edição 6 | Outubro de 2009    

Negócios orientados para a sustentabilidade são viáveis – o meio ambiente e as pessoas agradecem

À frente da RL Higiene, Ricardo Vacaro é um homem que gosta de desafios e costuma enfrentá-los com disposição e criatividade. Formado em Engenharia Metalúrgica, pela Mauá, em 1981, Vacaro sempre trabalhou na empresa de sua família e divide conosco, nesta edição, um pouco de sua trajetória profissional.


Ricardo Vacaro, formado pela Mauá e diretor da RL Higiene fala do perfil e das oportunidades em seu setor nesta edição

Como todo engenheiro, gosto de resolver problemas. Os anos de estudante na Mauá proporcionaram-me, além da formação acadêmica, amadurecimento, desenvolvimento de espírito de liderança e segurança para enfrentar os desafios que, inevitavelmente, sempre surgem ao longo de uma vida profissional.

Ainda na faculdade, passei a trabalhar na empresa de minha família. A RL foi fundada por meu pai em 1977, e acabei  tomando gosto pelo desafio de desenvolver o pequeno negócio da família. Como toda empresa familiar, ao longo dos mais de 30 anos de história tivemos nossos altos e baixos, mas isso nos trouxe a oportunidade de repensar o negócio e encontrar novos caminhos para o crescimento. Buscamos focar a empresa em qualidade e buscar um direcionamento de negócios que tornasse a RL Higiene uma empresa de alto valor agregado, passando a ser uma opção diferenciada no mercado.

Sustentabilidade garantindo perenidade

Não temos mais como fugir à responsabilidade de atuarmos, em nosso dia a dia – seja em nossa vida profissional seja em nossa vida particular – de forma consciente com relação às questões do meio ambiente. Na RL Higiene, essa idéia foi incorporada ao negócioe a empresa hoje tem como missão somar toda experiência acumulada nesse segmento de limpeza profissional às questões de sustentabilidade ambiental.

Isso nos remete a uma forma muito particular de atuar. Para seguir nesse caminho, fomos buscar parcerias, tecnologia e recursos que nos permitissem atender o cliente com alto desempenho, com base em soluções inteligentes com o que há de mais adequado e moderno para sua necessidade e área de atuação em produtos, processos e recursos humanos adequadamente treinados. A RL é incansável na busca por soluções ecologicamente corretas e até pioneiras em muitas delas. Associada a entidades respeitadas, como o Instituto Akatu, ou em iniciativas próprias, a RL participa ativamente de várias campanhas para a conscientização das pessoas sobre a vida no planeta. Temos um portfólio de produtos e processos ecoeficientes para oferecer a clientes de diversos segmentos e de qualquer porte.

Apesar de ter migrado rapidamente para a área administrativa, minha formação de engenheiro tem sido um alicerce fundamental e os tempos de Mauá ajudaram-me a ser uma pessoa capaz de ir  em busca de soluções, gerenciar mudanças. Na fase de estudante, participava ativamente das ações do Centro de Metalurgia que existia na época e do Cineclube da Mauá. Foram bons tempos.

O setor de higiene profissional é um dos mais promissores no Brasil, com muito espaço para crescer, seguindo o exemplo do que já acontece em alguns países desenvolvidos. Para os profissionais de engenharia, esse é um universo a ser observado com carinho, porque sua evolução demanda um acelerado processo evolutivo em máquinas, equipamentos, produtos, soluções de diferentes naturezas, que precisam de engenheiros em seu desenvolvimento e pesquisa. Fica aqui a dica de uma carreira a ser pesquisada e explorada.

(*) Ricardo Vacaro é diretor geral da RL Higiene e vice-presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br