INFOMAUÁ Mauá
edição 99 - Março de 2019

O Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes curriculares nacionais para a Graduação de Engenharia

Conversamos com o Pró-Reitor da Mauá, professor Marcello Nitz, para entender na prática como essa decisão será aplicada, seus prazos e como a instituição vem participando do processo

Prof. Marcello Nitz, Pró-Reitor do IMT, teve participação especial no processo de aprovação das novas diretrizes curriculares com um grupo de professores que compilou críticas e sugestões apresentadas ao texto inicial do relator.

Em janeiro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Graduação em Engenharia. As DCNs são normas que orientam o projeto e o funcionamento dos cursos. Devem, portanto, ser obedecidas para que o curso seja aprovado e, se existente, mantido. 

A avaliação a que os cursos são periodicamente submetidos também baseia-se nas DCNs. A expectativa do CNE com essas diretrizes é de que sejam capazes de estimular a modernização dos cursos de Engenharia, mediante atualização contínua, foco no estudante como agente de conhecimento, mais integração empresa-escola, valorização da inter e transdiciplinaridade e do papel do professor. 

No entanto elas só terão validade depois de homologadas pelo Ministério da Educação, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Assim que aprovadas, as instituições de educação superior terão o prazo de três anos para colocá-las em prática. 

No Instituto Mauá de Tecnologia, mudanças previstas nas DCNs vêm ocorrendo há alguns anos. Em vez de apenas estabelecerem os conteúdos que um curso deve cobrir, as DCNs amarram o compromisso com as competências que o engenheiro deve ter. Para isso, dá-se liberdade para que os cursos flexibilizem seus currículos e façam uso de múltiplas experiências de aprendizagem para desenvolvimento dessas competências. Também há o incentivo às estratégias ativas de aprendizagem e à integração dos cursos com as empresas para que os alunos, progressivamente, tenham contato com problemas reais. 

O Pró-Reitor do IMT, professor Marcello Nitz, também teve uma participação especial nesse processo com a coordenação de um grupo de professores que compilou críticas e sugestões apresentadas ao texto inicial do relator e produziu uma proposta equilibrada de DCNs, que foi a acolhida pelo CNE por unanimidade. 

As mudanças previstas nas DCNs já estão sendo aplicadas há alguns anos na Mauá.

"A Mauá certamente está muito bem identificada com essas DCNs. Nossa proposta pedagógica é uma referência de programa curricular moderno. Como estamos trilhando esse caminho há alguns anos, temos a vantagem de estar numa fase de amadurecimento do nosso currículo, enquanto outras instituições ainda terão de se realinhar por completo. Não vejo pontos negativos. É um avanço importante para a Engenharia do Brasil", destaca prof. Nitz. 

Segundo o Pró-Reitor da Mauá, um currículo comprometido com as competências implica envolvimento dos estudantes no desenvolvimento de soluções para problemas reais, ampliando a necessidade de aproximação com as empresas e a sociedade em geral. "O engenheiro deve saber enxergar além da parte técnica. Está aí a importância de sua formação também trazer elementos do Design e da Administração. Com isso, ganham os estudantes, a instituição e a sociedade", finaliza. 

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