edição 39 - Março de 2013

Cresce público e expositores no encontro de carros antigos no campus da Mauá

ABC Old Car & Parts firma-se como exposição diferenciada no cenário brasileiro do automóvel antigo ao reunir no mesmo ambiente história, cultura, negócios e solidariedade


Entre os modelos da exposição estava um Miura 787 turbo

De 15 a 17 de fevereiro, o Instituto Mauá de Tecnologia abriu suas portas para receber o ABC Old Car & Parts, no campus de São Caetano do Sul. O evento, em sua sétima edição, homenageou a indústria nacional dos veículos fora de série apresentando marcas como MP Lafer, Puma, Miura, entre outras. Segundo o organizador da mostra, o jornalista André Gomide, mais de sete mil pessoas passaram pelo campus da Mauá nos três dias do evento e puderam conhecer um pouco dos mais de 280 veículos apresentados.

Entre os automóveis de diferentes marcas apresentadas, alguns se evidenciaram como o raríssimo Alfa Romeo Onça, único exemplar em todo o mundo, que recebeu o troféu de Melhor Veículo Fora de Série da Exposição e o Miura Kabrio, um conversível nacional com apenas 14 unidades produzidas, que levou o troféu máximo ao ser eleito o ?ABC Old Show - 2013?, o veículo mais impactante desta edição. Outros destaques foram o Plymouth Road Runner, 1970, um exemplar muito difícil de ser visto no Brasil, o Willys Interlagos 1965, o Volkswagen SP II e o Fusca Hebmuller. Entre os clássicos da década de 1920, a estrela foi o Ford A, Roadstar, de 1929.

A cena de uma família com integrantes de três gerações, andando em bloco e visitando os diferentes núcleos de veículos torna-se cada vez mais comum no ABC Old Car. ?É gratificante notar uma criança de dois a três anos chamando a atenção do avô para um determinado tipo de carro. Isso ocorre com frequência e mostra que o evento é um programa para todos da família, o que faz com que o público seja bastante eclético. E,  o mais importante, as pessoas sentem-se seguras em visitar o campus?, ressalta Gomide. Segundo ele, as pessoas sempre tiveram curiosidade em conhecer a Mauá e a exposição acaba sendo um catalisador.

A exposição deixa de ser uma mostra regional e cada vez mais amplia seu raio de importância. A decisão de promover ações diferenciadas, como a definição de um tema central, sustentado por palestras focadas no assunto principal, tem atraído expositores e visitantes de outros estados brasileiros.

Social

Com a doação de 2kg de alimentos como ingresso, o ABC Old Car arrecadou mais de 10 toneladas em todas as suas edições. ?Neste ano, a participação do público foi bem maior e boa parte lembrou-se de trazer os alimentos?, expõe André Gomide. O volume de doações superou as expectativas e a beneficiada desta vez foi a Casa Fraternal Maria de Nazaré, entidade de assistência social com sede em Santo André.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©