Últimos acontecimentos afetam a população e causam diferentes impactos para o País
Conversamos com a Coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Cássia Silveira de Assis, para entendermos melhor os motivos e possíveis soluções
Na Mauá, os alunos de Engenharia Civil passam por grandes desafios e experiências ao longo da graduação, para se prepararem para os desafios que encontrarão e para valorizarem a profissão.
Estamos vivenciando, nos últimos meses, diferentes acontecimentos que afetam a população e causam grandes impactos para o Brasil. Recentemente, a região de Brumadinho passou por um grande desastre. A Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, da mineradora Vale, rompeu-se, desencadeando uma avalanche de lama, a qual destruiu a comunidade próxima e construções da própria Vale.
Ocorrido no ano passado, outro acidente de impacto ocorreu quando o viaduto da pista expressa da Marginal Pinheiros cedeu, causando transtornos para a população de São Paulo. Com tantos casos envolvendo a área civil, conversamos com a coordenadora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, professora Cássia Silveira de Assis, para levantarmos mais informações.
Motivos e soluções
A especialista destaca que muito dos acontecimentos estão vinculados ao enfraquecimento econômico que o País passa. Isso acaba impactando na verba para Engenharia e não atendendo, com êxito, às principais etapas existentes em uma obra: planejamento, projeto, execução, manutenção, entre outras.
Sobre os recentes acontecimentos no Brasil, a coordenadora Professora Cassia Silveira de Assis acredita que a crise econômica afetou os recursos de manutenção, o que resultou em acidentes em diferentes segmentos.
"O Brasil está passando por uma crise econômica. Com isso, o que pode ocorrer em alguns casos é que recursos para a manutenção, de extrema importância, não estão sendo devidamente aplicados, e, com o tempo, a falta da ação gera acidentes, prejudicando diferentes segmentos", comenta a professora.
No caso de Brumadinho, a engenheira alerta que o motivo ainda não pode ser apontado pois as apurações dos fatos estão em andamento. Para os eventos cujo problema foi detectado, a coordenadora ressalta que, mesmo sem verba, a Engenharia Civil possibilita realizar um estudo e mapear os níveis de importância e dar andamento em obras que requerem mais urgências.
Importância de uma formação
Na Mauá, os alunos de Engenharia Civil passam por grandes desafios e experiências ao longo da graduação. "Além de toda a estrutura e excelentes profissionais de nossa instituição, os estudantes que optam pela área aprendem desde o começo a valorizar a profissão. Exigimos muito de cada um, eles terão um papel importante para o país. Serão responsáveis por diversos serviços que focam a sociedade", diz a professora.
A especialista também ressalta que estudar e procurar sempre se reciclar é o caminho certeiro para um excelente profissional. "Nossa profissão é extremamente bonita e gratificante, mas não podemos esquecer que exige muita disciplina e, mesmo depois de formado, o engenheiro não pode parar de buscar o conhecimento. Atualizar-se é a peça fundamental para o sucesso", finaliza.
|