edição 28 | Dezembro de 2011    

Melhores momentos 2011


Tetra Pak e Mauá selam parceria e inauguram a primeira planta piloto de embalagens cartonadas da América Latina

Durante todo 2011 comemoraram-se  os 50 anos do Instituto Mauá de Tecnologia numa celebração repleta de conquistas importantes como prêmios, parcerias e reconhecimentos. Em maio, a Mauá recebeu, na categoria Educação, o prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Esse prêmio é tido como um termômetro fiel da qualidade e eficácia das estratégias de relacionamento das empresas, clientes e consumidores no Brasil.

Ainda na esteira das conquistas, o Instituto Mauá de Tecnologia foi convidado pela Agência Espacial Brasileira a participar do projeto Plato - Planetary Transits and Oscillations of Stars, do programa Cosmic Vision da ESA (Agência Espacial Europeia). Alunos da Mauá, orientados por professores da Instituição e em parceria com o Observatório de Paris, são responsáveis por desenvolver um simulador para gerar padrões de intensidade de luz que servirão de base para a validação do sistema eletrônico do satélite.  O programa Cosmic Vision é apontado pela ESA como o novo ciclo de planejamento em longo prazo que deve definir o paradigma da ciência espacial adotada pela agência entre 2015 e 2025.

No início do segundo semestre, a Mauá selou parceria com a Tetra Pak,  inaugurando a primeira planta da América Latina para testes de alimentos em conservas em embalagens cartonadas. Com o investimento de R$ 1,4 milhão, a nova instalação possibilita diversos experimentos a um custo mais baixo do que na escala industrial e em menor período de tempo. Segundo a Tetra Pak,  a escolha do IMT como parceiro aconteceu pelo fato de a Instituição contar com todos os requisitos necessários: ótima reputação, excelente nível de profissionalismo e uma boa estrutura para a instalação dos equipamentos.

Fechando o ciclo de parcerias, a Mauá,  em conjunto com a Rede Globo, por intermédio da Globo Universidade, oferece uma nova disciplina eletiva  denominada “Novas Tecnologias em Mídia”. As aulas são ministradas por profissionais especializados e engenheiros da própria Rede Globo para alunos das últimas séries dos cursos de Engenharia. O bom desempenho dos estagiários da Mauá na Rede Globo foi fundamental para a implantação da disciplina, pois a iniciativa de criá-la foi da emissora, que visa qualificar profissionais para suprir uma demanda de mercado.

O segundo semestre também foi marcado por premiações importantes. Em agosto, aluno e professor do curso de Design do Produto da Mauá levaram o bronze no Prêmio IDEA/Brasil, edição nacional do maior prêmio de design dos Estados Unidos e um dos mais importantes do mundo, o International Design Excellence Awards (IDEA). O professor Marcos Batista foi premiado na categoria Casa – Home Living com o Projeto Refrigerador Continental Massima. Já o aluno Rafael Augusto Berloffa foi premiado na categoria Estudantes com o projeto Lavadora Tilt Out.

Em setembro, o Instituto Mauá de Tecnologia ganhou pela terceira vez o Selo Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) pelo projeto Amigos da Mauá. Cerca de 40 alunos do ensino médio da Escola Municipal de Ensino Prof.ª Alcina Dantas Feijão participaram de diversas ações no campus de São Caetano do Sul; entre elas, oficinas de Administração e Engenharia e atividades lúdicas valendo prêmios.

Ainda nas premiações, o Instituto Mauá de Tecnologia contou com trabalhos técnicos de alunos da instituição premiados em 1.º, 2.º e 3.º lugares como Melhor Paper no painel Educação de Engenharia do 20.º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade da SAE BRASIL. Os trabalhos seguiram o tema do evento: A Importância da Convergência dos Interesses Governamentais, Industriais e da Academia para o Desenvolvimento da Engenharia da Mobilidade.

Fechando outubro, a Mauá foi vencedora do prêmio de melhor projeto na categoria "carro elétrico" na 8.ª edição da Maratona de Eficiência Energética, que aconteceu de 12 a 14 de outubro no Kartódromo Ayrton Senna. O carro vencedor, batizado de Eco Mauá 3, foi desenvolvido pelos alunos da última série dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica. Havia mais de cinquenta carros inscritos de diversas escolas de engenharia.

Para encerrar o ciclo de conquistas, no ano em que comemora meio século de existência, o Instituto Mauá de Tecnologia foi classificado como a melhor instituição de ensino particular do Estado de São Paulo e a 2.ª do País no prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante.



20.º Congresso SAE Brasil premia alunos da Mauá em 1.º, 2.º e 3.º lugares
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br