edição 28 | Dezembro de 2011    

Retrospectiva 2011


Instituto Mauá de Tecnologia realiza sua primeira corrida de rua em São Caetano do Sul

Na área de eventos, o Instituto Mauá de Tecnologia planejou em 2011 ações que aproximassem seus alunos do mercado profissional e os incentivassem a buscar aprimoramento nas suas áreas de interesse.

Logo no início do ano, em abril, a Mauá recebeu André Freire, aluno egresso formado em Engenharia Civil e atual presidente da Terex Latin America que ministrou a palestra “De vendedor a presidente em 10 anos”. Freire traçou uma analogia entre as agruras do mercado de trabalho e sua trajetória profissional. O executivo contou como chegou de vendedor a presidente de uma multinacional com 35 anos de idade e debateu com a plateia conceitos que podem ajudar os alunos em suas decisões de carreira e pessoais.

Em maio foi a vez de outro egresso da Mauá falar sobre seus desafios profissionais. João Ricciarelli, country manager da SKF Canadá, formado em Engenharia Elétrica, falou sobre sua história e contou curiosidades de sua trajetória para alunos da Instituição. Ele abordou a importância da dedicação e disposição em viajar para aqueles que querem seguir uma carreira como a dele. Em apenas três anos passou cerca de 200 dias em hotéis e, ao longo do tempo, esteve em 42 países. O executivo é o único brasileiro na SKF num cargo de alto escalão.

Em junho aconteceu a 10.ª Semana de Engenharia Mauá com o  tema “Explorando ideias para novos caminhos”. O evento, organizado por uma comissão de 30 alunos voluntários de diversas habilitações,  com a orientação de professores da Mauá, recebeu cerca de 400 pessoas que circularam pelos estandes e participaram de palestras e cursos durante os quatro dias. Esse evento tem como objetivo proporcionar a aproximação  do mundo empresarial os alunos além da  discussão de novas ideias na área.

No primeiro fim de semana de junho, a Mauá levou dois alunos de Engenharia, vencedores da promoção Teste Folha Velozes e Curiosos, a  Limeira,  interior do Estado de São Paulo. Os alunos puderam vivenciar testes de aceleração, retomada e frenagem num Chevrolet Camaro SS, cujo motor desenvolve 406 cavalos de potência. O teste ocorreu na pista da empresa TRW (multinacional de segurança automotiva, fabricante do freio Varga), num circuito oval com 1800 metros.

Para celebrar o início do segundo semestre, na segunda quinzena de agosto foi realizada a 3.ª Semana de Design Mauá que, neste ano, teve como tema “Design e Tecnologia” e contou com a participação de profissionais de empresas como Volkswagen, Itautec, Tok Stok, Bentley e Mais Grupo, além do professor Fábio Mestriner,  da Mauá e da ESPM,  especialista  em embalagem, que ministrou  palestras sobre o tema e o setor. A Semana de Design Mauá tem-se mostrado muito importante para a discussão e disseminação do design brasileiro.

Em setembro, em comemoração aos seus 50 anos, o Instituto Mauá de Tecnologia lançou no calendário nacional de corridas de rua o “Circuito Mauá 5k/10k”, com o intuito de celebrar a qualidade de vida por meio do esporte. Ao todo 577 atletas correram nas ruas de São Caetano do Sul. A prova teve como parceiras a empresa Latin Sports, organizadora do Ironman Brasil, e a Track&Field, principal grife brasileira de moda esportiva.

Logo no início de outubro,  houve a 6.ª edição do ProIndústria. Neste ano, o evento teve como missão ajudar executivos, gerentes e profissionais a incrementarem os resultados das suas operações de produção por meio de aplicações otimizadas de TI, implementações de novas tecnologias e de melhores práticas de Engenharia, Manufatura e Gestão de Produção. O público alvo são empresas de manufatura, fornecedores de TI, comunicação e automação em hardware e software, fornecedores de máquinas e dispositivos, integradores de sistemas, provedores de serviços de consultoria, analistas e academia.

Ainda em outubro, na segunda quinzena, foi realizada a 11.ª Semana do Empreendedor no campus de São Paulo, quando se ministraram palestras com experientes profissionais do mercado que analisaram o crescimento industrial do País na perspectiva de um possível processo de desindustrialização. O evento proporcionou aos participantes uma reflexão sobre as políticas governamentais e sobre a estrutura do Brasil que estimulam essa movimentação.

A 8.ª Feira de Ciências dos alunos do Programa de Alfabetização de Adultos (PROALFA) aconteceu em 21 de outubro em parceria com a Secretaria de Educação de São Caetano do Sul. A Mauá montou os estandes da Feira de Ciências no campus da Instituição, em São Caetano do Sul, com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade. O PROALFA teve início em 1999 com o objetivo de erradicar o analfabetismo no município de São Caetano do Sul. As aulas do programa são realizadas nos 10 núcleos espalhados pela cidade e ministradas por alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, que passam por treinamento pedagógico semanal para alfabetizar os adultos.

A Mauá realizou em meados de outubro, no campus de São Caetano do Sul, a 12.ª edição da Eureka, exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos dos cursos de Administração, Design de Produto, Gestão Ambiental e Engenharia. A Eureka expôs os projetos desenvolvidos  com diferentes tecnologias com novidades para diversas áreas. Os visitantes tiveram a oportunidade de observar a inovação em robôs, alimentos, maquiagens, infraestrutura e planos de negócios concebidos pelos estudantes.


A exposição Eureka 2011 atraiu milhares de pessoas
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br