edição 13 | Junho de 2011    

Como utilizar corretamente as redes sociais e o email corporativo no ambiente de trabalho


Saiba como utilizar de maneira adequada as redes sociais e o email corporativo no ambiente de trabalho

Abastecer os colaboradores com dicas e informações sobre a postura correta quanto ao uso das redes sociais, email, internet e celular corporativo, facilita o dia a dia e previne possíveis más interpretações ou situações delicadas no ambiente corporativo. De acordo com dados da Webroot (empresa britânica especializada em segurança), quatro em cada dez empresas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha bloqueiam o acesso ao Facebook, três ao Twitter e duas não deixam que os funcionários acessem sítios de compartilhamento de vídeos como o YouTube. Em escala global, um estudo divulgado pela Consultoria em RH Manpower revelou que as empresas que mais proíbem o acesso a redes sociais  são as brasileiras. Nos dois casos, as principais justificativas para o bloqueio são: a dispersão dos funcionários, a baixa produtividade, o risco de as redes corporativas serem infectadas por vírus e o vazamento de dados sigilosos.

É bem verdade que, sem a orientação adequada, muita gente no Brasil – e em todo o mundo – tem manifestado-se nos meios de comunicação eletrônicos de maneira pouco profissional e até antiética. Já houve casos extremos em que o uso de redes sociais no ambiente de trabalho levou, inclusive, à demissão por justa causa, mas talvez seja o caso de analisar e encarar cada situação.

Cezar Antonio Tegon, diretor executivo da ABRH (Associação Brasileira de RH) e presidente da Elancers/Vagas Online, é um dos especialistas que acredita que o uso moderado das redes sociais no ambiente de trabalho aumenta a produtividade

Cezar deixa algumas dicas para o uso das redes sociais no ambiente corporativo para não comprometer a imagem pessoal e profissional:

1. se a sua empresa lhe dá a liberdade de acessar as redes sociais, aproveite essa liberdade de forma sadia. Durante o expediente, tente utilizar as redes principalmente para realizar atividades profissionais;

2. faça contatos profissionais. Existem muitos grupos de discussão, sobre diversos temas, com a interação de pessoas do mundo todo, e as conversas podem ser muito produtivas;

3. use as redes em momentos de descontração, mas não abuse. Lembre que seus posts são vistos pelos seus grupos de amigos, contatos profissionais e com certeza não ficará bem se a todo instante você postar comentários sobre o seu dia a dia, piada, jogos etc.;

4. siga as regras da empresa. Não comprometa seu tempo com uso excessivo para fins extraprofissionais. Agindo dessa forma, com certeza sua liberdade será eterna.

No site da Elancers (http://www.elancers.net/redessociais/), há outras dicas, segmentadas por rede (Twitter, Facebook, Linkedin e MSN). Tudo para manter uma conduta adequada no ambiente digital.

Sobre a postura correta do uso do email, internet e celular corporativo, a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, sócia-fundadora da Patricia Peck Pinheiro Advogados, autora do livro “Direito Digital” e do áudio-livro “Tudo o que você deve ouvir sobre Direito Digital”, publicados pela Editora Saraiva, também dá algumas dicas: 

  1. evite termos coloquiais – use o tratamento formal. Isso evita situação de subjetividade e eventuais confusões geradas devido ao tratamento mais íntimo em situação de trabalho/profissional;
  2. o  tratamento mínimo deve ser senhor (Sr.) ou senhora (Sra. e não “você”, independentemente do cargo. Se possível, deve ser feito uso da primeira pessoa do plural (ex:  “vamos agendar”), visto que a comunicação é em nome da empresa;
  3. evite o uso de expressões como “beijos” ao final da mensagem – o correto é enviar saudações ou abraço;
  4. trate de assuntos gerais de modo discreto e bem-educado – pode-se perguntar como foi o final de semana, desejar um bom-dia, felicidades, parabéns, manifestar condolências ou pesar, mas assuntos muito íntimos – que possam gerar algum tipo de constrangimento (ex: questões médicas ou familiares) – devem ser evitados;
  5. evite o uso de elogios que possam gerar algum tipo de duplo sentido – pode-se cumprimentar a pessoa por êxito em tarefas, mas deve-se evitar elogios que possam estar relacionados com a apresentação física ou com partes do corpo, como “linda(o)”, “bonita(o)”, “estonteante”, “maravilhosa(o)” e outros similares;
  6. evite convidar para ‘situações a dois’ pessoas subordinadas hierarquicamente – os convites para jantar, para um “encontro”, para uma situação de happy hour (que não seja para toda a equipe) podem gerar constrangimento e dar a entender eventual assédio moral;
  7. evite “falar mal” da empresa ou de pessoas do trabalho, principalmente com o uso de expressões pejorativas, associação com animais, gozação, piada com uso de características físicas ou emocionais. Deve-se lembrar que o ambiente corporativo é monitorado, por isso intrigas, comentários para denegrir a imagem de um colega ou chefe podem gerar problemas. E, como está escrito, fica difícil alegar que “não era bem isso o que se pretendia dizer”;
  8. evite fazer uso do email e internet corporativa para buscar emprego em outro lugar – Não se deve enviar currículo pelo email do empregador atual. Até para quem recebe do outro lado fica uma situação ruim, pois passa a imagem de que a pessoa não respeita seu local de trabalho;
  9. evite usar ferramentas da empresa, como smartphone ou pendrive, para armazenar conteúdo particular, fotos mais íntimas – o equipamento corporativo deve ser utilizado para assuntos de trabalho;
  10. evite usar o notebook de trabalho para salvar conteúdos particulares, ou mesmo navegar na internet em sítios não relacionados com seu trabalho – com a nova lei da pedofilia, as empresas estão mais atentas e zelosas no tocante ao conteúdo que está em seus computadores e servidores.
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