INFOMAUÁ Mauá
edição 152 - Maio de 2024

Novas técnicas e interação interdisciplinar: como o Design Instrucional pode mudar a aprendizagem

Professor do IMT conta as possibilidade e melhorias no ensino com a abordagem inovadora

O Design Instrucional tem sido cada vez mais utilizado nas instituições e em métodos de ensino. Trata-se de uma abordagem sistemática e planejada para criar, desenvolver e implementar materiais de ensino e aprendizagem, com o objetivo de facilitar a aquisição de conhecimento e habilidades.

Como explica Everaldo Pereira, Professor e Coordenador do Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), o Design Instrucional é como um bom contador de histórias. “Ele tece o enredo de modo a criar um processo de ensino claro e memorável. Assim, atua no desenvolvimento de materiais educacionais e experiências de aprendizagem, envolvendo a análise das necessidades do público, a definição de objetivos de aprendizagem e a criação de estratégias de ensino que facilitem a compreensão e retenção do conteúdo”, afirma.

Dessa forma, como um processo interdisciplinar, que envolve comunicação, psicologia, gestão e tecnologia, o Design Instrucional funciona integrando teorias de aprendizagem, princípios de design e tecnologia educacional para criar ambientes de aprendizagem mais eficazes. “Isso pode incluir o uso de diferentes mídias, como texto, imagens estáticas, imagens dinâmicas, vídeo, áudio e interações online, entre outros, para proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e, se possível, personalizada”, ressalta o professor.. Everaldo Pereira é Professor e Coordenador do Curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia.

Com esse processo, o   Design Instrucional pode melhorar a aprendizagem ao torná-la mais acessível e engajadora aos alunos e professores. Além disso, também desempenha um papel importante na atualização e adaptação contínuas dos materiais de ensino, como infográficos dinâmicos, por exemplo.

Esses avanços representam mudanças que são necessárias com a evolução do mundo e dos estudantes. “De certa forma, sempre fizemos Design Instrucional. Quando os seres humanos adaptavam caracteres para expressar uma fala, estavam ajustando o Design. Hoje, ao adaptar os materiais e métodos de ensino às necessidades individuais atuais dos alunos e alunas, ele pode aumentar a retenção de informações e promover uma compreensão mais profunda dos conceitos”, complementa Pereira.

Segundo o especialista, esse método também é muito abordado quando se fala de educação a distância, por ser ainda mais completo; porém ele vai além com as interações e modernizações que a técnica pode trazer. “Com o Design Instrucional adequado, os educadores podem superar as barreiras de tempo e espaço, ou seja, de forma assíncrona, para alcançar um público mais amplo e garantir que o aprendizado seja, enfim, mais significativo”, finaliza.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©