Exames periódicos podem prevenir acidentes de trabalho
Exames periódicos auxiliam na prevenção de doenças
Uma lei trabalhista criada em 2009 torna obrigatório que todo contratado por regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) realize exames médicos por meio de profissionais contratados pela sua empresa. Esses exames incluem avaliação clínica, abrangendo exame físico e mental, independentemente do grau de risco da atividade exercida, além de exames complementares como raio X e eletrocardiograma.
O gerente de Recursos Humanos do Instituto Mauá de Tecnologia, Milton Souza, acredita que é extremamente importante preservar a saúde do colaborador. Ele se sentirá mais seguro ao perceber que a empresa se importa com ele, o que o fará trabalhar melhor e produzir mais. E, ajudando o colaborador, a empresa se antecipa a futuros transtornos para todos?, afirma.
Pelo regulamento, o contratado deve passar por exames intitulados: ?admissional?, realizados antes que assuma suas atividades; ?periódico? que como o próprio nome diz, devem ser concluídos regularmente; ?de retorno ao trabalho?, no primeiro dia da volta às atividades depois de estar ausente por no mínimo 30 dias por motivo de doença ou acidente; ?de mudança de função?, para aferir sua saúde em caso de mudança de atuação na mesma empresa e ?demissional?, ao se desligar.
A periodicidade varia de acordo com a função e idade. Os check ups devem ser feitos a cada seis meses para os colaboradores expostos a condições insalubres, por questões de segurança, anualmente para os que trabalham expostos a riscos ou situações que possam ocasionar em uma doença ocupacional (por exemplo, ruído), para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas e para menores de idade e maiores de 45 anos, e a cada dois anos para servidores com idade entre 18 e 45 anos.
Para a empresa, o objetivo deste código é reduzir ausências decorrentes de acidentes, proporcionar informações para a prevenção de doenças, além de identificar as condições de trabalho e garantir empregados mais adequados a cada função, com a finalidade de melhor desempenho. Já para os colaboradores, há o conhecimento de sua própria saúde, detectar e evitar enfermidades crônicas, e o respaldo para condições de bem estar para a execução do trabalho, o que minimiza a chance de doença ou acidente.
?As empresas deveriam acompanhar mais de perto essa questão da saúde ocupacional dos seus colaboradores, até porque existe um custo para a empresa que tem um número muito grande de afastamentos, o que acabará aumentando seu custo operacional?, relata Milton. O gerente acrescenta que esse tipo de preocupação com os colaboradores faz com que a qualidade de vida melhore e, dessa forma, gere melhores resultados para todos.
Além da realização dos exames obrigatórios por seus colaboradores, o Instituto Mauá de Tecnologia dispõe de ambulatório próprio, enfermeiras e médico do trabalho que realiza uma avaliação prévia nos pacientes e se necessário os conduz a um tratamento ou a algum especialista. A Gerência de Recursos Humanos auxilia seus colaboradores no contato com a operadora de assistência médica para agendar exames, consultas, internações e assuntos relacionados, tentando minimizar todo e qualquer desgaste existente nesse período trazendo maior tranquilidade ao colaborador e segurança a instituição.
Confira os aniversariantes do mês de outubro. Clique aqui.
Admissões agosto 2012
Rosangela Bacima da Silva - Professora
David dos Anjos Aragão - Gerência de Tecnologia da Informação
Fernando Luiz Lavoie - Professor
Aline Cristina de Oliveira Trinidade ? Centro de Pesquisas
Rescisões agosto 2012
Ricardo Corrales Rocha - Setor de Audiovisuais
Mariana Fernandes Canário - Centro de Pesquisas
|