edição 6 | Outubro de 2009    

Muita ação, trabalho e diversão

Palestras, concursos e muita atividade esportiva. Os campi da Mauá estiveram bastante movimentados neste mês de setembro e, para outubro, o ritmo vai continuar acelerado


Em pé à direita, o Reitor da Mauá, Professor Otávio de Mattos Silvares, ao lado do Pró- Reitor Acadêmico, Professor Roberto Peixoto durante a reunião com os membros do Comitê do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Comitê das Nações Unidas para o Meio Ambiente

Cerca de 20 membros do Comitê de Opções Técnicas (TOC) de Refrigeração, Ar-condicionado e Bombas de Calor, que integram o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estiveram reunidos, pela primeira vez no Brasil, nos dias 25 de setembro, no Campus de São Paulo, e 26 de setembro, no Campus de São Caetano do Sul. Nas reuniões, os integrantes debateram questões essenciais visando à preservação do meio ambiente, tais como o estágio atual das tecnologias alternativas de baixo consumo de energia para proteção da camada de ozônio e a emissão dos gases de efeito-estufa (CFCs e HCFCs) no meio ambiente.

Future Concept Lab: Palestra mostrou as futuras tendências do mercado consumidor

Para ampliar o universo de informações dos alunos do curso de Design do Produto e auxiliar no desenvolvimento dos futuros projetos para a MABE, a Mauá recebeu em 16 de setembro, no campus de São Caetano do Sul (SP), a representante brasileira do Future Concept Lab, Sabina Deweik. A consultora e pesquisadora de tendências do FCL ministrou a palestra “Tendências de Consumo”, com a qual mostrou aos alunos os direcionamentos e as macrotendências que deverão guiar os próximos passos do mercado consumidor.
O Future Concept Lab é um renomado instituto de pesquisa de tendências de consumo e consultoria estratégica com sede em Milão (Itália), que conta com uma rede própria de correspondentes em 50 países ao redor do mundo. O instituto desenvolve os mais diversos trabalhos para posicionamento de marca, análise de targets, análise de tendências de consumo entre outros. Para os alunos que decidirem participar do concurso da MABE, o conteúdo dessa palestra será fundamental.

Final de ano intenso para a turma de Design

Quando as boas oportunidades surgem, é importante aproveitá-las. Os alunos do curso de Design do Produto terão um semestre bastante rico nesse sentido. Uma das alternativas é o desafio lançado pelas Casas Bahia, que tem sede em São Caetano do Sul (SP), e escolheu a Mauá para integrar o concurso “Inovando na Cozinha Popular”. As inscrições aconteceram agora em setembro, e puderam participar os alunos que estão cursando a partir do 2.º semestre, em dupla ou individualmente. Os projetos deverão ser apresentados de 14 a 18 de dezembro.

Já para o Inova Whirlpool, as inscrições vão até 14 de outubro e dele podem participar tanto alunos do curso de Design do Produto quanto de Engenharia, uma vez que a premiação contempla essas duas categorias. Aqui, a proposta é a de inovar, criando um produto ou melhorando o desempenho de algum já existente, ou criando outro. A Whirlpool é a detentora de marcas renomadas, como Brastemp e Cônsul e os vencedores, em cada categoria, recebem além de um prêmio em dinheiro, a chance de trabalhar em uma das empresas, como estagiário ou contratado.
O Regulamento e as datas de apresentação de protótipos e avaliação dos trabalhos para cada turma estão no site www.premioinova.com.br. “Essas iniciativas trazem para o aluno uma oportunidade de mostrar seu conhecimento e talento antes mesmo de deixar a faculdade. Além de fortalecer a relação empresas - escolas, os alunos têm a chance de ter uma de suas ideias premiadas e até mesmo implementadas pela indústria, o que é um grande incentivo”, afirma a professora Claudia Facca, coordenadora do curso de Design do Produto.


MABE também tem concurso para essa área

Criar um refrigerador duplex para as marcas MABE e GE. Esse será o desafio que alguns dos alunos do curso de Design do Produto terão de enfrentar pelos próximos meses. A MABE, em parceria com a Mauá, buscou uma maneira de incentivar e motivar os alunos a ampliarem seus horizontes profissionais e criativos, para além das paredes da sala de aula. Cada projeto terá de primar pela inovação, funcionalidade, além da viabilidade técnica e comercial. A empresa de eletrodomésticos premiará os três melhores projetos, com um notebook e dois Ipods Touch.


Copa de oportunidades  

A Copa do Mundo de Futebol de 2014 está esquentando o debate sobre investimentos para expansão e modernização do transporte no País. No centro das discussões, o transporte metroferroviário, que ficou praticamente estagnado nas últimas décadas em função da prioridade dada a outros segmentos do setor. Agora, essa área surge como a grande aposta do governo e suscita uma questão: teremos profissionais qualificados em número suficiente para atender a demanda? “Se forem realizadas todas as obras previstas, certamente não”, afirma o diretor da Escola de Engenharia Mauá, prof. Mário Garrote, que considerou extremamente importante a escolha desse tema para a edição 2009 da Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada em setembro.

O tradicional evento organizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô este ano buscou o apoio das universidades com o objetivo de ampliar a discussão sobre a realidade da área entre estudantes e público em geral. Para o professor Garrote, essa foi uma decisão acertada, porque contribui para conscientizar e despertar o interesse dos alunos para esse segmento. 

Robôs com visão embarcada

Para Danielle Zanzarini, o dia tem muitas horas e ela gosta de aproveitar bem cada uma delas. Aluna da 4ª. série de Engenharia de Controle e Automação, estará estagiando em breve numa grande montadora. Estudar na Mauá, frequentar as aulas de inglês e estagiar numa multinacional para ela ainda não é suficiente. Determinada a construir uma sólida carreira, também participa intensamente das atividades extracurriculares e está totalmente envolvida com a fase de testes de um projeto de iniciação científica que começou a desenvolver em grupo. Mas, hoje, ela o conduz sozinha. Sob a orientação da professora Alessandra Dutra Coelho, Danielle enfrenta o desafio de capacitar os dois robôs que hoje participam das competições da Mauá.  “O objetivo é conseguir um meio que permita aos robôs enxergarem, reconhecerem os adversários, a bola, o campo e, a partir daí, tomar decisões no jogo.”, explica Danielle. Segundo ela, esse estudo começou com outros dois alunos e, a convite da professora Alessandra, ela passou a fazer parte do grupo. Embora eles não estejam mais envolvidos com essa pesquisa, Danielle segue animada em busca de uma solução.
“Atualmente, estou concentrada nos testes que apontarão os resultados obtidos com a aplicação do software Labview, específico para projetos de visão embarcada, que é a proposta deste projeto.”, detalha Danielle. Ela deverá apresentar os frutos conseguidos em seu trabalho até aqui, no próximo 09 de outubro, no 17.º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da UPS, que acontecerá em São Carlos (SP).
Estamos torcendo por você, Danielle!

Novos Desafios

Neste ano, o tradicional Desafio Mauá x FEI não aconteceu. Para não deixar de prestigiar nossos esportistas dedicados, a Atlética lançou, então, um convite ao Mackenzie, que rapidamente aceitou. E em 18 e 19 de setembro, a Mauá enfrentou o novo adversário nas diversas modalidades esportivas - Futebol, Futsal, Rugby, Tênis de Mesa, Judô, Jiu Jitsu entre outras. Por estar bem mais preparada, a turma do Mackenzie obteve maior pontuação geral (250 x 150) e acabou levando para casa o troféu criado especialmente para a competição. Tudo bem. Valeu pela diversão e espírito esportivo de todos.

Spring Break

A Mauá está voltando com tudo para os jogos do Spring Break. Há cinco anos sem participar do evento, os atletas da Mauá prometem voltar com força total para enfrentar outras faculdades e universidades em diversas modalidades de praia como FutVolei, BeachSoccer e Vôlei de Areia, além de modalidades alternativas tais como Barrigada, InterSkol, Miss e Mister Spring Break e Truco, entre outras. A competição ocorrerá em Maresias, litoral paulista, em 17 e 18 de outubro.

Vida saudável

No ritmo das atividades modalidades esportivas, os alunos do curso de Administração estão com novas opções este ano. Para adequar as atividades físicas às condições do espaço disponível no campus de São Paulo, o professor Waldomiro Garcia, coordenador do Centro de Esportes e Atividades Físicas da Mauá, pesquisou outras opções. No primeiro semestre, os alunos da Administração puderam praticar Yoga. Agora, estão participando de aulas de Dança de Salão, que está agradando a muitos. “Nossa intenção é ampliar o programa, oferecendo futuramente outras atividades, como Pilates, por exemplo”, acrescenta Waldomiro.
 

Na torcida pelos alunos

Outubro promete ser agitado para os alunos de Engenharia da Mauá. Estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Controle e Automação estarão competindo em diferentes arenas no País. De 03 a 08 acontece o IX Encontro Nacional de Engenharia de Controle e Automação - ENECA 2009, em Joinville (SC). Duas equipes da Mauá participarão das competições de robótica: o Combate de Robôs e o Desafio Inteligente de Robôs Autônomos, atividades  que estimulam a criatividade e a capacidade dos estudantes em solucionar problemas nessa área. De 06 a 10 estão programados dois  concursos estudantis simultâneos ao Congresso Brasileiro de Concreto, em Curitiba (PR): o Concrebol e o Aparato de Proteção ao Ovo (APO). No APO os alunos devem construir um pórtico de concreto capaz de suportar uma carga definida, sem deixar quebrar um ovo colocado sob a peça. O  Concrebol, por sua vez, testa a habilidade dos alunos por meio da construção de uma bola de concreto que deve chegar ao gol atendendo a requisitos básicos. Duas equipes com 11 alunos competirão pela Mauá.  


Falando dos astros 

O campus da Mauá em São Caetano do Sul vai respirar astronomia em outubro. No dia 17 acontece a palestra “O Universo: do Big Bang à misteriosa Energia escura”, com a participação de renomados especialistas no assunto. No encontro, aberto ao público, serão debatidas questões milenares sobre a formação do Universo: quando ele começou, de que seria formado e outras idéias da Cosmologia. Questões sobre a origem da vida e a discussão acerca de planetas que possam abrigá-la serão temas de duas das palestras de especialistas na área. A tecnologia também estará presente em uma apresentação da Agência Espacial Brasileira – AEB sobre as principais realizações e o futuro da pesquisa espacial no Brasil e, a discussão, por um dos maiores especialistas do mundo em correção instrumental, de duas importantes missões da European Space Agency - ESA: a CoRoT apresentando resultados de processamento de sinais aplicado às imagens enviadas ao solo e a missão Plato, um experimento mais avançado na busca de exoplanetas. Para entrar no clima, uma semana antes do evento será montada uma exposição, com o mesmo tema, à entrada do saguão da Biblioteca.

A coordenação do evento está sob responsabilidade do professor de Engenharia da Mauá, Vanderlei C. Parro, que integra o Projeto CoRoT, missão responsável por grandes avanços na compreensão de fenômenos estelares e exoplanetas.


A representante do Instituto Future Concept Lab, Sabina Deweik falando sobre as tendências do mercado consumidor
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br