INFOMAUÁ Mauá
edição 99 - Março de 2019

Do estágio à liderança: como Rodrigo Gouvea Mourad fundou uma startup

Aos 28 anos, o ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia é cofundador da startup Cobli

Rodrigo Gouvea Mourad, ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), e atual diretor executivo e cofundador da startup: "Foi na faculdade que percebi o quanto o contato com pessoas excelentes poderia alavancar as minhas capacidades. Por isso, fortaleço na Cobli uma cultura em que as pessoas têm espaço para se desenvolverem e arriscarem."

Foco é um dos segredos das pessoas determinadas. O caminho pode ser longo, mas ter um objetivo bem traçado pode trazer os resultados mais cedo do que se espera. Foi assim que o ex-aluno do Instituto Mauá de Tecnologia, e atual diretor executivo e cofundador da startup Cobli, Rodrigo Gouvea Mourad, conquistou sucesso na carreira em pouco tempo.  

Jovem, mas muito determinado, o engenheiro de Produção Mecânica desde cedo já entendia que a faculdade era o caminho mais certo para gerar impacto real na sociedade. Por isso, buscou uma instituição renomada como a Mauá e um curso que oferecesse conhecimentos práticos, próximo à indústria e com enfoque em inovação.  

"Foi na faculdade que percebi quanto o contato com pessoas excelentes poderia alavancar as minhas capacidades. Por isso, fortaleço na Cobli uma cultura em que as pessoas têm espaço para se desenvolverem, arriscarem e criarem um impacto na sociedade", comenta o ex-aluno. 

Com uma boa base de logística que a Mauá ofereceu, Mourad destacou-se no mercado conseguindo estágios em empresas como P&G e Morgan Stanley.  

Não demorou muito para fundar a Cobli, uma startup que conecta a cadeia de suprimentos, utilizando software e hardwareData Science e IoT, para garantir que chegue rápido, por um custo baixo e no horário combinado aquilo de  que as pessoas precisam.  

Em março de 2018 a empresa conseguiu atingir milhares de clientes com um time de quase 100 pessoas. "Nosso crescimento rápido aconteceu por termos foco total na experiência dos nossos usuários e estarmos sempre dispostos a implementar soluções novas para problemas antigos", diz.  

No dia a dia

Na startup, o engenheiro lidera times multidisciplinares de todas as áreas para garantir que tenham tudo o de que precisam para criar resultados excelentes. "Se você trabalha com os melhores, você não precisa se preocupar com cada ação que fazem basta disponibilizar os recursos necessários e um objetivo claro que eles irão continuamente surpreender você", explica Mourad. 

No dia a dia, o ex-aluno passa bastante tempo estudando os problemas dos clientes para entender como poderá ajudá-los liderando os times da Cobli.  

Nem tudo é trabalho  

A prática de esportes também é uma das estratégias de Mourad para o atingir o sucesso. Ele gosta de apostar em diferentes atividades: corrida, ciclismo, natação, tênis e o que mais aparecer como oportunidade. "A prática esportiva me ajuda bastante a colocar a cabeça de volta no lugar. Também gosto bastante de música e tento tocar com a banda da Cobli toda semana", admite. 

Para quem se inspirou... 

Para o engenheiro, é imprescindível testar as ações rapidamente e aprender na prática. "O mundo valoriza riscos mais do que penaliza falhas e o aprendizado é simplesmente muito maior", destaca Mourad. 

Para quem tem mais interesse em conhecer a Cobli e fazer parte da equipe,  acesse: cobli.co/. 

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©