edição 1 | Abril de 2009    

Aprender com os exemplos é sempre uma boa idéia

No começo deste ano, os alunos da Mauá tiveram algumas oportunidades nesse sentido, com palestra de profissional que compartilhou suas experiências com os calouros. Convênios com outras instituições e entidades também foram conquistas deste começo de ano, ampliando as possibilidades de troca de conhecimento para os interessados.


Klever Kolberg em conversa com os novos alunos: “Quem desiste, nunca vence”

Piloto Klever Kolberg recepciona os calouros

É possível sonhar e realizar algo grande, importante e, apesar da crise, fazer a diferença. Esse foi o recado deixado pelo piloto do Rali Dakar, Klever Kolberg, aos calouros da Mauá, em duas palestras realizadas no campus de São Caetano do Sul. As palestras aconteceram de manhã e à noite, e integraram a programação da semana de atividades organizada pela instituição para recepcionar os novos alunos.

Para motivar os calouros, o piloto contou um pouco de sua trajetória até chegar ao mais famoso rali do mundo e, falando de forma descontraída, mostrou que sentimentos de insegurança e medo também o acompanhavam, assim como estão presentes na vida de todas as pessoas, principalmente em momentos tão decisivos quanto o da escolha de uma carreira.

Possibilidades de Intercâmbio

Università degli Studi di Firenze

Já está em vigor o acordo entre o IMT e a Università degli Studi di Firenze. Essa parceria possibilita o intercâmbio de alunos, técnicos e professores das duas instituições de ensino, visando ao desenvolvimento conjunto de atividades acadêmicas, científicas, técnicas e de projetos de pesquisa.

A princípio o acordo restringe-se à Faculdade de Engenharia da Università degli Studi di Firenze e à Escola de Engenharia Mauá. Porém, há possibilidade de ampliação do convênio para outras áreas de cooperação.

Waterford Institute of Technology-WIT

No início deste ano, dois alunos da 4ª série de engenharia elétrica embarcaram rumo à Waterford, na Irlanda. Eles foram os primeiros a participar do recém-fechado acordo de intercâmbio entre a Mauá e o Waterford Institute of Technology. Para 2010, serão mais duas vagas disponíveis para alunos do curso de engenharia, oferecido pelo IMT. Os interessados passarão por um processo seletivo. Mais detalhes serão divulgados pela Reitoria, futuramente.

Alunos terão acesso ao Portal de Periódicos da Capes

Acesso imediato à produção científica mundial. Isso é o que promete o convênio recente entre o IMT e a CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Em breve, o acordo beneficiará todos os alunos e docentes da Mauá, que passarão a ter acesso às duas bases de dados mais consultadas do portal, a Scopus e a Science Direct, com conteúdo de revistas e jornais científicos, nacionais e estrangeiros, além de outros itens para pesquisa. 

Missão CoRot em fase decisiva

Por meio de correções realizada por um algoritmo de processamento de sinais os astrônomos visualizarão com mais detalhes os sinais obtidos pelo Satélite CoRot, uma das mais recentes conquistas da missão liderada pela França, iniciada em dezembro de 2006. O engenheiro e professor da Escola de Engenharia Mauá, Vanderlei Cunha Parro, único docente de uma instituição privada do País na área de engenharia, participante do projeto, integra a equipe que trabalha na elaboração, implantação e validação do algoritmo. Segundo Parro, grande parte do sucesso do projeto depende da qualidade dos sinais recebidos do satélite. A Missão CoRot investiga a existência de planetas habitáveis fora do Sistema Solar e o Brasil é o único país não-europeu com especialistas ligados a órgãos governamentais e universidades públicas e privadas atuante no projeto.

 Projeto sobre emissão de gases

A Mauá acaba de assinar convênio com a CETESB (Cia. de Tecnologia de Saneamento Ambiental)  para a elaboração de "Inventário de Gases de Efeito-Estufa do Estado de São Paulo". Promovido pela Embaixada do Reino Unido e coordenado, em São Paulo, pela CETESB, o convênio prevê a realização de um levantamento da emissão dos vários gases de efeito estufa em todo o Estado e contará com a participação de diversas instituições.

 "Além dos gases controlados pelo Protocolo de Kioto, do qual o Brasil faz parte, outros tipos estão sendo avaliados nesse estudo, como os gases halogenados destruidores da camada de ozônio em seus diversos usos", explica o professor Roberto Peixoto, pró-reitor do Centro Universitário e Coordenador do projeto na Mauá.

 A Mauá, por meio de uma equipe a ser formada com a participação de professores, alunos de graduação e pós-graduação, será responsável pelo inventário das emissões dos gases de efeito estufa halogenados e dos gases de efeito estufa do setor de transporte rodoviário e aéreo no Estado de São Paulo. Em breve, haverá no campus de São Caetano do Sul um seminário sobre Mudanças Climáticas, no qual os alunos interessados poderão conhecer melhor o assunto e optar por integrar esse grupo de estudo.


Klever Kolberg, piloto brasileiro no Rali Dakar, dá as boas vindas aos calouros em palestra no campus
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br