Instituto Mauá de Tecnologia e Rede Globo firmam parceria e inauguram nova disciplina eletiva para alunos da Escola de Engenharia
Técnicos da TV Globo ministram aulas no Instituto Mauá de Tecnologia em parceria inédita
O Instituto Mauá de Tecnologia e a Rede Globo, por intermédio da Globo Universidade (empresa das Organizações Globo) implantaram no curso de Engenharia, a partir de 13 de agosto, uma nova disciplina eletiva, denominada “Novas Tecnologias em Mídia”.
De acordo com o professor Mario Garrote, diretor da Escola de Engenharia Mauá, as aulas são ministradas por profissionais especializados e engenheiros da própria Rede Globo para alunos das últimas séries dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Produção, como uma das opções das disciplinas eletivas, previstas no plano curricular de cada curso. Professor Garrote explica que as disciplinas eletivas podem ser alteradas de acordo com o avanço tecnológico da área em questão.
“Elas são menos engessadas do que as do currículo convencional”, esclarece o diretor. “No caso específico dessa parceria, os alunos lidam com o que há de mais moderno no que diz respeito ao tratamento digital de imagem, som, transmissão de sinais e novas tecnologias de telecomunicação”, diz.
O diretor aponta que a decisão da Rede Globo em escolher a Mauá reflete o bom trabalho realizado pelo curso de Engenharia da Mauá. “Sempre tivemos excelentes estagiários atuando nas Organizações Globo”, diz. Segundo o professor Garrote, esse bom desempenho dos estagiários da Mauá na Rede Globo foi fundamental para a implantação da disciplina. “A iniciativa foi deles, que nos procuraram e propuseram a criação de uma disciplina que visa qualificar profissionais para suprir uma demanda de mercado”, comemora Garrote.
“Novas Tecnologias em Mídia”, com aulas ministradas aos sábados, apresentou uma procura superior à média das disciplinas eletivas e contou com a participação de 25 alunos na primeira aula. A ideia é repassar aos formandos conhecimentos teóricos e práticos das novas tecnologias em mídia, além de oferecer estágios aos interessados e, dependendo do desempenho, contratá-los após a conclusão do curso. Os alunos das penúltimas séries também podem cursar em caráter de antecipação.
Quanto aos aspectos cognitivos, “Novas Tecnologias em Mídia” – com carga horária de 34 horas-aula – aborda os fundamentos do Sistema Brasileiro de TV Digital, incluindo: interatividade, transmissão de dados e casos de uso, comparação entre o Sistema Brasileiro de TV Digital e outras plataformas tecnológicas, aplicações de sistemas de televisão digital, técnicas de exibição e produção de conteúdo e convergência de mídias.
|