edição 36 | Outubro de 2012    

Mauá firma parceria com ABRAMCO para a implantação de Laboratório para mobiliário corporativo em seu Centro de Pesquisas


Eng. José Roberto garante que a Mauá oferecerá tecnologia atual e trabalhadores especializados também para a área de mobiliário corporativo

Preocupada com a profissionalização do setor, a ABRAMCO (Associação Brasileira de Mobiliário Corporativo) buscou o Instituto Mauá de Tecnologia a fim de firmar convênio para a implantação de um laboratório para ensaios em móveis corporativos. Com ele, será possível atender à  crescente demanda do setor, de forma ética e qualificada, por laboratório devidamente acreditado pelo INMETRO.

?A opção por um centro de referência em educação e pesquisa foi o motivo pelo qual procuramos o Instituto Mauá de Tecnologia. Eles já contam com essa experiência em outras áreas de atuação. A questão era, portanto, verificar se a Mauá teria interesse nessa proposta,? explica Gerson Chioratto Trama, diretor-presidente da ABRAMCO.

Para que as empresas de mobiliário corporativo possam participar de um processo licitatório é essencial que o produto tenha a sua qualidade comprovada por meio de laudos e certificações emitidos por laboratório acreditado pelo INMETRO. ?A fila de produtos a serem testados, avaliados e certificados é enorme: chega-se até a 180 dias de espera para que a empresa tenha o laudo em mãos. E, muitas vezes, os editais não têm esse prazo entre a divulgação e o encerramento do processo?, conta Trama.

Ainda segundo ele, o fato de um determinado produto (mesa, cadeira ou gaveteiro) não contar com essa certificação  impossibilita a empresa interessada de participar de uma licitação efetuada por órgão público. Ensaios de dimensão, de estabilidade de produto, de fadiga são alguns dos tipos de testes que serão feitos em cadeiras, mesas, gaveteiros e armários, entre outros. ?O objetivo do novo laboratório é ensaiar os produtos de acordo com as normas vigentes, além de diminuir os prazos de entrega de laudos, atendendo assim as empresas do setor?, conta José Roberto Augusto de Campos, coordenador do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pela equipe que trabalhará diretamente na implantação desse novo laboratório.

Por causa da existência de especialistas da Instituição e pelo fato de a Mauá ser uma organização que investe em pesquisa nas áreas de Engenharia e Design, a parceria pôde propiciar uma relação complementar a ambas as partes. ?Para uma instituição de ensino como a nossa é muito importante que tenhamos uma visão da realidade, do que está acontecendo no mundo externo. A ABRAMCO terá à disposição mão de obra especializada nas áreas de Engenharia e Design, tecnologia atual, assim como os professores poderão entender e participar mais dos processos industriais com essa aproximação?, analisa o coordenador.

O Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia já possui outros laboratórios acreditados pelo INMETRO, o que agilizará o processo. A previsão é de que o laboratório esteja acreditado e apto para funcionamento a partir de abril de 2013, para que possa atender qualquer indústria de mobiliário corporativo.

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br