INFOMAUÁ Mauá
edição 156 - Setembro de 2024

Experiência e Liderança: conheça João Tunes Junior, Engenheiro Químico formado pelo IMT

João Tunes Júnior é diretor-presidente da Cerdia Brasil e conta mais de 20 anos de experiência em gestão e governança

Formado em 1984 em Engenharia Química pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), João Tunes Junior construiu uma carreira sólida no setor. Hoje, à frente da Cerdia, líder global em acetato de celulose, ele se dedica a compartilhar seu vasto conhecimento com profissionais e especialistas da área.

A conexão de João com o IMT começou numa visita ao campus, quando se encantou com o ambiente e a proposta educacional. "Sempre quis cursar Engenharia Química, e a Mauá era referência na área. Quando conheci o campus, me senti instantaneamente conectado com a energia da Instituição e acredito que foi uma ótima escolha que auxiliou o meu percurso para alavancar a evolução de carreira que desenvolvi ao longo dos anos", relembra.

Com uma paixão pela produção industrial, João iniciou sua carreira na Goodyear, empresa especialista em pneus, onde teve a oportunidade de aprender diretamente com os operadores da fábrica, fortalecendo sua base de conhecimentos. Posteriormente, atuou na Syntechrom, uma empresa especializada em pigmentos, na qual continuou a expandir sua expertise.

A Rhodia, uma das gigantes da indústria química no Brasil, sempre foi um objetivo para João. Nos anos de 1990, ele ingressou na empresa como engenheiro de controle de processos de produção na área de acetato de celulose. Seu desempenho levou-o a posições de destaque, como coordenador de áreas cruciais, incluindo qualidade, saúde, segurança e meio ambiente, além da gestão de excelência operacional. Nesse período, ele atuou em projetos internacionais, colaborando com equipes na França, Alemanha, Rússia e Venezuela. . João Tunes Junior ex-aluno do IMT de Engenharia Química.

Em 2007, após se destacar na Rhodia, João foi convidado a assumir um cargo de gerente na planta da Venezuela, onde permaneceu por mais de três anos com sua família. Ao retornar ao Brasil, em 2011, assumiu a direção da operação de acetato de celulose da Rhodia na América Latina. Com o desenvolvimento da unidade de negócio da Rhodia para uma nova empresa no setor, a Cerdia, o profissional foi escolhido para liderar a nova empresa como diretor-presidente.

"Desde 2017, tenho encarado o desafio de construir uma nova companhia, enfrentando obstáculos e aprendendo com diferentes culturas e novas experiências profissionais", destaca João, que também participa do conselho de importantes organizações do setor.

Para ele, a formação na Mauá foi um diferencial determinante em sua carreira. "O IMT tem a proposta de formar engenheiros com uma visão sistêmica, o que me preparou para assumir posições de gestão. Essa base foi essencial para que eu me sentisse confiante em qualquer desafio profissional que enfrentasse", afirma.

Hoje, num mercado industrial cada vez mais desafiador no Brasil, João enfatiza a importância de buscar novas oportunidades e diversificar produtos para manter o sucesso. Como parte de seu desenvolvimento contínuo, ele aspira compartilhar suas experiências e conhecimentos com outros profissionais.

 "Tenho-me dedicado a me desenvolver como conselheiro e sempre busco transmitir o meu conhecimento para executivos e empresas que precisam. Dessa forma, sinto que consigo contribuir para a evolução contínua da indústria no País", finaliza.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©