresas multinacionais e líderes em seus segmentos”, completa.

O CEO também relata que, desde o início de sua carreira, teve mentalidade voltada para estratégia e foco em resultados, o que o levou a importantes trabalhos de destaque na área.

Durante sua trajetória, passou por companhias como VDO, Continental Automotive e Delphi, além de ter tido uma experiência internacional nos Estados Unidos como diretor de operações da Aptiv, multinacional americana de tecnologia automotiva, onde foi responsável pela operação da maior divisão da empresa para toda a América do Norte.

Desde março de 2022, passou a integrar a direção da Thyssenkrupp Springs & Stabilizers, unidade do grupo que produz itens de suspensão para praticamente toda a cadeia automotiva no Brasil, no cargo de COO. Em dezembro do mesmo ano, assumiu a liderança da empresa no País, na posição de CEO.

Com especializações em instituições internacionais, como Hult Ashridge, na Inglaterra, e MIT Sloan School of Management, nos Estados Unidos, o executivo destaca a importância de uma boa formação acadêmica para sua evolução profissional. “Os professores, a metodologia de ensino, as disciplinas e os conteúdos da Mauá foram fundamentais para o meu desenvolvimento profissional e para chegar aos cargos de liderança”, diz. “O Instituto Mauá de Tecnologia proporcionou um ambiente de aprendizado dinâmico e desafiador, com conhecimentos técnicos sólidos e habilidades práticas essenciais para o mercado de trabalho.”

Tal formação preparou-o para desenvolver um olhar estratégico para o negócio com foco em inovação, adaptabilidade e visão de futuro, atento às atualizações e oportunidades do mercado. “Na Thyssenkrupp Springs & Stabilizers, por exemplo, assim que iniciei a minha gestão, procurei formas inovadoras de tornar nossa operação mais eficiente. Então, implementei a cultura Lean Manufacturing na companhia, com foco  na mudança de mentalidade para reduzir custos, desperdícios e tempo de execução dos processos”, relembra.

Com uma previsão positiva para o segmento automotivo, com projeção de crescimento de 6,1% neste ano, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o CEO está otimista com as perspectivas para o futuro do setor.

“O mercado na área de componentes de suspensão também tem apresentado sinais positivos de crescimento, especialmente no segmento de veículos premium”, afirma. “Com isso em vista, estamos preparando- nos para um aumento significativo neste ano. Temos não apenas buscado tornar nossas operações mais eficientes nas nossas fábricas brasileiras, mas também expandido nosso portfólio, com a comercialização dos amortecedores da marca Bilstein no Brasil, para continuar crescendo”, finaliza.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©