INFOMAUÁ Mauá
edição 112 - Maio de 2020

Mauá aumenta a fabricação de máscaras para o combate à Covid-19

Em parceria com várias empresas, a instituição desenvolve diversas ações que visam à proteção e apoio dos profissionais da área da Saúde para o combate a pandemia de Coronavírus.

Máscara produzida no FabLab da MauáA pandemia de Coronavírus trouxe desafios aos sistemas de saúde de todo o mundo. Um deles é a escassez dos chamados Equipamentos de Proteção Individuais - EPI, para profissionais da área da saúde. Assim, como uma forma de ajudar, a Mauá cedeu a um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores os equipamentos do FabLab para a produção de máscaras faciais — necessárias para evitar o contágio de doenças transmissíveis pela saliva e fluidos — que usaram matéria-prima recebidas de doações.


“Inspirado num projeto estadunidense, nossos alunos, ex-alunos e colaboradores estão trabalhando na produção das máscaras de baixo custo. De cinquenta unidades diárias, agora podemos produzir até trezentas, pois fizemos uma importante parceria com a empresa Fence Flex Parts, que ficará responsável pela fabricação das viseiras de PVC/PET G (parte transparente da máscara)”, comenta o engenheiro e responsável pelo espaço FabLab Mauá, Rodrigo Mangoni Nicola.

Até o momento, esse grupo forneceu mais de 2.200 máscaras às prefeituras de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, São Paulo e Santos, além de distribuí-las também para 30 hospitais, tais como Mário Covas, Hospital Estadual Vila Alpina, Mayara Calciolari, Hospital do Exército, Santa Marcelina, Hospital Ipiranga, Santa Casa de São Paulo, Oswaldo Cruz, Hospital das Clínicas - HC, UPA Santos, entre outros.

Outras ações:


Protótipo de Ambuzador AutomatizadoOutro projeto que é destaque e conta com a parceria da Mercedes-Benz, Protec, Thales é o “Ambuzador” Automatizado, que tem como finalidade suprir numa emergência a falta de um respirador. Aumentará, com isso, a capacidade de atendimento a pacientes em estados críticos.

Os equipamentos serão fornecidos para atender as necessidades dos hospitais da região de São Paulo. “Os projetos que estamos desenvolvendo não seriam possíveis sem a rede de relacionamento construída com a Instituição e as diversas empresas parceiras. Esse é um relacionamento que vem sendo desenvolvido durante toda a história da Instituição”, diz o Diretor do Centro de Pesquisas da Mauá, José Roberto.

Mais iniciativas estão em andamento e foram realizadas visando ajudar o Brasil e o mundo. Como o Desafio Acadêmico Mauá Contra o Coronavírus, - aberto a toda a comunidade interna: alunos, colaboradores e egressos, assim como à comunidade externa. A ação teve como objetivo a apresentação de ideias, conceitos, análises, estudos, propostas ou soluções para problemas e necessidades que surgiram ou vêm se apresentando neste período de pandemia. Com isso, das mais de 30 propostas recebidas, foram selecionadas pelo comitê da Mauá, as três melhores que receberão nos próximos dias o auxílio da instituição para aprimorarem suas propostas e, dentro do possível, fazê-las chegar à sociedade.

Fique ligado que logo atualizaremos sobre os projetos que estão em desenvolvimento na Mauá para o combate à Covid19.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©