edição 28 | Dezembro de 2011    

Egressos do Instituto Mauá de Tecnologia são premiados na 16.ª edição do Prêmio Ford de Conservação Ambiental


Egressos recebem prêmio na 16.ª edição do Prêmio Ford de Conservação Ambiental<br /><br />

Um  grupo de egressos formados em 2010 em Engenharia Química pela Mauá, constituído por Beatriz Tedim Terra, Desirée Cristine Ramos, Rodrigo Luis Magnaboschi e Victor Ariel de Carvalho,  orientados pelo prof. José Luiz Feijfar, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria “Ciência e Formação de Recursos Humanos” com o projeto “Tratamento e Reúso de Água na Lavagem de Automóveis” na 16.ª edição do Prêmio Ford de Conservação Ambiental.

O prêmio elege todo tipo de iniciativa bem-sucedida voltada à preservação do meio ambiente que sirva como modelo inovador e replicável no Brasil. Com isso em mente, o grupo desenvolveu um sistema de tratamento da água proveniente da lavagem de veículos num sistema compacto que a mantém em recirculação. A ideia consiste em utilizar água de qualidade inferior, preservar os mananciais potáveis e diminuir desperdícios. Além do viés ecológico, a tecnologia de eletrocoagulação é pioneira para tratamento desse tipo de efluente.

“O uso racional da água é um dos principais desafios da sociedade atual. Sistemas de reúso têm sido implantados em diversas atividades industriais e comerciais. Nós avaliamos e constatamos que o nosso projeto é perfeitamente aplicável e possui tamanho reduzido em relação aos sistemas de tratamento convencionais. Buscamos, agora, uma empresa interessada em desenvolver o sistema”, conta Victor, um dos integrantes do grupo vencedor.

“Os quatro sabiam o que queriam e realizaram um trabalho muito bem feito. Esse resultado mostra todo o esforço despendido. A qualidade dos egressos é o maior valor de uma Instituição”, elogia José Luiz, professor orientador.

Neste ano a cerimônia de entrega aconteceu durante o 1.º Seminário Ford de Sustentabilidade, no MAM, em São Paulo. Foram recebidos quase 200 projetos, das mais diversas cidades brasileiras, divididos em sete categorias: Conquista Individual, Negócios em Conservação, Ciência e Formação de Recursos Humanos, Meio Ambiente nas Escolas, Fornecedor, Distribuidor Automóvel e Distribuidor Caminhões.

Instituto Mauá de Tecnologia conquista prêmio no 11.º Congresso Nacional de Iniciação Científica

As alunas da Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia Carolina Battistini, Cláudia Yukie Koga, Erica Sayuri Ichimura e Marjorie Mary Arakelian, sob a orientação da prof.ª Cristiane Maria Barra da Matta, foram premiadas com o projeto “Desenvolvimento de Bebida Fermentada Simbiótica à Base de Soja Verde Sabor Melão” na categoria “Em Andamento” da área de conhecimento Engenharias e Tecnologias, no 11.º Conic - Congresso Nacional de Iniciação Científica.

O evento foi promovido pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo – e aconteceu no campus da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos.

O produto é uma bebida saudável e funcional obtida com a fermentação da soja verde e adição de micro-organismos probióticos e substâncias prebióticas, sabor melão. “Esse resultado foi extremamente gratificante e importante, pois este é um grupo que se dedicou muito e comprovou que o produto mantém os micro-organismos probióticos vivos. Foi uma pesquisa levada a sério e, em consequência, as alunas ganharam o reconhecimento. Realmente foi merecido.” comemora Cristiane, professora-orientadora.

“Aproveitamos uma nova tendência de consumo, ingrediente e sabor. Nossa ideia foi desenvolver um produto inovador. No mercado, não há nada semelhante” explica Cláudia, uma das integrantes do grupo que desenvolveu o projeto para a Eureka 2011 como trabalho de conclusão de curso. “Nosso próximo passo, será publicar um artigo científico numa revista brasileira e, posteriormente, trabalhar por uma patente” finaliza.

Na edição deste ano, o Congresso homenageou a física e química Marie Curie (1867 - 1934), ganhadora de dois Prêmios Nobel (1903 e 1911), e adotou como slogan uma de suas citações: “Nada na vida deve ser temido; apenas compreendido.” Ainda se se comemorou um recorde de inscrições: foram mais de 1.800 trabalhos inscritos por 2.641 alunos pesquisadores de todas as regiões do Brasil.

Os principais objetivos do evento são identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico com potencial para a transformação da realidade, por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido. O Congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e a cultura e facilitando seu contato com o que há de novo no mercado, ao mesmo tempo que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.




Alunas da Engenharia de Alimentos  são premiadas  no 11.° Conic
Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br