Reputação e qualidade do corpo docente como fator decisivo para escolher a Mauá
Ricardo Bloj, presidente da Lenovo Brasil, lembra como os conhecimentos que adquiriu no curso de Engenharia Eletrônica do IMT o permitiram escalar posições de liderança
Ricardo Bloj é Engenheiro Eletrônico, formado na turma de 1985, no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). Com mais de 35 anos de experiência no setor de tecnologia, atuando há 13 anos em cargos de direção geral de empresas multinacionais e brasileiras, hoje o executivo é presidente da Lenovo no Brasil.
Bloj conta que sua escolha pela Mauá foi direcionada pela reputação e qualidade do corpo docente do instituto, o que foi muito significativo para sua trajetória profissional. “Minha carreira começou aplicando os conhecimentos de engenharia assimilados durante o curso no IMT, que permitiram minha ascensão para posições de liderança no setor técnico e, posteriormente, administrativo”, conta. Ricardo Bloj, Engenheiro Eletrônico, destaca como os conhecimentos que adquiriu no IMT o permitiram escalar posições de liderança.
À frente da Lenovo Brasil desde março de 2017, o executivo iniciou sua carreira na IBM, como Diretor do Centro Industrial em Hortolândia. “Na ocasião, fui responsável pelas operações de fabricação e, antes, atuei como gerente do site para IBM no Brasil, onde há a produção de materiais de alta tecnologia como Mainframes, servidores, PCs, ponto de venda e sistemas de armazenamento, por exemplo”, detalha Bloj. Em sua trajetória, também passou pela gestão de outras empresas do setor como a Solectron do Brasil, Quanta do Brasil e Itautec. Além disso, durante 12 anos, foi membro do conselho de administração do Instituto de Pesquisas Eldorado.
Em relação às expectativas do mercado, o Engenheiro Eletrônico afirma que, apesar das incertezas no setor de tecnologia, a perspectiva é de que o mercado irá reagir positivamente nos próximos meses, até a sua estabilização. “Frente a esse desafio, a Lenovo, que é líder global no fornecimento de tecnologia, seguirá apostando no progresso constante, para se manter como uma empresa sólida e ainda mais diversificada. Portanto, estamos investindo cada vez mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para entregar aos nossos clientes soluções mais inovadoras, além de um portfólio completo de produtos e serviços que transformem digitalmente os negócios e a sociedade como um todo”, finaliza Bloj.
|