Falta de mão de obra e novos desafios no mercado de Tecnologia da Informação criam oportunidade de novo curso de graduação para o Instituto Mauá de Tecnologia
Prof. Everson Denis, coordenador do curso de Engenharia de Computação
Durante a abertura do evento Rio Info 2012, a gerente do Observatório Softex (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), Virginia Duarte, anunciou que a escassez de mão de obra no Brasil no setor de Tecnologia da Informação pode fazer com que o País deixe de arrecadar R$115 bilhões em receitas até 2020.
A Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação ? Brasscom prevê que, em 2014, o Brasil vai precisar de 78 mil novos profissionais, mas apenas 33 mil terão formação na área.
No estado de São Paulo, o déficit de mão de obra em TI é um dos mais graves. Em 2010, a demanda paulista foi de 14 mil profissionais, mas as instituições de ensino superior formaram apenas 10 mil profissionais.
Por esses e outros motivos, o Instituto Mauá de Tecnologia oferece para o início de 2013, no campus de São Caetano do Sul, o curso de Engenharia de Computação.
A nova opção para graduação já conta com algumas parcerias, como Microsoft, IBM, Cisco e EMC2. Inicialmente o curso será oferecido somente no período diurno com 80 vagas, mas futuramente poderá ser também oferecido no noturno, conforme necessidade e demanda do mercado.
A duração do curso é de cinco anos, divididos em ciclo básico e formação profissional. Na primeira série, o aluno terá disciplinas de Cálculo, Física, Introdução à Engenharia (desenvolvimento de projetos), entre outras. Na fase de formação profissional, o aluno contará com disciplinas de Fundamentos de Engenharia de Computação, Telecomunicações, Linguagens de Programação, Redes de Computadores, Eletrônica Aplicada, Sistemas Embarcados e Projeto Integrado.
Segundo o coordenador do curso, prof. Everson Denis, o curso de Engenharia de Computação oferece sólida formação em: Matemática, Física, Eletrônica, Telecomunicações, Ciência da Computação e Gestão de TI.
O objetivo da Engenharia de Computação da Mauá é capacitar o aluno em aplicações para hardwares dedicados, desenvolvimento de software, segurança da informação, suporte e gerenciamento de sistemas computacionais, infraestrutura de redes e análise de negócios em TI. Esse profissional poderá atuar em diversos segmentos como Consultoria, Mobilidade, Entretenimento, Gestão de TI, Redes Inteligentes, Sustentabilidade, Indústria Automobilística, Ensino Superior e Pesquisa. Além disso, a previsão de ascensão dos profissionais nas empresas de TI é rápida e promissora, contando com excelentes salários, afirma o professor Everson.
|