Instituto Mauá de Tecnologia desenvolve novo laboratório com a empresa Invent
Novo espaço contribui para o desenvolvimento de tecnologias de Engenharia de Produção, logística e indústria 4.0
Os alunos e toda a comunidade do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) já podem aproveitar o novo laboratório no campus, desenvolvido em parceria com a empresa de intralogística, Invent. O espaço, denominado I 4.0 Assembly Line, está localizado no Bloco U, sala U04 e permite a realização de experimentos em linha de montagem e fabricação, utilizando conhecimentos de operações e ferramentas da Indústria 4.0. Local permite que os estudantes possam aplicar de maneira prática conceitos de Engenharia de Produção.
David Garcia Penof, Coordenador do curso de Engenharia de Produção do IMT e responsável pela iniciativa, explica que o laboratório foi projetado em colaboração com a Invent, negócio referência em tecnologia e automação logística no Brasil. O principal objetivo do local é assegurar que os estudantes possam aplicar de maneira prática conceitos de Engenharia de Produção, como dimensionamento de recursos, cálculo de produtividade, balanceamento de linhas de montagem, estudo de tempos e métodos, além de ergonomia.
“A linha de montagem do laboratório será utilizada para ministrar aulas de gerenciamento de fábrica, permitindo que os estudantes visualizem, na prática, os conceitos que fazem parte do cotidiano da profissão. Além disso, continuaremos desenvolvendo tecnologias referentes à óptica, percepção e captura de imagem, o que contribuirá para a produção de softwares logísticos e para a criação de algoritmos que auxiliarão o controle do uso de EPIs, por exemplo”, detalha Penof. David Garcia Penof é Coordenador do curso de Engenharia de Produção do IMT.
No ambiente, também serão realizadas atividades envolvendo logística, como dimensionamento de estoques e movimentação de materiais em processo e análise de custos logísticos. Os estudantes terão a oportunidade de trabalhar com fundamentos e práticas essenciais da Indústria 4.0, como o reconhecimento de imagem para embalagens e códigos, além de mecanismos voltados para a segurança do trabalho e controle de qualidade.
"Atualmente, as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 são amplamente procuradas, mas poucas instituições estão aptas a prestar serviços, vender consultoria e oferecer treinamento e formação para sua implementação. Seremos uma referência para testes e simulações, já que o laboratório funciona como um grande expositor prático dentro do IMT", destaca o professor.
A inauguração do novo laboratório é uma iniciativa do Instituto Mauá de Tecnologia em conjunto com a Invent, empresa que promove o avanço de pesquisas e tecnologias no setor de Engenharia de Produção.
|