INFOMAUÁ Mauá
edição 134 - Julho de 2022

Liderança e sustentabilidade: os caminhos da Engenharia Química nos negócios

À frente da Ecolab, Thaís Gervasio relembra sua experiência profissional e os aprendizados no Instituto Mauá de Tecnologia

Ex Aluna A Engenheira Química Thaís Gervasio é presidente da Ecolab.

“Como presidente da Ecolab, quero continuar provendo soluções para os desafios atuais de nossos clientes, e tornar o mundo cada vez melhor, mais sustentável e mais limpo.” É o que aponta Thaís Gervasio, engenheira química formada pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em 2001. Com experiência em grandes multinacionais, a ex-aluna assume a presidência da Ecolab, empresa estadunidense e líder global em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções.

A profissional conta que escolheu o curso de Engenharia logo cedo e entrou na faculdade aos 17 anos. “Sempre gostei muito de Exatas e Química. Visitei diversas faculdades e escolhi a Mauá pela reputação, pelo curso de Engenharia Química em si, e tudo o que eles ofereciam com o campus”, relembra Thaís. E foi durante a graduação que a profissional começou a sua carreira, com um estágio na Petroquímica União, hoje Braskem. Depois de também passar pelo programa de trainee na Oxiteno, foi convidada para trabalhar numa empresa de tratamento de água, a GE Water, uma divisão da General Electric.

“Comecei no cargo de gerente de território na GE, onde eu fazia atendimento técnico e comercial para indústrias químicas e petroquímicas”, relembra. Com 14 anos de empresa, ela passou por diferentes áreas, do comercial ao marketing, além de ter a oportunidade de fazer um projeto nos Estados Unidos. Acumulando experiências no setor, Thaís também atuou na Solenis, uma empresa de tratamento de água, mas foi em 2016 que a engenheira passou a atuar na Ecolab, onde passou pelo cargo de diretora de marketing para a América Latina. Agora, no início de junho, assumiu a presidência da empresa.

“Com certeza, a formação na Mauá foi muito enriquecedora para alcançar a minha posição e, na verdade, para ser quem eu sou", comenta. “Além de todos os conhecimentos técnicos da engenharia química, desenvolvi-me em termos de raciocínio lógico e de solução de problemas e tive a oportunidade de conhecer outras pessoas que contribuíram para minha formação”, pontua a executiva, que ainda hoje mantém a amizade com seus colegas de curso. Para agregar mais aprendizados à sua trajetória, a profissional também adquiriu um MBA em Marketing pela ESPM.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©