|
|
Mauá entre as melhores IES do País, de novo!
Classificação é resultado de um trabalho conjunto, no qual todos se empenharam com dedicação e consciência.
Ministério da Educação (MEC) reconhece a Mauá como o 3º melhor Centro Universitário do Estado de SP
O Ministério da Educação (MEC) reconheceu, mais uma vez, em avaliações recentemente divulgadas, a qualidade da formação e dos cursos oferecidos pelo Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia – CEUN-IMT. Para o reitor, prof. Otávio de Mattos Silvares, o bom desempenho apresentado pelos alunos da instituição é reflexo do esforço contínuo de professores, colaboradores e alunos da Mauá em busca da excelência, da manutenção da qualidade dos cursos e da procura constante pela melhoria. “A Mauá teve um desempenho que, em comparação com outras instituições, deixa-nos numa situação confortável. E isso é resultado do trabalho que fazemos aqui visando dar cada vez mais assistência ao aluno, principalmente os da 1.ª série, além de acompanhar a evolução e valorizar a Engenharia no País”, afirma o reitor, que, no entanto, acredita ser sempre possível melhorar tanto o desempenho da Instituição como os critérios de avaliação.
O diretor da Escola de Engenharia Mauá, prof. Mário Garrote, credita o bom desempenho também a uma conscientização maior dos coordenadores e alunos quanto à importância dessas avaliações. Segundo ele, como a Mauá é uma instituição tradicional, cuja competência dos profissionais formados é reconhecida nacionalmente, havia certo desinteresse de alguns na participação por não considerarem esses exames essenciais para o sucesso na carreira. Por isso foi fundamental envolver as entidades representativas dos estudantes, como o Centro Acadêmico, a Atlética e a empresa Mauá Jr., e mostrar a necessidade de todos se empenharem para um bom resultado. “Ampliamos o diálogo com os alunos e conseguimos melhorar os resultados, com notas mais altas”, afirma o diretor Garrote.
O desempenho obtido realmente merece destaque. Pelo segundo ano consecutivo, o CEUN-IMT foi classificado como o 3.º melhor Centro Universitário no Estado de São Paulo; no ranking nacional, aparece na 12.ª posição entre os 153 centros universitários avaliados pelo MEC por meio do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador criado para avaliar as IES em escala de 1 a 5, no qual a Mauá obteve nota 4, avaliação máxima atingida em sua categoria.
No ENADE 2008 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o curso de Engenharia de Produção Mecânica obteve o conceito máximo, nota 5. Outras cinco habilitações conseguiram nota 4: Alimentos, Civil, Controle e Automação (Mecatrônica), Mecânica e Química. O ENADE avaliou 7.329 cursos de 30 áreas em todo o País e apenas 293 deles obtiveram o conceito máximo.
|