edição 1 | Abril de 2009    

Eventos variados e pesquisas direcionadas somam conhecimento à vida acadêmica na Mauá


Professora Claudia Facca

Ampliando horizontes

Mestre em Design e com anos de experiência na área, a Professora Claudia Facca assumiu a coordenação do curso de Designdo Produto da Mauá neste ano. Um de seus objetivos é criar oportunidades para que os alunos tenham uma visão cada vez mais realista do mercado de trabalho que enfrentarão em breve, mantendo-os em sintonia com as principais tendências.

Assim, já na primeira semana de aula, os alunos desse curso puderam conhecer alguns cases reais apresentados por Marcos Rocha, diretor da Design Connection, empresa especializada no desenvolvimento de produtos. No começo de abril, a novidade ficou por conta da apresentação do software "SolidThinking" - um sofisticado programa de modelagem e renderização (ilustrações) 3D, que traz agilidade e precisão aos profissionais de design e que reúne em sua carteira de usuários empresas internacionais como Toyota, Nestlé, Hugo Boss e outros.

CP - Sinergia entre o mundo acadêmico e a indústria

O Centro de Pesquisas foi criado para atuar como um elo entre o mundo acadêmico e a realidade mercadológica em todas as áreas em que a Mauá possui expertise. Seus projetos e atividades têm por objetivo levar apoio tecnológico às empresas, contribuindo para o aperfeiçoamento de seus processos, produtos e serviços.

O setor automobilístico foi o que mais solicitou serviços para o Centro de Pesquisas em 2008. A maioria das montadoras instaladas no Brasil faz uso dos laboratórios da Divisão de Motores (credenciada pelo INMETRO desde 2007). Mesmo com este começo de ano tumultuado em termos econômicos, um dos clientes tradicionais do Centro de Pesquisas nesse segmento fechou contrato para todo o ano de 2009, com acréscimo significativo da demanda de trabalhos em relação aos anos anteriores.

Outro foco do Centro de Pesquisas é o oferecimento de estágios aos alunos da Mauá. No ano passado, por exemplo, estagiaram no Centro de Pesquisas 41 alunos das várias habilitações oferecidas pela Escola de Engenharia Mauá. Um time que participou do atendimento à demanda de 230 empresas com projetos, em sua maioria nas áreas de Engenharia de Alimentos e Bioquímica; Motores e Veículos; Ensaios e Análises; Eletrônica e Telecomunicações.

Da teoria à prática

A Escola de Administração Mauá - EAM, recebeu, em março, vários empresários dos arredores da Escola, convidados por grupos de trabalhos, formados por alunos das 2ª e 3ª séries. A idéia foi criar uma oportunidade para os alunos da Mauá terem um contato mais próximo com a realidade. Os visitantes puderam falar de seus respectivos negócios, como planejam e executam suas operações, quais seus pontos fortes e fracos, como estão enfrentando a crise atual etc.

Com essas informações, os alunos irão desenvolver "Projetos de Melhorias" relativos aos negócios apresentados e exibirão suas propostas no 2.º semestre, na presença dos mesmos empresários participantes dessa primeira fase.


Laboratório da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br