INFOMAUÁ Mauá
edição 112 - Maio de 2020

Do curso de Engenharia da Mauá ao cargo de CEO da empresa LEDVANCE para a América Latina, conheça a trajetória de Everton Luiz de Mello

O ex-aluno conta como começou a carreira, fala de sua trajetória e dos desafios de se encarar uma crise, como a que está sendo gerada pela pandemia de Coronavírus, estando à frente de uma empresa

Everton Luiz de Mello formado em Engenharia Eletrônica pela MauáDesde seu tempo de colégio, Everton Luiz de Mello queria cursar Engenharia Eletrônica porque o segmento o atraía muito e via um enorme potencial que o mercado tinha para os anos subsequentes. Estava certo: hoje, com a experiência adquirida, é CEO da empresa LEDVANCE para a América Latina. “Transformei os meus desejos em realidade e sou muito feliz porque gostei do curso que fiz e porque ele me proporcionou inúmeras oportunidades para o desenvolvimento da minha carreira profissional”, destaca ele, ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia. "Também fiz a escolha certa ao ingressar na Mauá, que tem um excelente conteúdo técnico e elevado nível de qualidade", diz.

Depois da graduação, cursou especializações no Brasil e nos Estados Unidos. “O meu atual cargo é de CEO da LEDVANCE para toda a América Latina e também CEO Brasil. Esse foi o meu terceiro emprego. Na empresa OSRAM/LEDVANCE comecei como engenheiro de produto e fui passando por chefe de vendas, gerente de marketing, head de produtos LATAM e gerente de exportação”, lembra. Morou no Chile, onde exerceu pela primeira vez o cargo de CEO numa de suas empresas anteriores e, depois, foi para a região andina, que abrange Colômbia, Venezuela, Equador e Peru. De volta ao Brasil, assumiu o posto de CEO LATAM (para a América Latina). "Há cerca de 2 anos também fui convidado a ser um dos membros de um comitê estratégico global da empresa chamado LEDVANCE Group Executive Committee".

Um dos maiores desafios do dia a dia, segundo o engenheiro, é entender que vivemos num mundo extremamente dinâmico, que exige muitas responsabilidades. Situações de adversidades em diferentes áreas, como a que estamos vivendo devido à pandemia de Coronavírus, podem ser reveladoras para os líderes de pequenas e grandes empresas, apesar do inevitável impacto aos negócios.

"Aprendi, já tendo passado por inúmeras crises, que devemos atacá-las de forma estruturada, mas, ao mesmo tempo, nos adequando à particularidade de cada uma delas, que varia imensamente a cada ocasião", destaca Everton.
Não há uma "receita" de como se vencer uma crise, mas há conselhos  universais: "primeiro, manter-se calmo e ser mais racional do que emocional", ensina o executivo, que falou sobre mais iniciativas que podem ajudar empresários, gerentes de negócios de qualquer segmento neste momento. 

Existem medidas básicas para se tomar diante de uma crise como a que está sendo gerada pela pandemia? Aqui estão algumas delas:

- estude a crise com base em fontes confiáveis e de forma profunda para obter conhecimento como a origem dela, fatores que influenciam o seu desenrolar etc.;

- ainda que não existam pontos muito coincidentes, faça uma comparação entre causa/efeito e soluções com outras crises que você já tenha enfrentado;

- mapeie todas as consequências importantes que podem impactar seu negócio;

- estruture todos os problemas para que possam ser resolvidos em clusters menores;

- reveja todas as suas prioridades, que certamente mudam muito versus as de antes da crise;

- reduza ao máximo a complexidade;

- coloque foco total no seu negócio;

- estabeleça comunicação direta com toda a sua equipe, informando-a sobre as decisões que foi obrigado a tomar e por que elas foram necessárias.


Para quem está começando a vida profissional, Everton afirma que o desenvolvimento exige esforço, dedicação, sacrifício, paciência e... paixão, é claro. É necessário estar bem preparado e atento às oportunidades que surgem para que você possa ser considerado.

“Para mim, é crucial que você conheça profundamente os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa, domine os seus principais processos internos e como as distintas áreas se inter-relacionam, ter contato com o mercado e com os clientes e sempre desenvolver uma rede de negócios: local  e internacional, interna e externa à empresa em que você trabalha, como os colegas de universidades, de empresas anteriores, entre outras”, sugere o ex-aluno, destacando o mais importante: "Busque oportunidades viáveis e sustentáveis que farão você feliz. O sucesso será uma consequência.".

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