INFOMAUÁ Mauá
edição 134 - Julho de 2022

Instituto Mauá de Tecnologia inicia projeto para desenvolver ônibus elétrico autônomo

Alunos das diversas áreas do conhecimento podem participar

onibus-autonomo O projeto do ônibus autônomo vai ao encontro da tendência mundial em produzir veículos menos poluentes.

O ônibus elétrico e autônomo deve chegar ao Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) em alguns anos. Desde 2021, o Grupo de Pesquisa de Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica do IMT deu início ao projeto que prevê a possibilidade de alunos, professores, colaboradores e visitantes em geral circularem pelo campus, em São Caetano do Sul, por um veículo 100% autônomo e elétrico.

Eduardo Lobo Lustosa Cabral, professor de Engenharia de Controle e Automação no IMT e coordenador do projeto, explica que o ônibus vai ao encontro da tendência mundial de se produzirem veículos menos poluentes e seguros, além de estimular a participação dos alunos na execução de novas tecnologias em prol da sociedade e do meio ambiente.

“Acredita-se que este seja o primeiro projeto de um ônibus autônomo de transporte de passageiros que está sendo desenvolvido no Brasil para circular dentro de um campus universitário. Esse, entre outros projetos, conta com a participação dos alunos da Mauá de todos os cursos, o que ajuda a estimular a conexão de conhecimentos. Quem estiver interessado  em participar pode-nos procurar para pleitear uma oportunidade neste ou em qualquer outro projeto do grupo de pesquisa, reforça o Prof. Cabral.

O ônibus autônomo elétrico do IMT também promete ser inovador quanto ao design. Com a participação dos alunos de Design, sob a orientação da professora Claudia Facca, alguns protótipos de designers já estão prontos, com linhas arrojadas e formatos futuristas. “Vamos escolher o designer que melhor represente o nosso ônibus autônomo. É importante que ele traga tendências e comportamentos que possam materializar conceitos do futuro em soluções de design conceitual, o que irá trazer conforto e entusiasmo aos passageiros do nosso veículo”, diz o coordenador.

O ônibus deverá transportar até oito passageiros por viagem, que terá pontos predeterminados para o embarque e desembarque. “Esses, entre outros detalhes, serão definidos ao longo do projeto, até mesmo se formos investir numa bateria com durabilidade diurna e a maneira como o passageiro solicitará o transporte que, possivelmente, será ao apertar um botão localizado nas paradas do ônibus”, conclui.

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