INFOMAUÁ Mauá
edição 145 - Agosto de 2023

Mauá inaugura o FabLab Móvel

Veículo projetado com a estrutura do IMT leva inovação e a cultura ‘maker’ para diferentes ambientes

Acontece O FabLab Móvel foi concebido de forma a abrigar múltiplas ações que vão da tecnologia à arte, levando conhecimento e inovação para qualquer ambiente.

O FabLab, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), já é conhecido por ser um um ambiente inovador que desenvolve serviços para toda a comunidade e o mercado. Agora, essa estrutura foi projetada para uma versão móvel, mais compacta, em um laboratório multipropósito: o FabLab Móvel. A inauguração  do veículo aconteceu na terceira edição do InovaDay São Caetano do Sul, evento que levou um ecossistema de negócios e network a agentes econômicos da cidade.

No câmpus da Mauá desde 2018, o FabLab ocupa uma área de aproximadamente 200 m² e permite que os alunos e toda a comunidade Mauá trabalhem de forma colaborativa e com o apoio de equipamentos altamente modernos. Pensando em proporcionar essa estrutura para todos, o IMT projetou um veículo que pode oferecer experimentos científicos e outros grandes projetos.

Como explica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, Diretor do Centro de Pesquisas do IMT, a ideia do projeto é levar a experiência da Mauá para qualquer local do Brasil. “O FabLab Móvel foi concebido de forma a abrigar múltiplas ações que vão da tecnologia à arte, levando conhecimento e inovação para qualquer ambiente”, diz.

Equipado com impressoras 3D, máquinas de usinagem mais compactas e de corte a laser, além de outros materiais diversos que incentivam a cultura “mão na massa”, o FabLab Móvel possibilita o trabalho em diversos ambientes, como eventos, comunidades e escolas públicas e privadas. Com isso, o IMT visa estimular a criatividade, a inovação e o desenvolvimento de projetos e soluções de problemas da sociedade. 

A professora de design Claudia Facca, coordenadora do 1961 Design Studio, responsável pela idealização e pela implementação do novo laboratório, com o apoio do Centro de Pesquisas, ressalta que esse novo projeto acompanha o objetivo do IMT de propiciar um ambiente de compartilhamento de ideias e de desenvolvimento para todos. “Ele traz um pouco da sinergia oferecida entre as áreas de conhecimento da Mauá à disposição de toda a comunidade de forma itinerante”, declara.

O engenheiro Guilherme Ikeda, Gestor do FabLab do Instituto Mauá de Tecnologia, que também atuou para a elaboração do projeto, ressalta ainda que, desde que instruídos por profissionais, qualquer um pode ter acesso aos equipamentos e executar projetos de forma segura e eficiente. “O FabLab Móvel fomenta aos jovens o interesse pelo conhecimento e educação. Ao apresentarmos o veículo às pessoas que ainda não o conhecem, estimulamos a parte criativa e o senso de pertencimento, além da integração entre a sociedade e os avanços tecnológicos ligados à criação”, finaliza.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©